MENU PRINCIPAL

Ilhas Gregas

As ilhas gregas são um verdadeiro paraíso no Mar Egeu e oferecem uma experiência única e deslumbrante para os visitantes. Com mais de 6.000 ilhas e ilhotas, cada uma delas possui sua própria personalidade e beleza cativante. Essas ilhas são famosas por suas praias deslumbrantes, águas cristalinas, arquitetura pitoresca e uma rica história e cultura que remontam a milhares de anos.

Mapa das ilhas Gregas
Mapa das ilhas Gregas

Cada ilha grega tem seu charme distintivo. Por exemplo, Santorini é conhecida por suas casas brancas em penhascos íngremes, vistas deslumbrantes do mar e pôr do sol espetacular. Mykonos é famosa por suas praias animadas, vida noturna vibrante e suas icônicas casas caiadas de branco com portas e janelas coloridas. Rhodes, por sua vez, impressiona com sua cidade medieval bem preservada, com ruas de paralelepípedos, muralhas antigas e palácios fascinantes.

Além das paisagens deslumbrantes, as ilhas gregas oferecem uma riqueza de experiências culturais e históricas. Em Creta, a maior das ilhas gregas, você pode explorar os sítios arqueológicos da antiga civilização minoica, como o Palácio de Knossos. Em Corfu, você pode se maravilhar com a arquitetura veneziana, visitar fortalezas históricas e explorar aldeias encantadoras. Não podemos esquecer também de Milos, conhecida por suas incríveis formações rochosas, praias surreais e sítios arqueológicos fascinantes.

Abaixo uma seleção de ilhas lindas formadas cada uma por seu grupo:

Ilha Agistri
Ilha Agistri

Ilhas Sarônicas: As ilhas Sarônicas fazem parte do Mar Egeu e estão localizadas entre a península da Ática e as costas do nordeste do Peloponeso e as principais são: Egina, Agistri, Hydra, Poros, Methana, Salamina e Spetses.

Ilha Alonisso
Ilha Alonisso

Ilhas Espórades: O nome “Espórades” vem do adjetivo sporas (no genitivo, sporados), que significa “espalhado”, “disseminado”, como são as ilhas que constituem aquele arquipélago. São elas: Alonisso, Skiros, Skiatos e Skopelos

Ilha de Ikaria
Ilha de Ikaria

Ilhas Egeias do Nordeste: São um número de ilhas desconexas que se localizam ao norte do Mar Egeu, também conhecidas como Ilhas Egeias do Nordeste, pertencentes à Grécia. São elas: Agios Efstratios, Tassos, Ikaria, Lesvos, Limnos, Oinousses, Samos, Samotrácia, Chios e Psara.

Ilhas Jônicas: Espalhadas ao longo da costa oeste da Grécia Central, as ilhas jônicas, como são conhecidas, são um conjunto de doze pequenas e grandes ilhas, cuja superfície total chega a 2.200 quilômetros quadrados. Zakynthos, Ithaca, Corfu (Kerkyra), Cefalônia, Lefkada, e Paxi são as seis, grandes ilhas jônicas. Antipaxi, Erikousa, Mathraki, Othoni, Meganisi e as ilhotas desertas de Strofades sul de Zakynthos são as menores ilhas jônicas.

Simi-Ilha Dodecaneso
Ilhas Gregas – Symi

Ilhas Dodecaneso: O termo Dodecaneso (Δωδεκάνησα) significa “doze ilhas”, em referência a uma dúzia de ilhas maiores do arquipélago do Mar Egeu, que se integram outras 150 ilhas menores, todas gregas. Já foi conhecido como Espórades Meridionais. 

As doze maiores, que dão ao grupo o seu nome, são: Rodes, historicamente a mais importante, Cós, Astipaleia, Calímnos, Cárpatos, Kassos, Kastelorizo, Leros, Nísiros, Patmos, Simi e Tilos. Outras importantes ilhas deste grupo incluem Agathonissi, Alimia, Arkoi, Halki, Farmakonisi, Gyali, Kinaros, Lebinto, Lipsi, Nimos, Pserimos, Saria, Syrna e Telendos.

Ilha de Serifos
Ilha de Serifos

Ilhas CicladesAs Cíclades em grego: (Κυκλάδης, que significa “circular”) é um conjunto de 24 ilhas habitadas no coração do Mar Egeu, formando um círculo imaginário ao redor da ilha sagrada de Delos. Dessas 24 ilhas são habitadas: Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Ceos, Delos, Donoussa, Folegandros, Ios, Irakleia, Kimolos, Cufonísia, Cítno, Milos, Mykonos, Naxos, Paros, Santorini, Schoinoussa, Sérifo, Sifnos, Sícinos, Siro, Terásia e Tinos.

Ilha de Creta
Ilhas Gregas – Creta

Ilha de Creta: É a maior e mais populosa ilha da Grécia. Situada no sul do mar Egeu, é a quinta maior ilha do Mediterrâneo e a segunda maior do Mediterrâneo Oriental. Administrativamente é uma região, com capital em Heraclião, que é também a maior cidade da ilha. Tem 8 336 km² e em 2011 tinha 623 065 habitantes. Creta é dividida em quatro prefeituras. De oeste para leste, há Chania, Rethymno, Íraklion e Agios Nikolaos.

A ilha constitui uma parte significativa da economia e do património cultural da Grécia, ao mesmo tempo que conserva características culturais próprias, nomeadamente na música e poesia. Foi em Creta que floresceu a Civilização Minoica, entre os primeiros séculos do 3º milénio a.C. e meados do 2º milénio a.C., que é considerada a mais antiga civilização de que há registo na Europa. Segundo a mitologia grega, foi ali que cresceu Zeus e que viveu o Minotauro.

Ilha de Evia
Ilhas Gregas – Evia

Ilha de Evia: É segunda maior ilha da Grécia e a terceira no Mediterrâneo oriental, está situada perto da Prefeitura da Attica. No entanto, tem um caráter um tanto continental, uma vez que duas pontes – a moderna, suspensa e a mais velha, deslizante, fazem a conexão com a Grécia continental, chamada de “Sterea Ellada”. A prefeitura de Evia fica ao lado da prefeitura de Viotia, a leste e a sul toca o Mar Egeu, no norte e noroeste do Golfo e Pagasitiko Maliako, enquanto no oeste e sudoeste com o norte e sul do Golfo de Evia.

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

2 respostas

  1. Olá,

    Vamos a Grécia e estamos pesquisando um roteiro de ilhas (incluindo Santorini) entre os dias 21 e 24 de maio de 2017.