CretaGRECIAIlhas Cícladesilhas DodecanesoIlhas Egeias do NordesteIlhas SarônicaRoteiros

Ilhas Gregas

As Ilhas Gregas O território grego compreende 6.000 ilhas e ilhotas espalhadas nos mares Egeu e Jônico, das quais apenas 227 são habitadas. Este é um fenômeno único no continente europeu.

Mapa das ilhas Gregas

Mapa das ilhas Gregas

As ilhas gregas fazem parte das mais antigas civilizações europeias, com grandes achados de sítios arqueológicos, um patrimônio arquitetônico excepcional e tradições locais fascinantes!

Praias que se estendem ao longo de muitos quilômetros, pequenas baías e enseadas, praias de areia com dunas, praias de seixos, cavernas com rochas íngremes e com a areia escura, característica dos solos vulcânicos. Há muitas destas praias foram concedidos o selo da “Bandeira Azul da Europa”.

Ilha Agistri

Ilha Agistri

Ilhas Sarônicas: As ilhas Sarônicas fazem parte do Mar Egeu e estão localizadas entre a península da Ática e as costas do nordeste do Peloponeso e as principais são: Egina, Agistri, Hydra, Poros, Methana, Salamina e Spetses.

Ilha Alonisso

Ilha Alonisso

Ilhas Espórades: O nome “Espórades” vem do adjetivo sporas (no genitivo, sporados), que significa “espalhado”, “disseminado”, como são as ilhas que constituem aquele arquipélago. São elas: Alonisso, Skiros, Skiatos e Scopelo.

Ilha de Ikaria

Ilha de Ikaria

Ilhas Egeias do Nordeste: São um número de ilhas desconexas que se localizam ao norte do Mar Egeu, também conhecidas como Ilhas Egeias do Nordeste, pertencentes à Grécia. São elas: Agios Efstratios, Tassos, Ikaria, Lesvos, Limnos, Oinousses, Samos, Samotrácia, Chios e Psara.

Praia de Porto Katsiki em Lefkada

Ilhas Gregas – Lefkada

Ilhas Jônicas: Espalhadas ao longo da costa oeste da Grécia Central, as ilhas jônicas, como são conhecidas, são um conjunto de doze pequenas e grandes ilhas, cuja superfície total chega a 2.200 quilômetros quadrados. Zakynthos, Ithaca, Corfu (Kerkyra), Cefalônia, Lefkada, e Paxi são as seis, grandes ilhas jônicas. Antipaxi, Erikousa, Mathraki, Othoni, Meganisi e as ilhotas desertas de Strofades sul de Zakynthos são as menores ilhas jônicas.

Simi-Ilha Dodecaneso

Ilhas Gregas – Symi

Ilhas Dodecaneso: O termo Dodecaneso (Δωδεκάνησα) significa “doze ilhas”, em referência a uma dúzia de ilhas maiores do arquipélago do Mar Egeu, que se integram outras 150 ilhas menores, todas gregas. Já foi conhecido como Espórades Meridionais. 

As doze maiores, que dão ao grupo o seu nome, são: Rodes, historicamente a mais importante, Cós, Astipaleia, Calímnos, Cárpatos, Kassos, Kastelorizo, Leros, Nísiros, Patmos, Simi e Tilos. Outras importantes ilhas deste grupo incluem Agathonissi, Alimia, Arkoi, Halki, Farmakonisi, Gyali, Kinaros, Lebinto, Lipsi, Nimos, Pserimos, Saria, Syrna e Telendos.

Ilha de Serifos

Ilha de Serifos

Ilhas CicladesAs Cíclades em grego: (Κυκλάδης, que significa “circular”) é um conjunto de 24 ilhas habitadas no coração do Mar Egeu, formando um círculo imaginário ao redor da ilha sagrada de Delos. Dessas 24 ilhas são habitadas: Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Ceos, Delos, Donoussa, Folegandros, Ios, Irakleia, Kimolos, Cufonísia, Cítno, Milos, Míconos, Naxos, Paros, Santorini, Schoinoussa, Sérifo, Sifnos, Sícinos, Siro, Terásia e Tinos.

Ilha de Creta

Ilhas Gregas – Creta

Ilha de Creta: É a maior e mais populosa ilha da Grécia. Situada no sul do mar Egeu, é a quinta maior ilha do Mediterrâneo e a segunda maior do Mediterrâneo Oriental. Administrativamente é uma região, com capital em Heraclião, que é também a maior cidade da ilha. Tem 8 336 km² e em 2011 tinha 623 065 habitantes. Creta é dividida em quatro prefeituras. De oeste para leste, há Chania, Rethymno, Íraklion e Agios Nikolaos.

A ilha constitui uma parte significativa da economia e do património cultural da Grécia, ao mesmo tempo que conserva características culturais próprias, nomeadamente na música e poesia. Foi em Creta que floresceu a Civilização Minoica, entre os primeiros séculos do 3º milénio a.C. e meados do 2º milénio a.C., que é considerada a mais antiga civilização de que há registo na Europa. Segundo a mitologia grega, foi ali que cresceu Zeus e que viveu o Minotauro.

Ilha de Evia

Ilhas Gregas – Evia

Ilha de Evia: É segunda maior ilha da Grécia e a terceira no Mediterrâneo oriental, está situada perto da Prefeitura da Attica. No entanto, tem um caráter um tanto continental, uma vez que duas pontes – a moderna, suspensa e a mais velha, deslizante, fazem a conexão com a Grécia continental, chamada de “Sterea Ellada”. A prefeitura de Evia fica ao lado da prefeitura de Viotia, a leste e a sul toca o Mar Egeu, no norte e noroeste do Golfo e Pagasitiko Maliako, enquanto no oeste e sudoeste com o norte e sul do Golfo de Evia.

Até a próxima!

Post anterior

Ilhas Sarônicas na Grécia

Próximo post

As ilhas Cíclades da Grécia

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


2 Comentários

  1. Lucy
    28 de novembro de 2016 as 23:41 — Responder

    Olá,

    Vamos a Grécia e estamos pesquisando um roteiro de ilhas (incluindo Santorini) entre os dias 21 e 24 de maio de 2017.

    • Virna Lize
      5 de dezembro de 2016 as 12:21 — Responder

      No blog temos muitas opções!Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *