CorfuIlhas JônicasIthacaKefalonialefkadazakynthos

Ilhas Jônicas

Hoje vou explicar um pouquinho como funciona as ilhas gregas da Grécia.

Ilhas Jônicas

Ilhas Jônicas

Na Grécia existe vários grupos de ilhas e as ilhas Jônicas forma com mais  sete ilhas esse grupo,também conhecidas historicamente como “Sete Ilhas” (em grego Heptanisia), mas o grupo inclui também algumas ilhas  pequenas. As sete ilhas principais são, de norte para sul: Corfu (kerkyra), Paxos, Lefkada ,Ítaca, Cefalónia , Zakynthos  e Citera. As seis ilhas mais ao norte situam-se ao largo da costa ocidental da Grécia, no mar Jónico, e constituem uma das suas 13 periferias.

Ilhas Jonicas

Ilhas Jonicas

A sétima ilha, Citera, está ao largo da extremidade sul do Peloponeso, a parte meridional da porção continental da Grécia e administrativamente pertence à periferia da Ática.

Ilha de Paxos

Ilha de Paxos

O nome jônicas é uma curiosidade geográfica, já que a região da Jônia, na Antiguidade, ficava a leste da Grécia, na costa do Mar Egeu, onde hoje fica a Turquia. O nome pode ter sido derivado do fato de que algumas das ilhas foram colonizadas pelos povos jônicos da Grécia Antiga.

Ilha de Corfu

Ilha de Corfu

As ilhas foram ocupadas pelos gregos há muito tempo, possivelmente já em 1000 a.C., e certamente pelo século IX a.C.. Em 734 a.C., colonos de Corinto expulsaram de Corfu os habitantes de Erétria que vinham estabelecendo uma colônia naquela ilha. Durante a Antiguidade, as ilhas tiveram pouca participação na política grega. A única exceção foi o conflito entre Corfu e sua cidade-mãe Corinto em 434 a.C., que provocou a intervenção de Atenas e desencadeou a Guerra do Peloponeso.

Ilhas Jônicas  -Lekada

Ilhas Jônicas -Lekada

As próprias ilhas são conhecidas por uma confusão  variedade de nomes. Durante os séculos de domínio de Veneza, elas adquiriram nomes italianos, pelos quais algumas delas ainda são conhecidos em português.

Ilhas Jônicas

Ilhas Jônicas – Zakynthos

Zante, ao invês de Zakynthos, e Corfu, em vez de Kerkyra. Mas algumas denominações não foram absorvidas pelo português, como Val di Conspare, em vez de Ítaca, Santa Maura em vez de Levkas e Cerigo em vez de Citera.

Ilhas Jônicas -Kefalonia

Ilhas Jônicas -Kefalonia

Turistas britânicos, são atraídos pelos relatos do livro My Family and Other Animals (1956), de Gerald Durrell, que descreve sua infância em Corfu nos anos 30. Além disso, história do romance e filme Captain Corelli’s Mandolin se passa em Cefalônia.

Ilhas Jônicas -Itaka

Ilhas Jônicas -Itaka

Ítaca era o nome da ilha natal de Ulisses no antigo poema épico grego A Odisseia, de Homero. Tentou-se identificar a Ítaca atual com a antiga, mas não é possível localizar a ilha pela descrição de Homero. Atualmente todas as ilhas fazem parte do distrito de Ionioi Nisoi, com exceção de Citera, que é parte do distrito da Ática.

Até a próxima! 🙂

Post anterior

Cafeomancia na Grécia

Próximo post

Receita de Frango com batata

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


1 Comentário

  1. Lidiane
    5 de julho de 2015 as 00:25 — Responder

    bom dia!
    Irei à Europa comemorar os 60 anos de minha mae e irei à Grécia dia 05/10/2015, onde permanecerei até 12/10. Após muito ler sobre as ilhas, achei Kefalonia, Zakynthos, Milos e Santorini lindas! Pensei em 2 dias em cada, mas o traslado jônicas cíclames parece toma tempo, ou deva ser feito pelo trajeto aéreo para náo perder tempo.
    Li que vc faz roteiros personalizados. Como funciona?
    Grande abraço,

    Lidiane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *