MENU PRINCIPAL

Ilhas do Dodecaneso na Grécia

Ilhas do Dodecaneso na Grécia é um post sobre um arquipélago de ilhas situado bem próximo a Turquia. São belas ilhas e merece uma visita!

Dodecaneso (grego: Δωδεκάνησα; significa “doze ilhas”) é um grupo de ilhas gregas na extremidade leste do Mar Egeu, junto à costa sudoeste da Turquia. Têm uma rica história. Mesmo algumas das pequenas e desabitadas ilhas ostentam várias igrejas bizantinas e castelos medievais.
Estas ilhas até 2010 constituíam a prefeitura do Dodecaneso, com sua capital na cidade de Rodes.

Ilhas Dodecaneso
Ilhas Dodecaneso

A prefeitura do Dodecaneso pertencia à periferia do Egeu Meridional e consiste de 163 ilhas, das quais 26 são permanentemente habitadas. As doze maiores, que dão ao grupo o seu nome, são Rodes, historicamente a mais importante, Cós, Astipaleia, Calímnos, Cárpatos, Kassos, Kastelorizo, Leros, Nísiros, Patmos, Simi e Tilos. Outras importantes ilhas deste grupo incluem: Agathonissi, Alimia, Arkoi, Halki, Farmakonisi, Gyali, Kinaros, Lebinto, Lipsi, Nimos, Pserimos, Saria, Syrna e Telendos.

Ilha Dodekaneso-Rodes
Ilha Dodekaneso na Grécia-Rodes

1-Rodes é a maior das ilhas do Dodecaneso. Famosa devido ao Colosso de Rodes, estátua considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. A cidade medieval de Rodes, capital da ilha, é Patrimônio Histórico da Humanidade. A ilha tem cerca de 1398 km2 e uma população de aproximadamente 82 mil habitantes.

Ilha Dodekaneso-Kos
Ilha Dodekaneso na Grécia-Kos

2-Cós ou Kos (em grego: Κως), próxima ao golfo de Cós. Mede 40 km por 8 km, e está a apenas 4 km da costa de Bodrum, Turquia. A ilha possui planícies férteis e planaltos inférteis, e conta com uma população de cerca de 30500 habitantes.

Astipalia -ilha Dodekaneso
Astipalia -ilha Dodekaneso

3-Astipaleia ou Astypalaia (em grego: Αστυπάλαια): Tem cerca de 1300 habitantes, 18 km de comprimento e 13 km de largura, com área de 96 km². É uma das principais ilhas do Dodecaneso. A cidade principal é Astipaleia, na parte oeste da baía sul. Tem um pequeno aeroporto. Há muitas igrejas e capelas e conservam-se as ruínas de antigos templos, bem como de colunas e outros restos.

Kalimnos - Ilha Dodekaneso
Kalimnos – Ilha Dodecaneso

4-Calímnos (em grego: Κάλυμνος): Situa-se a oeste da península de Bodrum (a antiga Halicarnasso), entre as ilhas de Cós e Leros. Calímnos está distante de Rodes entre duas a cinco horas de navegação.

Karpathos -Ilha Dodecaneso
Ilha Dodecaneso na Grécia – Karpathos 

5-Karpathos (em grego: Karpathos) é a segunda maior das ilhas do Dodecaneso. No sudeste do Mar Egeu, juntamente com a vizinha ilha menor de Saria forma o município de Karpathos, que faz parte da unidade regional Karpathos. Devido à sua localização remota, Karpathos preservou muitas peculiaridades, costumes e dialetos, que se assemelha às de Creta e Chipre. A ilha também tem sido chamada Carpathus em latim, Scarpanto em italiano e Kerpe em turco.

Kasos - Ilha Dodecanesos
Ilha Dodecaneso na Grécia – Kasos 

6-Kasos (em grego: Κάσος): situada no sudoeste do arquipélago grego do Dodecaneso, 7 km a sudoeste da ilha de Cárpatos e 45 km a nordeste da ilha de Creta. Com uma área de 49,5 km² e 990 habitantes (2001), é a ilha mais a sul do Mar Egeu. Integra, com outras ilhas e ilhéus desabitados, o município de Kasos, a qual abrange um território com uma superfície total de 69,46 km².

Kastelorizo-Ilha Dodecaneso
Ilha Dodecaneso na Grécia – Kastelorizo

7-Kastellorizo ou Castellorizo (em grego: Καστελλόριζο): é uma pequena ilha, localizada a apenas 3 km da costa da Turquia, especificamente da cidade costeira de Kaş. O nome provém, segundo algumas fontes, do italiano castello rosso (castelo vermelho).

Leros-Ilha Dodecanesos
Ilha Dodecaneso na Grécia -Leros

8-Leros: é uma ilha com 55 km². Os seus portos principais são Lakki para os ferrys (na costa oeste) e Agia Marina para os hovercrafts (costa este). A cidade principal, Platonos (Πλατονος), possue uma magnífica fortaleza bizantina recentemente restaurada na qual se encontra a Igreja de Panagia. As outras cidades são Jerokambos e Parzéni.

Nisiros-Ilha Dodecanesos
Ilha de Nisiros

9-Nisyros: A sua área é de 41 km2, sendo o seu ponto mais alto um cume de 638 m, de origem vulcânica. É o mais recente vulcão do mar Egeu, com uma erupção ocorrida em 1887. A cratera do vulcão mede 4 km de diâmetro. A ilha está rodeada de quatro ilhéus também de origem vulcânica dos quais uma, o ilhéu de Yali, é fonte de pedra-pomes de uma mina que cobre um terço da sua área e que tem mais de 50 anos de atividade extrativa.

Patmos-Ilha Dodecaneso
Ilha de Patmos

10-Patmos: é uma pequena ilha a 55 km da costa da Turquia. Possui uma área total de 34,6 km² e uma população de 2700 habitantes (2002).Constitui uma municipalidade grega com capital em Chora. A ilha é dividida em duas partes quase iguais, uma do norte e outra do sul, unidas por um estreito istmo. A vegetação é limitada, e o relevo, formado de montes relativamente baixos, cujo pico mais alto é o Profitis Ilias (269 m).

Simi-Ilha Dodecaneso
Ilha Dodecaneso na Grécia – Simi

11-Simi: Seu relevo é montanhoso e inclui a cidade portuária de Simi. Symi é parte da unidade regional Rhodes. As indústrias de construção naval e de esponjas foram substanciais na ilha e, ao mesmo tempo em seu pico perto do final do século 19, a população chegou a 22.500. A principal atividade de Simi é agora focada no turismo e a população caiu para 2.500.

Tilos -Ilha Dodecaneso
Ilha Dodecaneso na Grécia – Tilos

12-Tilos (em grego: Τήλος): situa-se a meio caminho entre Cós e Rodes. Tem 533 habitantes (censo de 2001).

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *