Ilhas JônicasIthaca

Ilha de Ithaca na Grécia

Ilha de Ithaca na Grécia é um post sobre uma pequena, porém encantadora ilha Jônica.

Ithaca é a segunda menor das ilhas jônicas. Ela tem 29 km de comprimento e 6,5 km de largura e tem uma linha na costa de 100 km. É composta por 2 penínsulas que são quase iguais em tamanho e são unidas pelo istmo de Aetos.

Ilha de Ithaca

Ilha de Ithaca

A ilha é longa e estreita e está quase dividida ao meio pela extensa baía de Molos. Ithaca está a 2 milhas náuticas de Kefalonia e como a ilha não tem seu próprio aeroporto, a maioria dos visitantes chegam a Ithaca por barco a partir Kefalonia. A montanha mais alta em Ithaca é o Monte Neritos, que fica a 800 m de altura. Vathy é a cidade capital da Ithaca, e está localizado no sudeste da ilha. Vathy é um dos maiores portos naturais do mundo.

Palácio do Ulisses

Palácio do Ulisses

O que ver na ilha de Ithaca:

1- Caverna Loizou

2- Alalkomenes: No topo da colina Aetos está a antiga Acrópole, que os moradores chamam o palácio de Ulisses.

3- O busto de Odisseu em Ulysses localizado no parque da praça da aldeia Cruz.

4- Anogi -Igreja Assunção (Teodoko): A igreja está situada na aldeia de Anogi e foi construída no século 12 com magníficos afrescos e estilo veneziano na torre sineira.

5- Anogi: Na área da vila de Anogi encontran-se enormes pedras em formas estranhas.

6- Kioni: Aldeia tradicional das ilhas Jônicas, com um pitoresco porto onde dezenas de iates atracam no verão. Antigamente era abrigo de piratas.

7- Casa do Karaiskaki: Em Kioni há uma pequena parte da casa de pedra onde morou até a revolução de 1821, a herói Georgios Karaiskakis.

8- Vathi: A capital da ilha.

9- Gruta das Ninfas: A caverna é também chamada de ‘Marmarospilia’, com duas entradas, uma para os deuses e outra para os mortais. De acordo com Homero, Ulisses escondeu aí os presentes do rei Alcino dos Feácios.

Praia Gidaki em Ithaca

Praia Gidaki em Ithaca

10-Praias: Além das rotas em torno da ilha, a descoberta das belas praias de Ithaca é alcançada somente de barco. Algumas das principais praias da região estão completamente escondidas e descobertas apenas por mar. As praias de Ithaca não são de areia, mas compostas de pedras lisas, em sua maioria brancas.

Aetos: No meio da ilha no fundo da baía está a homônima praia Aetos, ideal para a natação.

Deksia: Em frente à entrada do porto, perto da cidade, seguindo a estrada para Aetos e Norte Ithaca, é uma pequena praia com águas cristalinas e tem selo da Bandeira Azul.

Loutsa: Na entrada do porto Vathi, no lado esquerdo está a bela praia de Loutsa sob canhões de Veneza.

Minimata: Está a uma curta distância da cidade.

Skinos: Localizada a 3 km de Vathi.

Gidaki: No Norte da vila Filiatro está a invejável Gidaki, cuja beleza natural tem se espelhado por todo o mundo, caracterizada como uma das melhores e mais belas praias da Grécia. Aqui o visitante pode desfrutar do sol e do mar, com vista para a costa da Grécia continental e as ilhotas desabitadas opostas. Acesso por barco ou a pé pelo caminho de Skines.

Até a próxima!

Post anterior

Receita de Dolmadakia

Próximo post

Ilha de Calímnos na Grécia

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *