MENU PRINCIPAL

Patrimônios da UNESCO na Grécia

Patrimônios da UNESCO na Grécia – Atualmente há 754 patrimônios protegidos pela UNESCO e a Grécia guarda 15 deles.

o10
Patrimônios da UNESCO na Grécia

Patrimônios da UNESCO na Grécia – Maravilhas do Mundo:
1.Acrópoles de Atenas
2.Delos,
3.Phythagoreion e Heraion de Samos, 
4.Mystrás,
5.Sítio Arqueológico de Olímpia,
6.Monastérios de Daphi, Hossios Luckas e Nea Mon em Chios,
7.Monte Athos,
8.Sítio Arqueológico de Delfos,
9.Sítio Arqueológico de Vergina,
10.Monumentos Paleocristãos e Bizantinos de Tessalónica, 
11.Estádio Panathinaiko(Atenas), 
12.Sítio Arqueológico de Epidaurus, 
13.Cidade Medieval de Rodes, 
14.Templo de Apolo em Bassae e 
15.Meteora.

Acrópoles de Atenas
Patrimônios da UNESCO na Grécia – Acrópoles de Atenas

A Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo. Embora existam muitas outras acrópoles na Grécia, o significado da Acrópole de Atenas é tal que é comumente conhecida como “A Acrópole”, sem qualificação.

É uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, em Atenas, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.

A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas; entre as que ainda estão de pé, estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas: o Erecteion, templo dos deuses do campo, e o Templo de Athena Nice.

Delos
Patrimônios da UNESCO na Grécia – Delos

A pequena ilha de Delos situa-se aproximadamente no centro do grupo de ilhas do Mar Egeu conhecido como Cíclades, tendo servido como santuário de Apolo na Antiguidade Clássica, e sendo considerada mesmo o berço desse deus, bem como de Ártemis. Foi também a sede da Liga de Delos, que congregava os aliados de Atenas contra Esparta, onde primeiramente esteve guardado o tesouro da Liga e foi declarada património mundial da Humanidade pela Unesco em 1990.

Delos compreende a “Academia do Lago”, a “Ágora dos Competaliastas”, a “Ágora dos Italianos”, a “Casa das Máscaras”, a “Casa de Cleópatra”, a “Casa de Diadumenos”, a “Casa de Dionísio”, a “Casa de Hermes”, a “Casa de Naxos”, a “Casa do Lago”, a “Casa dos Golfinhos”, a “Cisterna do Teatro”, a “Fonte Minoana”, o “Santuário de Apolo”, o “Teatro”, o “Templo de Hera”, o “Templo de Ísis”, o “Terraço dos Leões” e a “Via Processional”, entre outros elementos.

1379354_592495400810858_1946347075_n
Patrimônios da UNESCO na Grécia – Phythagoreion e Heraion de Samos

Phythagoreion e Heraion de Samos: O terceiro Patrimônio tombado pela UNESCO na Grécia, está numa pequena ilha no mar Egeu, perto da Ásia menor: Samos, o povoado próximo de várias civilizações de três milênios antes da nossa era.

Ainda pode-se ver os restos dos monumentos gregos e romanos do antigo porto fortificado de Pythagoreion, um túnel espetacular e o Heraion, santuário dedicado a Hera Samia.

samos_2685
Heraion de Samos

O Heraion de Samos foi um santuário na região do Sul de Samos. Muitas fases de construção são conhecidas, a primeira datada no século VIII a.C. O primeiro templo foi construído a 100 pés de longitude e compôs-se de três paredes e uma linha central interior de colunas para apoiar uma estrutura de telhado. Um templo maior foi construído pelos arquitetos Rhoikos e Theodoros em 540 antes de Cristo. O templo esteve em frente do altar de culto de Hera no seu santuário.

O Templo de Hera foi foi tombado pela UNESCO junto com o Pythagoreion em 1992.

Mistras
Patrimônios da UNESCO na Grécia – Mistras

Mystras: Em 1989 as ruínas (da fortaleza, palácio, igrejas e monastérios) foram declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO.

Foi uma cidade fortificada em Morea (hoje Peloponeso) sobre o monte Taigeto, perto da antiga Esparta, na Grécia. Encontra-se a cerca de 8 km a oeste da atual cidade de Esparta.

Mistras foi a capital da região de Morea, um principado vassalo do Principado de Acaia, estabelecido em 1205 através da Conquista de Constantinopla durante a Quarta Cruzada. O Príncipe Guilherme II de Villehardouin, sobrinho do historiador da Quarta Cruzada Godofredo de Villehardouin, construiu um palácio em Mistras em 1249.

Olimpia
Olimpia

Sítio Arqueológico de Olímpia (em grego: Ολυμπία), é uma cidade da Grécia famosa por ter sido o local onde se realizavam os Jogos Olímpicos da Antiguidade até sua supressão em 394 pelo imperador romano Teodósio I, jogos estes que só foram igualados em importância aos seus equivalentes realizados em Delfos, os Jogos Pítios.

Também é conhecida pela gigantesca estátua de Zeus em marfim e ouro, criada pelo escultor Fídias para o templo do deus localizado na cidade, e que foi uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Escavações junto ao templo de Zeus, durante a década de 1950, revelaram a existência de um estúdio que se supõe ter pertencido a Fídias. Hoje o local preserva um importantíssimo sítio arqueológico também tombado pela UNESCO.

Mosteiro de Dafne

Mosteiro de Dafne é um monastério a 11 km a noroeste do centro de Atenas, em Chaidari. Está situado perto da floresta de mesmo nome, no Caminho Sagrado que leva a Elêusis. A floresta cobre cerca de 15 a 20 km². Dafne foi fundado na virada do século VI, na cristianização do Santuário de Apolo Dafnaios que tinha sido consagrado pelos Godos em 395, com a reutilização das colunas jônicas do pórtico do antigo templo de Apolo. Apenas uma das colunas permanece, as outras foram removidas para Londres por Thomas Bruce.

A igreja principal (católica) é um dos mais belos exemplares da arte bizantina do século XI, pois abriga um dos mais bem preservados complexos de mosaicos do século, quando um estilo mais austero, típico da época macedônica, representado pelo famoso Cristo Pantocrator, estava se transformando em um estilo mais intimista e delicado.

A construção foi declarada Património Mundial em 1990. Muito danificada pelo terremoto de 1999, o Monastério está atualmente fechado para o público devido aos trabalhos de restauração.

Mosteiros de Daphni, Hosios Loukas e Nea Moni de Chios

Embora geograficamente distantes uns dos outros, estes três mosteiros (o primeiro está em Attica, perto de Atenas, o segundo em Phocidae perto Delphi, e o terceiro em uma ilha no Mar Egeu, perto da Ásia Menor) pertencem à mesma série tipológica e compartilham as mesmas características estéticas.

O Monte Atos (em grego Όρος Άθως) é uma montanha e península. É patrimônio mundial da UNESCO, constituindo-se também como entidade política autônoma da República Helênica, governada por um conselho teocrática da Igreja Ortodoxa Grega.

Na atualidade, os gregos usam a expressão “Montanha Sagrada” (em grego Άγιον Όρος) para se referir ao Monte Atos. O monte está situado na península da Calcídica, a 100 km a sudeste da cidade de Tessalónica e é habitado por cerca de 1500 monges ortodoxos distribuídos em vinte mosteiros principais. Cada um destes mosteiros elege seu próprio superior e os representantes para a Santa Assembleia, que exerce o poder legislativo em todo Monte Atos.

A única forma de chegar ao Monte Atos é por barco, partindo da cidade de Ouranoupoli. Tratando-se de um território habitado por monges, só podem entrar homens e animais do sexo masculino.

Sitio Arqueológico de Delfos
Sitio Arqueológico de Delfos

Delfos é uma moderna cidade grega muito conhecida por seu sítio arqueológico, que foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Em épocas antigas, era o local dos Jogos Píticos e de um famoso oráculo (o oráculo de Delfos), que ficava dentro de um templo dedicado ao deus Apolo, elaborado por Trofônio e Agamedes. Delfos era reverenciado por todo o mundo grego como o omphalos, o centro do universo.

Sítio Arqueológico Vergina: Vergina foi a primeira capital do reino da Macedônia, antes de ser suplantado por Pella. O sítio arqueológico, localizado perto da pequena cidade de Vergina, foi explorado por Léon Heuzey em 1855 e novamente em 1930, finalmente, incluindo pelo arqueólogo Manolis Andronikos em 1977.

Monumentos Paleocristãos e Bizantinos de Tessalônica: A cidade de Tessalônica no norte da Grécia, durante muitos séculos foi a segunda cidade mais importante do Império Bizantino, tendo um papel importante para o Cristianismo durante a Idade Média e foi decorada com construções impressionantes. Em 1988, quinze destes monumentos foram incluídos como Patrimônio Mundial da UNESCO.

São eles:
Arco de Galério ou Kamara (Século IV)
Igreja de Aqueiropoietos (Século V)
Basílica de Hagios Demetrios (Século VII)
Igreja de Hagia Sofia de Tessalônica (Século VIII)
Igreja de Panagia Chalkeon (Século XI)
Igreja dos Santos Apóstolos de Tessalônica (Século XIV)
Igreja de São Nicolau Orfanos (Século XIV)
Igreja de São Panteleimão (Século XIV)
Igreja de Hosios Davi (Monastério de Latomos) (Século VI) 2
Igreja de Hagia Aikaterini (Século XIII) 3
Igreja de Cristo Pantocrator Soteras (Século XIV)
Monastério de Vlatades (Século XIV) 4
Igreja do Profeta Elias
Banhos bizantinos (Século XIV) 5
Muralhas bizantinas de Tessalônica

Estadio Panatinaiko
Patrimônios da UNESCO na Grécia – Estádio Panatenaico

O Estádio Panatenaico: Também chamado Calimármaro (“beleza em mármore”), é um estádio de atletismo situado em Atenas, construído inteiramente em mármore branco do Monte Pentélico. Foi construído em 566 a.C. e reconstruído em 329 a.C., em mármore.

Em 1870 suas ruínas foram restauradas. Em 1895 foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas, sobre os planos dos arquitetos Anastasios Metaxas e Ernst Ziller e financiado por George Averoff.

Sua pista tem forma de U e suas arquibancadas tem capacidade para 80 000 espectadores sentados. O estádio está localizado no centro de Atenas, a leste dos Jardins Nacionais e da Mansão Zappeion, a oeste do distrito residencial Pankrati e junto a colina de Ardettos.

Situa-se no local exato onde se encontrava o estádio da Atenas antiga, onde celebraram-se as competições atléticas dos antigos Jogos Panatenaicos.

Sítio Arqueológico de Epidaurus
Patrimônios da UNESCO na Grécia – Sítio Arqueológico de Epidaurus

Sítio Arqueológico de Epidaurus: Era uma cidade da Grécia antiga, situada na Argólida, às margens do mar Egeu e célebre pelo santuário de Esculápio, deus da Medicina, que atraía doentes de todo o mundo. Seu teatro ao ar livre está bem conservado. Fundada pelos jônicos, foi ocupada pelos dóricos e aliou-se a Esparta, perdendo sua importância com o desenvolvimento da cidade de Egina, na ilha de mesmo nome. Decaiu com a conquista romana.

Famoso também é o Teatro de Epidauro, dos maiores de seu tipo e de seu tempo e possuía uma acústica considerada perfeita para a época, reproduzindo com precisão e, principalmente, de forma audível, mesmo o som de um alfinete jogado ao chão, que podia ser ouvido até nas últimas bancadas.

Cidade Medieval de Rodes
Patrimônios da UNESCO na Grécia – Cidade Medieval de Rodes

Cidade Medieval de Rodes: Rodes é a capital de Dodecaneso e a segunda maior cidade do Mar Egeu, após Heraclião, em Creta.

Rodes é famosa desde a Antiguidade por ser o local do Colosso de Rodes, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

O Templo de Apolo Epicuro é a principal atração do sítio arqueológico grego de Bassas. Localiza-se na prefeitura de Messénia. Embora esteja afastado dos principais centros de cultura grega, é um dos mais estudados edifícios da Grécia antiga, em vista de diversas características incomuns.

O Templo de Bassae foi o primeiro monumento grego a ser incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Foi construído em honra de Apolo Epicuro – Apolo Auxiliador – e talvez tenha sido projetado por Ictinos, autor também do Partenon e do Templo de Hefesto. Pausânias diz que a construção ocorreu entre 450 e 425 a.C. O único relato que se tem de que o templo de Bassae tenha sido projeto pelo mesmo arquiteto que projetou o Partenon é o relato de Pausânias.

Metéora (em grego: Μετέωρα, “meio do céu”) é um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental, superado apenas pelo Monte Atos.

Os seis mosteiros foram construídos sobre pilares de rocha de arenito, na região noroeste da planície da Tessália, próximo ao rio Peneu e às montanhas Pindo, na Grécia central. A cidade mais próxima é Kalabáka.

O maior pico em que se localiza um mosteiro tem 549 metros. O menor, 305 metros. Em 1988, este monumento com montes e vales revestidos com florestas, que têm a presença de animais selvagens como o lobo e a víbora, foi classificado Património Mundial pela UNESCO.

Até a próxima! 

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *