MENU PRINCIPAL

Ilha de Thassos na Grécia

Ilha de Thassos na Grécia – É uma ilha grega no mar do norte do Mar Egeu, perto da costa da Trácia e da planície do Rio Nestos, mas geograficamente faz parte da Macedônia.

Ilha de Thassos

Tasos também é o nome da maior cidade da ilha (também conhecida como Limenas Thasou, “Porto de Tasos”), situada no lado norte, em frente ao continente e cerca de 10 quilômetros (seis milhas) de Keramoti.

A Ilha de Thassos é conhecida como a ilha Verde por causa das plantas, árvores de folhas verdes e azeitonas. A ilha é coberta por uma vegetação exuberante. Algumas de suas árvores na parte sul da ilha foram destruídas por um incêndio em 1980 e as recém plantadas ainda não cobriram os mesmos campos. O perímetro da ilha é de 98 km de distância e pode ser visitado de carro ao longo da estrada que segue a costa. A ilha tem água potável.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

Para se chegar à ilha de Thassos, o primeiro passo é chegar na cidade de Kavalas (Kavala é a segunda maior cidade da Macedônia,680 km de Atenas  e 165 km de Thessaloniki) e para isso somente de avião, carro ou ônibus. Há ônibus saindo diariamente da rodoviária Kifissou em Atenas.Com apenas três horários disponíveis (07:30, 14:15 e 19:30h) é uma viagem longa de mais ou menos umas dez horas, visto que são 680km de estrada. Chegando em Kavalas há dois portos para pegar o navio. Do porto de Kavalas até a ilha Thassos não se leva mais que uma hora.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

O que chama atenção na ilha de Thassos é sua incrível beleza e variedade de suas praias e encantadoras vilas! Praias com águas em todos os tons de azul e verde! Águas claras e areia fina são os elementos que caracterizam a ilha de Thassos. Postarei algumas dicas para quando forem a essa ilha e não deixarem de ver:

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

Vila Limenas: é o coração da ilha, a frente o mar e ao lado uma densa floresta de pinheiros! A capital do Thassos é uma cidade vibrante, com vida noturna que a torna a ilha mais cosmopolita do mar Egeu. Ao mesmo tempo, as ruelas pitorescas e elegantes lojas, bares e lugares que emitem o cheiro de ouzo. As opções se multiplicam. Bares nas praias, cafés e restaurantes ao longo do trecho para todos aqueles que procuram um lugar bonito e organizado para atender turistas do mundo inteiro.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

-Acima da vila Limenas, em direção ao antigo porto, encontra-se uma colina com ruínas que datam 700 a.C. Inicialmente verá as ruínas da Ágora, o centro cultural e comercial de outrora. A partir daí, através de um curto caminho pavimentado, vai chegar ao antigo teatro do século 5. a.C. Ao norte está a Acrópole com os restos dos templos de Apolo e Atena. Por fim, o Museu Arqueológico nas proximidades, que abriga exposições interessantes.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

-A Vila de Panagia está localizada a sete quilômetros do centro de Thassos, com uma altitude de cerca de 200m. Esta é uma das mais belas aldeias de Thassos. Não está claro quanto ao momento em que tomou seu nome atual, o nome original (na época bizantina), era “Anastasios”. Antigamente era a capital da ilha.  Panagia é uma aldeia tradicional, muito bonita, com nascentes de água fresca e limpa que jorram em uma praça, lojas de artesanatos, tabernas e muitas cafeterias por toda a praça principal. Tem uma vista maravilhosa sobre a montanha. Perto da aldeia há uma bela caverna com estalactites e estalagmites, chamado de “Drakotrypa”. A caverna não foi explorada ao máximo e em toda a sua profundidade. Na aldeia há uma estrada à esquerda, que leva para o mar em uma bela praia chamada de “Xrisi Ammoudia”. A distância da praia da vila é cerca de cinco quilômetros.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

-A Vila Teólogo está a 57 quilômetros de Tasos (Limenas). É uma das mais antigas vilas da ilha. O nome vem de tempos bizantinos e segundo a história era habitada muito antes. Naquele tempo, na verdade era a capital da ilha. Foi uma aldeia muito importante e teve um papel importante nos assuntos políticos de Thassos. Mais tarde, no entanto, após a libertação da ilha, levando a florescer o turismo muitos moradores se mudaram para as terras baixas, por isso, a vila Teólogo, perdeu seu glamour. Ela é construída em um local muito bonito com uma vista incrível e visitado por muitos turistas todos os anos para experimentar sua comida incrível (especialmente cordeiro no espeto).

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

-A Vila Potos está localizada na parte sudoeste da ilha e é a porta de entrada da vila Theologos. É o principal destino para os jovens turistas que visitam a ilha, porque a vida noturna é bem movimentada e há vários cafés, restaurantes, resorts e lojas de souvenirs.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

-A aldeia de Prinos está a 19 km da capital e é muito conhecida, devido a um centro cultural e comercial. Esta vila também abriga um Centro de Saúde e uma agência dos Correios.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

Guiolas é o lugar mais famoso da ilha de Thassos. Essa piscina natural com aguas cristalinas e azul turquesa está situada bem perto do centro da ilha, porém seu acesso só é possível de carro e mesmo assim, é preciso estacionar o carro e fazer uma pequena caminhada a pé. A piscina é grande o suficiente para a nadar e mergulhar.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

Praia Makriammos está localizada a 2 km do porto de Thassos. A praia é particular e tem-se que pagar uma taxa para entrar e usufruir de toda a organização dela. Toda de areia, águas cristalinas e bem rasinha, com guarda-sóis, restaurante e bares, além de ter parque infantil para as crianças, com todos os requisitos de segurança. As águas rasas e salva-vidas garantem a segurança. Também pode-se praticar muitos esportes, como tênis, sinuca, ping-pong, ou tentar a sorte na quadra de basquete, mas também no futebol de areia e vôlei de praia. A praia é galardoada com a Bandeira Azul pela Fundação e Educação Ambiental (FEE).

Praia Velho Porto (Παλιό Λιμανάκι): Esta bela praia está localizada logo atrás do antigo porto da balsa, conhecida principalmente como “Porto Velho”, a curta distância do centro da cidade Limenas. A praia é uma boa alternativa para nadar e descansar, pois está longe das badalações. Esta área é delimitada por bares, cafés e restaurantes. Ao longo da praia, há uma abundância de espreguiçadeiras e guarda-sóis que estão dispostas em duas fileiras. Os altos pinheiros e grande plantação proporcionam boas sombras e oferecem um ambiente exótico.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

-Praia Saliara(Σαλιάρα): Pensem numa praia que em que as areias são misturadas com pequenos cacos de mármores branquíssimos e mesclados com a o verde turquesa da água do mar! Mesmo com toda dificuldade pra se chegar nessa praia, está sempre cheia no verão. Quanto ao acesso está localizada na costa nordeste de Thassos.Chegando na entrada da Baía de Makriammos (entrada do hotel – não entram)seguir a estrada de terra que começa a partir daí (precisa de atenção) e, após cerca de 20 minutos de carro chega na praia. A praia é organizada com espreguiçadeiras (gratuitos)e quiosques.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

A praia Saliara é também conhecida como “Praia do mármore” e reflete uma magia única, pouco vista nas demais ilhas do Mar Egeu. Sua areia é fina e misturada com milhões de pequenos seixos de mármore brancos e brilhantes que ficam mais belos quando a luz solar reflete dando nas águas desta praia um transparência e luz única. Diz a lenda que esses mesmos mármores enfeitavam e decoravam os honrados Templos gregos.

Praia Skala Potamias está localizada a 10 quilômetros a sudoeste de Porto de Limenas, a capital de Thassos.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

Praia Alikes está   na costa leste, a uma distância de 10 km da capital de Thassos (Limenas), na parte sul da praia de Makriammos. Localizado entre Skala Panagia e Skala Potamia. É uma grande praia com águas cristalinas e rodeada por uma vegetação densa que chega ao mar.

Ilha de Thassos
Ilha de Thassos

Praia Paradeisos = Paraíso (Παράδεισος) está localizada a 17 km de Limenas. Como o nome indica, esta praia é considerada a melhor praia de Thassos porque se assemelha a um paraíso tropical!

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

9 respostas

  1. Olá Virna ! tudo bem? Meu nome é Helena.Adorei as suas dicas sobre a ilha , mas gostaria de saber se vc pode me informar se há dificuldade para passar na fronteira entre Bulgaria e Grécia . Porque estarei na Bulgaria em julho( em Sandanski ) e queria saber se há problema ou lentidão de transito na fronteira .Obrigada e abraço

  2. Olá Virna, espero que esteja bem! Olhei os valores de avião para Thassos e achei bem caro, você sabe o valor do ônibus? Possui algum site que eu consiga visualizar os horários dos ônibus?
    Obrigada.

  3. Cara Virna,
    Vou passar 4 dias a Salonica e gostaria de ter info sobre trnsportes (feiies) do continente norte da Grecia para Tassos.Na net não deu pra sacar
    Quero saber de onde pertem os ferries.De salonica?,De Kavala?etc.
    Quanto custa a ida e volta a costa continental…
    Aguardo sua resposta.
    Obrigado,desde já..

  4. Olá Virna, muito legal as tuas sugestões, estou indo para Thasos em Maio com o meu filho que já é adulto, por uma semana, estou querendo alugar um carro em Thessaloniki, pois o meu voo é lá, vc acha uma boa ideia, ou melhor eu ir de transporte, tipo ônibus e a balsa? Muito obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *