MENU PRINCIPAL

Monte Athos

Monte Athos é o nome dado a cordilheira montanhosa que forma a península mais oriental das três estendendo-se para o sul da Península Calcídica, localizada na Macedônia Central, no norte da Grécia. Em grego é chamado Άγιον Όρος (Ágion Óros, montanha sagrada). Em tempos clássicos, a península foi chamada Ακτή (Acti).

Monte Athos
Monte Athos

O Monte Atos (em grego Όρος Άθως) é uma montanha e península na Grécia. É patrimônio mundial da UNESCO, constituindo-se também como entidade política autônoma da República Helênica, governada por um Conselho Teocrático da Igreja Ortodoxa Grega. Na atualidade, os gregos usam a expressão “Montanha Sagrada” (em grego Άγιον Όρος) para se referir ao Monte Atos. O Monte Atos abriga vinte mosteiros greco-ortodoxos sob direta jurisdição do patriarca de Constantinopla.
O nome oficial da entidade política é Estado Monástico Autónomo da Montanha Sagrada (em grego Αυτόνομη Μοναστική Πολιτεία Αγίου Όρους). Esta Região, Província ou Território Dependente da Grécia possui 1118 habitantes, mais ou menos.

Monte Athos
Monte Athos

A comunidade monástica do Monte Athos foi fundada em 963 auxiliado pelo Imperador Basílio II, sob a regra de São Basílio, quando Sao Atanasio de Athos estabeleceu o Mosteiro de Megisti Lavra que permanece até hoje a maior no estado e tornou-se o maior e mais famoso de todos os mosteiros do Oriente, é na realidade uma província monástica.

O monte está situado na península da Calcídica, a 100 km a sudeste da cidade de Tessalónica e é habitado por cerca de 1500 monges ortodoxos distribuídos em vinte mosteiros principais. Cada um destes mosteiros elege seu próprio superior e os representantes para a Santa Assembleia, que exerce o poder legislativo em todo Monte Atos.

Monte Athos
Monte Athos

A única forma de se chegar ao Monte Atos é por barco, partindo da cidade de Ouranoupoli. Tratando-se de um território habitado por monges, só podem entrar homens e animais do sexo masculino.
Este pequeno enclave abriga preciosos tesouros artísticos: antigos manuscritos, ícones e afrescos pintados pelos mais ilustres representantes da pintura bizantina. Desde suas origens, a Montanha Santa hospedou místicos e mestres espirituais cujos escritos foram recolhidos no século XVIII numa célebre antologia – a Filocalia – que influenciou profundamente o mundo ortodoxo.

Monte Athos
Monte Athos

O Império Bizantino desapareceu no século XV e foi substituído pelo novo Império Otomano de caráter islâmico. Os mosteiros  foram exigidos altos impostos a eles. A população de monges diminuiu nos séculos seguintes e  começou a recuperar a partir do século XIX com as doações dos monges de novos territórios ortodoxa na Rússia, Bulgária, Romênia e Sérvia.

Monte Athos
Monte Athos

Em 1912, durante a primeira Guerra Balcânica, os otomanos foram expulsos da península, que veio sob a soberania grega após o fim da primeira Guerra Mundial. Atualmente, os mosteiros do Monte Athos foram afetados pelos incêndios nas florestas em agosto de 1990 e em maio de 2004, e destruiu parte do Mosteiro de Helandari. Devido a localização de muitos desses mosteiros, às vezes em cima de pequenos montes, os incêndios causam danos consideráveis.

Monte Athos
Monte Athos

Na mitologia grega, Athos era o nome de um dos gigantes que desafiou os deuses gregos. Athos jogou uma pedra enorme de Poseidon, que caiu no mar Egeu, tornando-se o atual Península. Em outras versões, Poseidon usou a montanha para enterrar o gigante de Heródoto.

Monte Athos
Monte Athos

A península foi a passagem da invasão de Xerxes I. Xerxes ordenou a construção de um canal através do istmo para evitar de contornar o cabo (seu pai, Darío, perdeu 300 navios e 20.000 homens durante a primeira invasão persa da Grécia). Após a morte de Alexandre, o grande, o arquiteto Dinócrates propôs escavar toda a montanha em busca de  uma estátua de Alexandre.

Até a próxima! 🙂

 

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

5 respostas

  1. Olá Virna, estou indo com meu marido para a Grecia em setembro e agora que estamos pesquisando passeios e hoteis. Como funciona seu trabalho? Vc poderia nos orientar quanto a hotéis, ferry boat entre as ilhas e passeios? Cheguei até você pesquisando sobre o monte Athos, que gostaríamos de conhecer. Por favor, entre em contato por email.

  2. Olá Sra Virna
    Gostaria de fazer um passeio por todos os mosteiros e receber um certificado de Montes Athos de intercambio cultural

    Gostaria de saber se a senhora poderia me guiar, como funciona seu trabalho e se eles poderiam de mar um certificado desse intercambio

    Agradecendo
    Márcio Ferrari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *