MENU PRINCIPAL

Grécia – o país mais azul da Europa

Grécia – o país mais azul da Europa – Post sobre um belo país, que está situado no sudeste da Europa.Conhecida no mundo inteiro pelas ilhas gregas e a sua deliciosa comida mediterrânea!

A Grécia está situada no sudeste da Europa, no sul da península balcânica. Circundada ao norte pela Bulgária, pela Macedônia e pela Albânia; ao norte pelo mar Adriático (Αδριατική), ao oeste pelo mar Jônico (Ιωνικός), ao sul pelo mar Mediterrâneo (Μεσόγειος) e ao leste pelo mar Egeu (Αιγαίου).

Mapa da Grécia
Grécia – o país mais azul da Europa  – Mapa

O país consiste de uma grande parte continental, o Peloponeso ( Πελοπόννησος), península conectada ao continente pelo istmo de Corinto (Κόρινθος), e ao redor 3000 ilhas, incluindo Creta (Κρήτη), Rodes (Ρόδος), Corfu (Κέρκυρα), Chipre (Κύπρος), o Dodecaneso (Δωδεκάνησα) e as Cíclades (Κυκλάδες). A Grécia possui 15000 quilômetros de litoral.

Montanha de Pindos na Grécia
Grécia – o país mais azul da Europa  – Montanha de Pindos

A Grécia é um dos países mais montanhosos da Europa. O oeste da Grécia contém lagos e pântanos. A cordilheira dominante é a dos montes Pindos (Πίνδος) situada no centro do país, com uma elevação média de 2650 m. Separam a costa oriental, banhada pelo mar Egeu (Αιγαίου), da costa ocidental, banhada pelo mar Adriático (Αδριατική). Continuam por meio das ilhas de Cítera (Κύθηρα), Anticítera (Αντικύθηρα) para encontrar seu fim nas ilhas de Creta (Κρήτη) e Rodes (Ρόδος). As ilhas do mar Egeu (Αιγαίου) são picos de montanhas debaixo d’água que são uma extensão geológica deles.

Canal de Corintos
Grécia – o país mais azul da Europa  – Canal de Corintos

Na Grécia central: Entre o istmo de Corinto (Κόρινθος) e o mar da Eubéia (Εύβοια), situa-se a Beócia (Βοιωτία), cuja principal cidade na antiguidade era Tebas (Θήβη). Os montes Citéron (Κιθαιρώνας) separavam a Beócia (Βοιωτία) da península da Ática (Αττική), onde se encontram as cadeias do Hímeto (Υμηττός), do Pentélico (Πεντελικό) e do Parnes (Πάρνης).

Messinia
Grécia – o país mais azul da Europa  – Messinia

No Peloponeso: distinguiam-se também várias regiões. Ao centro, situa-se a Arcádia (Αρκαδία), uma planície rodeada por montanhas. A Lacônia (Λακωνία) situa-se na região sudeste, compreendendo o vale do rio Eurota (Ευρώτα), delimitado a oeste pelo Monte Taígeto (Ταΰγετος) e a oriente pelo Monte Párnon (Πάρνωνα). No sudoeste do Peloponeso (Πελοπόννησος) está a Mêssenia (Μεσσηνία).

Meteora
Meteora

O centro e o oeste da Grécia contêm picos altos e escarpados separados por muitos cânions entre eles estão o Cânion de Meteora (Μετέωρα) e o Cânion de Gorge (Φαράγγι)- o segundo sendo um dos maiores do mundo.

O monte Olimpo (Όλυμπος) é o ponto mais alto da Grécia, a 2919 m acima do nível do mar. É considerado também o quarto mais alto da Europa. O norte da Grécia apresenta as montanhas Ródope (Ροδόπης), localizadas na Macedônia Oriental e na Trácia (Θράκη), a área é coberta com florestas vastas e espessas.

Planícies também são encontradas no leste da Tessália, na Macedônia central e em Trácia.

ARQUIPÉLAGOS DAS ILHAS GREGAS

A Grécia conta com mais de 6000 ilhas e ilhéus, sendo somente 227 habitadas, portanto esta lista pode estar incompleta. Apenas 78 ilhas possuem mais de 100 habitantes.

Ilhas SarônicasAs ilhas Sarônicas fazem parte do Mar Egeu e estão localizadas entre a península da Ática e as costas do nordeste do Peloponeso e as principais são: Egina, Agistri, Hydra, Poros, Methana, Salamina e Spetses.

Ilhas Espórades Setentrionais: O nome “Espórades” vem do adjetivo sporas (no genitivo, sporados), que significa “espalhado”, “disseminado”. Sao elas: Alonisso, Sciro, Sciato e Scopelo.

Ilhas Espórades SetentrionaisSão um número de ilhas desconexas que se localizam ao norte do Mar Egeu, também conhecidas como Ilhas Egeias do Nordeste, pertencentes à Grécia. São elas: Icaria, Lemnos,Lesbos e Quios.

Ilhas JonicasEspalhadas ao longo da costa oeste da Grécia Central, as ilhas jônicas, como são conhecidas, são um conjunto de doze pequenas e grandes ilhas, cuja superfície total chega a 2.200 quilômetros quadrados. Zakynthos, Ithaca, Corfu (Kerkyra), Cefalônia, Lefkada, e Paxi são as seis grandes ilhas jônicas. Antipaxi, Erikousa, Mathraki, Othoni, Meganisi e as ilhotas desertas de Strofades, no sul de Zakynthos, são as menores ilhas jônicas.

Ilhas DodecanesoO termo Dodecaneso (Δωδεκάνησα) significa “doze ilhas”, em referência a uma dúzia de ilhas maiores do arquipélago do Mar Egeu, que se integram outras 150 ilhas menores, todas gregas. Já foi conhecido como Espórades Meridionais. As doze maiores são: Rodes, historicamente a mais importante, Cós, Astipaleia, Calímnos, Cárpatos, Kassos, Kastelorizo, Leros, Nísiros, Patmos, Simi e Tilos. Outras importantes ilhas deste grupo incluem Agathonissi, Alimia, Arkoi, Halki, Farmakonisi, Gyali, Kinaros, Lebinto, Lipsi, Nimos, Pserimos, Saria, Syrna e Telendos.

Ilhas CicladesAs Cíclades em grego: (Κυκλάδης, que significa “circular”) é um conjunto de 24 ilhas habitadas no coração do Mar Egeu, formando um círculo imaginário ao redor da ilha sagrada de Delos. Das quais 24 ilhas são habitadas: Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Ceos, Delos, Donoussa, Folegandros, Ios, Irakleia, Kimolos, Cufonísia, Cítno, Milos, Míconos, Naxos, Paros, Santorini, Schoinoussa, Sérifo, Sifnos, Sícinos, Siro, Terásia e Tinos.

Ilha de CretaÉ a maior e mais populosa ilha da Grécia. Situada no sul do mar Egeu, é a quinta maior ilha do Mediterrâneo e a segunda maior do Mediterrâneo Oriental. Creta é dividida em quatro prefeituras. De oeste para leste, há Chania, Rethymno, Hiraklion e Agios Nikolaos. A ilha constitui uma parte significativa da economia e do patrimônio cultural da Grécia, ao mesmo tempo que conserva características culturais próprias, nomeadamente na música e poesia. Foi em Creta que floresceu a Civilização Minoica, entre os primeiros séculos do 3º milénio a.C. e meados do 2º milénio a.C., que é considerada a mais antiga civilização de que há registo na Europa. Segundo a mitologia grega, foi ali que cresceu Zeus e que viveu o Minotauro.

Ilha de EviaÉ segunda maior ilha da Grécia e a terceira no Mediterrâneo oriental, está situada perto da Prefeitura da Attica. No entanto, tem um caráter um tanto continental, uma vez que duas pontes ligam a moderna (suspensa) e a mais velha, fazendo a conexão com a Grécia continental, chamada de “Sterea Ellada”. A prefeitura de Evia fica ao lado da prefeitura de Viotia, a leste e a sul toca o Mar Egeu, no norte e noroeste do Golfo e Pagasitiko Maliako, enquanto no oeste e sudoeste com o norte e sul do Golfo de Evia.

Até a próxima! 

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *