CorfuIlhas Jônicas

Palácio Achilleion em Corfu

Antes de escrever sobre o Palácio Achilleion em Corfu, gostaria de falar um pouco de como eu “conheci” a Sissi…

Eu deveria ter uns 12 anos quando a minha mãe me apresentou a ela pela primeira vez, ficava horas e horas  narrando toda a vida dela para mim, eu ficava quietinha escutando e imaginando como era a vida dessa imperatriz. Muitos anos se passaram e eu fui conhecer um pouquinho do mundo real da Imperatriz Isabel aqui na Grécia.

 Palácio Achilleion

Virna Lize no Palácio Achilleion

Isabel da Baviera, depois Isabel da Áustria, (Munique, 24 de Dezembro de 1837 — Genebra, 10 de setembro de 1898) foi imperatriz da Áustria e rainha da Hungria. Ficou mundialmente conhecida pelo nome que recebeu nos primeiros anos de vida, Sissi. Filha do duque da Baviera, Maximiliano e de Ludovica, irmã da arquiduquesa Sofia (mãe de Francisco José), a jovem imperatriz casou com Francisco José I em Abril de 1854. Sissi tinha então 16 anos e era considerada uma das mais belas princesas do mundo.

_DSC1747

Palácio Achilleion em Corfu

Do casamento nasceram quatro filhos: Sofia, Gisela, Maria Valéria e o príncipe herdeiro, Rudolfo, que foi assassinado em 1889 causando a Sissi um desgosto de que a imperatriz nunca recuperou. Em 1867, juntamente com o marido, foi coroada rainha da Hungria na sequência da assinatura do compromisso austro-húngaro.

Palácio Achilleion em Corfu

Palácio Achilleion em Corfu

A sua dificuldade de adaptação às regras da corte de Viena e a preferência da imperatriz pela Hungria afrontaram a Áustria e isolaram cada vez mais Isabel da vida familiar e dos compromissos oficiais, que procurou abandonar desde o seu casamento, por detestar o protocolo e as obrigações impostas pelo título do marido. Alguns problemas de saúde, agravados pela incapacidade de educar os filhos numa atmosfera de informalidade, que Sissi adorava, contribuíram igualmente para o afastamento em relação aos seus súditos.

_DSC1788

Palácio Achilleion em Corfu

Em Setembro de 1898, em Genebra, foi assassinada por um anarquista italiano, Luigi Lucheni. Na década de 1950 os filmes de Ernst Marischka protagonizados por Romy Schneider contribuiram decisivamente para espalhar o mito de Sissi (Fonte Wikipédia).

Palácio Achilleion em Corfu

Palácio Achilleion em Corfu

O Palácio Achilleion está localizado na Ilha Jônica de Corfu e foi construído por ordem da famosa imperatriz da Áustria e rainha da Hungria, Elizabeth da Baviera, também conhecida como Sissi. Está situado na costa leste da ilha, nos arredores da aldeia de Gastouri, no fundo da Baía de Benitses. O tema central do qual o  palácio foi projetado foi com o místico herói Aquiles.

_DSC1821

Palácio Achilleion em Corfu

Situado no topo de uma colina de 145 metros acima do nível do mar, com vista para o Mar Adriático e oferece uma vista panorâmica da ilha Pontikonissi e da cidade de Corfu. Sissi era uma mulher obcecada com a beleza, e muito poderosa, mas tragicamente vulnerável desde a morte de     seu único filho, o príncipe Rudolf da Áustria em Mayerling, sob circunstâncias misteriosas, foi encontrado morto com sua amante, a Baronesa Mary Vetsera, em 1889.

Palácio Achilleion em Corfu

Palácio Achilleion em Corfu

Sissi falava grego melhor do que qualquer uma das rainhas dos gregos, e expressou o desejo de mergulhar ainda mais na cultura grega. O palácio foi projetado pelo arquiteto italiano Raffaele Caritto e as obras inspiradas na mitologia grega foi criada pelo escultor alemão Ernest Herter.

Palácio Achilleion em Corfu

Palácio Achilleion em Corfu

Sua famosa escultura da morte de Aquiles  com sede em Berlim, em 1884 (tal como indicado na estátua), constitui a peça central dos jardins de Achilleion.

Palácio Achilleion em Corfu

Palácio Achilleion em Corfu

Quando a imperatriz Elizabeth morreu, o palácio foi comprado pelo Kaiser Wilhelm II da Alemanha, que o comprou em 1907 pelos herdeiros de Sissi. Durante as visitas do Imperador, o palácio foi transformado em um centro de atividade diplomática. Durante a Primeira Guerra Mundial, Achilleion foi usado como um hospital militar por tropas francesas e da Sérvia. Após a Primeira Guerra Mundial, a Achilleion se tornou propriedade do Estado grego, de acordo com o Tratado de Versalhes e reparações que se seguiu, em 1919.

Palácio Achilleion em Corfu

Palácio Achilleion em Corfu

Nos anos entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial , o Palácio Achilleion  era utilizado para abrigar vários serviços administrativos, enquanto uma série de artefatos foram leiloadas.Durante a Segunda Guerra Mundial, as potências do Eixo usou o Achilleion como um quartel militar. Após a Segunda Guerra Mundial, ficou sob guarda da gestão Hellenic Tourism Organization (OTE).  Passou por uma empresa privada e nos dias atuais voltou aos cuidado da OTE.

Palácio Achilleion em Corfu

Palácio Achilleion em Corfu

Palácio Achilleion em Corfu foi comprado pelo Kaiser Wilhelm, que encomendou a sua própria estátua de Aquiles em bronze e olhando para o norte da ilha de Corfu.

Até a próxima! 🙂

Post anterior

Argirades em Corfu

Próximo post

Receita de macarrão com galo

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *