Ilhas Egeias do NordesteIlhas GregasThassos

Ilha de Thassos

Tasos ou Thassos (em grego: Thassos) é uma ilha grega no mar do norte do Mar Egeu, perto da costa da Trácia e da planície do Rio Nestos, mas geograficamente faz parte da Macedônia.Tasos também é o nome da maior cidade da ilha (também conhecido como Limenas Thasou, “Porto de Tasos”), situado no lado norte, em frente ao continente e cerca de 10 quilômetros (seis milhas) de Keramoti.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos é conhecida como a ilha Verde por causa das plantas, árvores de folhas verdes e azeitonas.A ilha é coberta por uma vegetação exuberante,mas as árvores na parte sul da ilha foram destruídas por um incêndio em 1980 e as recém plantadas ainda não cobriram os mesmos campos.O perímetro da ilha é de 98 km de distância e pode ser passado de carro ao longo da estrada que segue a costa. A ilha tem água potável.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

Para chegar na ilha de Thassos, primeiro passo é chegar na cidade de Kavalas( Kavala é a segunda maior cidade da Macedônia,680 km de Atenas  e 165 km de Thessaloniki) e para isso somente de avião, carro ou onibus. Há ônibus saindo diariamente da rodoviária Kifissou em Atenas.Com apenas três horários disponíveis(07.30, 14.15 e 19.30) é uma viagem longa de mais ou menos umas dez horas, visto que são 680km de estrada.Chegando em Kavalas há dois portos pra pegar o navio.Do porto de kavalas ate a ilha Thassos não leva mais que uma hora.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

A atratividade da ilha de Thassos é destacada pela incrível beleza e variedade de suas praias e encantadoras vilas!Praias com águas em todos os tons de azul e verde! Águas claras e areia fina são os elementos que caracterizam a ilha de Thassos.Postarei algumas aqui para quando vocês forem nessa ilha não perderem tempo! Nao deixe de ver:

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-Vila Limenas é o coração da ilha, na frente o mar e ao lado uma densa floresta de pinheiros!A capital do Thassos é uma cidade vibrante, com vida noturna que rivaliza a ilha mais cosmopolita do mar Egeu.Ao mesmo tempo, as ruelas pitorescas e elegantes lojas, bares e lugares que emitem o cheiro de ouzo. Ir à praia, as opções se multiplicam. Bares nas praias, cafés e restaurantes ao longo do trecho para todos aqueles que procuram um lugar bonito e organizado para atender turistas do mundo inteiro.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-Acima da vila Limenas, em direção ao antigo porto,encontrara nessa colina ruínas que datam 700 a.C.Inicialmente vai ver as ruínas da Ágora, o centro cultural e comercial de outrora. A partir daí, através de um curto caminho pavimentado, vai chegar ao antigo teatro do século 5. a.C. Ao norte está a Acrópole com os restos dos templos de Apolo e Atena. Por fim, visitar o Museu Arqueológico nas proximidades, que abriga exposições interessantes.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-A Vila de Panagia está localizado a sete quilômetros do centro de Thassos, com uma altitude de cerca de 200m. Esta é uma das mais belas aldeias de Thassos. Não está claro quanto ao momento em que tomou seu nome atual, o nome original (na época bizantina),foi “Anastasios”. Antigamente era a capital da ilha.  Panagia é uma aldeia tradicional, muito bonita, com nascentes de água fresca e limpa que jorram em uma praça, lojas de artesanatos, tabernas e muitas cafeterias por toda a praça principal.Tem uma vista maravilhosa sobre a montanha.Perto da aldeia há uma bela caverna com estalactites e estalagmites, chamado de “Drakotrypa”. A caverna não foi explorada ao máximo e em toda a sua profundidade.Entrando na aldeia há uma estrada à esquerda, que leva para o mar em uma bela praia chamada de “Xrisi Ammoudia”. A distância da praia da vila é cerca de cinco quilômetros.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-A Vila Teólogo está a 57 quilômetros de Tasos (Limenas). É uma das mais antigas vilas da ilha. O nome vem em tempos bizantinos e segundo a história era habitado muito antes. Naquele tempo, na verdade era a capital da ilha. Foi uma aldeia muito importante e teve um papel importante nos assuntos políticos de Thassos. Mais tarde, no entanto, após a libertação da ilha, levando a florescer o turismo e muitos moradores se mudaram para as terras baixas, por isso, a vila Teólogo, perdeu seu glamour. Ela é construída em um local muito bonito com uma vista incrível e visitado por muitos turistas todos os anos para experimentar comida incrível (especialmente cordeiro no espeto).

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-A Vila Potos está localizada na parte sudoeste da ilha e é a porta de entrada da vila Theologos. É o principal destino para os jovens turistas que visitam a ilha, porque a vida noturna é bem movimentada e há vários cafés, restaurantes, resorts e lojas de souvenirs.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-A aldeia de Prinos está a 19 km da capital e é muito conhecida, devido a um centro cultural e comercial. Esta vila também abriga um Centro de Saúde e uma agência dos Correios.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-Guiolas  é o lugar mais famoso da ilha de Thassos. Essa piscina natural com aguas cristalinas e azul turquesa está situado bem perto do centro da ilha, porem seu acesso so é possivel de carro e mesmo assim, tem que estacionar o carro e fazer uma pequena caminhada a pé.A piscina é grande o suficiente para a nadar e mergulho.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-Praia Makriammos está localizada a 2 km do porto de Thassos. A praia é particular e tem que pagar uma taxa pra entrar e usufruir de toda a organização dela. Toda de areias , águas cristalinas e bem rasinha,com guarda-sóis, restaurante e bares, além de ter parque infantil para as crianças, com todos os requisitos de segurança. As águas rasas e salva-vidas garantem a segurança. Também pode praticar muitos esportes, como tênis, sinuca, ping pong, ou tentar a sorte na quadra de basquete, mas também no futebol de areia e vôlei de praia. A praia é galardoada com a Bandeira Azul pela Fundação e Educação Ambiental (FEE).

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-Praia Velho Porto( Παλιό Λιμανάκι): Esta bela praia está localizada logo atrás do antigo porto da balsa, conhecida principalmente como “Porto Velho”, a curta distância do centro da cidade Limenas. A praia é uma boa alternativa para nadar e descansar,pois esta longe das badalações. Esta área é delimitada por bares, cafés e restaurantes. Ao longo da praia, há uma abundância de espreguiçadeiras e guarda-sóis que estão dispostas em duas fileiras. Os altos pinheiros e grande plantação proporcionam boas sombras e oferecem um ambiente exótico.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-Praia Saliara(Σαλιάρα): Pensem numa praia que em que as areias são misturadas com pequenos cacos de mármores branquíssimos e mesclados com a o verde turquesa da água do mar! Mesmo com toda dificuldade pra se chegar nessa praia, está sempre cheia no verão. Quanto ao acesso está localizada na costa nordeste de Thassos.Chegando na entrada da Baía de Makriammos (entrada do hotel – não entram)seguir a estrada de terra que começa a partir daí (precisa de atenção) e, após cerca de 20 minutos de carro chega na praia. A praia é organizada com espreguiçadeiras (gratuitos)e quiosques.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-A praia Saliara é também conhecida como “Praia do mármore” e reflete uma magia única , pouco visto nas demais ilhas do Mar Egeu.Sua areia fina misturada com milhões de pequenos seixos de mármore brancos e brilhantes e fica mais belo quando a luz solar refletem nos mármores dando na águas desta praia um transparência e luz única.Diz a lenda que esses mesmos mármores enfeitavam e decoravam os honrados Templos gregos.-Praia Skala Potamias está localizada a 10 quilômetros a sudoeste de Porto de Limenas, a capital de Thassos.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-Praia Alikes está   na costa leste, a uma distância de 10 km da capital de Thassos (Limenas), na parte sul da praia de Makriammos. Localizado entre Skala Panagia e Skala Potamia. É uma grande praia com águas cristalinas e rodeada por uma vegetação densa que chega ao mar.

Ilha de Thassos

Ilha de Thassos

-Praia Paradeisos = Paraiso(Παράδεισος ) está localizada a 17 km de Limenas.Como o nome indica,esta praia é considerada a melhor praia de Thassos porque se assemelha a um paraíso tropical!

Até a próxima! 🙂

Post anterior

Ícaro

Próximo post

Igreja Santa Theodora Arcadias

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


5 Comentários

  1. 15 de junho de 2014 as 13:08 — Responder

    Olá Virna ! tudo bem? Meu nome é Helena.Adorei as suas dicas sobre a ilha , mas gostaria de saber se vc pode me informar se há dificuldade para passar na fronteira entre Bulgaria e Grécia . Porque estarei na Bulgaria em julho( em Sandanski ) e queria saber se há problema ou lentidão de transito na fronteira .Obrigada e abraço

  2. 20 de outubro de 2014 as 19:28 — Responder

    Olá Virna, espero que esteja bem! Olhei os valores de avião para Thassos e achei bem caro, você sabe o valor do ônibus? Possui algum site que eu consiga visualizar os horários dos ônibus?
    Obrigada.

  3. Jose Brandao
    22 de setembro de 2015 as 17:24 — Responder

    Cara Virna,
    Vou passar 4 dias a Salonica e gostaria de ter info sobre trnsportes (feiies) do continente norte da Grecia para Tassos.Na net não deu pra sacar
    Quero saber de onde pertem os ferries.De salonica?,De Kavala?etc.
    Quanto custa a ida e volta a costa continental…
    Aguardo sua resposta.
    Obrigado,desde já..

    • Virna Lize
      23 de setembro de 2015 as 14:51 — Responder

      No porto de kavalas, o valor eu nao sei, tem que se informar diretamente la.

  4. 4 de março de 2017 as 02:13 — Responder

    Otimo!! Obrigada e parabens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *