MENU PRINCIPAL

Palácio Achilleion em Corfu

Antes de escrever sobre o Palácio Achilleion em Corfu, gostaria de falar um pouco de como eu “conheci” a Sissi…

_DSC1747

Eu deveria ter uns 12 anos quando a minha mãe me apresentou a ela pela primeira vez, ficava horas e horas narrando toda a vida dela para mim, eu ficava quietinha escutando e imaginando como seria a vida dessa imperatriz. Muitos anos se passaram e eu fui conhecer um pouquinho do mundo real da Imperatriz Isabel aqui na Grécia.

Isabel da Baviera, depois Isabel da Áustria, (Munique, 24 de Dezembro de 1837 — Genebra, 10 de setembro de 1898) foi imperatriz da Áustria e rainha da Hungria. Ficou mundialmente conhecida pelo nome que recebeu nos primeiros anos de vida, Sissi. Filha do duque da Baviera, Maximiliano e de Ludovica, irmã da arquiduquesa Sofia (mãe de Francisco José), a jovem imperatriz casou-se com Francisco José I em Abril de 1854. Sissi tinha então 16 anos e era considerada uma das mais belas princesas do mundo.

_DSC1747
Palácio Achilleion em Corfu

Do casamento nasceram quatro filhos: Sofia, Gisela, Maria Valéria e o príncipe herdeiro, Rudolfo, que foi assassinado em 1889 causando a Sissi um desgosto do qual a imperatriz nunca recuperou. Em 1867, juntamente com o marido, foi coroada rainha da Hungria na sequência da assinatura do compromisso austro-húngaro.

Palácio Achilleion em Corfu
Palácio Achilleion em Corfu

A sua dificuldade de adaptação às regras da corte de Viena e a preferência da imperatriz pela Hungria afrontaram a Áustria e isolaram cada vez mais Isabel da vida familiar e dos compromissos oficiais, que procurou abandonar desde o seu casamento, por detestar o protocolo e as obrigações impostas pelo título do marido. Alguns problemas de saúde, agravados pela incapacidade de educar os filhos numa atmosfera de informalidade, que Sissi adorava, contribuíram igualmente para o afastamento em relação aos seus súditos.

_DSC1788
Palácio Achilleion em Corfu

Em Setembro de 1898, em Genebra, foi assassinada por um anarquista italiano, Luigi Lucheni. Na década de 1950 os filmes de Ernst Marischka protagonizados por Romy Schneider contribuíram decisivamente para espalhar o mito de Sissi (Fonte Wikipédia).

Palácio Achilleion em Corfu
Palácio Achilleion em Corfu

O Palácio Achilleion está localizado na Ilha Jônica de Corfu e foi construído por ordem da famosa imperatriz, totalmente dedicado a Aquiles, uma de suas paixões. Está situado na costa leste da ilha, nos arredores da aldeia de Gastouri, no fundo da Baía de Benitses. A melhor descrição para o Palácio Achilleion é: Castelo de Verão da Sissi.

_DSC1821
Palácio Achilleion em Corfu

Situado no topo de uma colina de 145 metros acima do nível do mar, com vista para o Mar Adriático, oferece uma vista panorâmica da ilha Pontikonissi e da cidade de Corfu. Sissi era uma mulher obcecada com a beleza, e muito poderosa, mas tragicamente vulnerável desde a morte de seu único filho, o príncipe Rudolf da Áustria em Mayerling, sob circunstâncias misteriosas. Ele foi encontrado morto com sua amante, a Baronesa Mary Vetsera, em 1889.

Palácio Achilleion em Corfu
Palácio Achilleion em Corfu

Sissi falava grego melhor do que qualquer uma das rainhas dos gregos, e expressou o desejo de mergulhar ainda mais na cultura grega. O palácio foi projetado pelo arquiteto italiano Raffaele Caritto e as obras inspiradas na mitologia grega foi criada pelo escultor alemão Ernest Herter.

Isabel, não ficou conhecida somente pela beleza, mas também pelo seu gosto pela moda, dietas e exercícios físicos, paixão por cavalgadas e vários amantes.

A imperatriz também escreveu poemas. Muitas de suas poesias referem-se às suas viagens, à Grécia Clássica e a temas românticos. Nesses anos, Isabel também se interessou pelo estudo da Grécia antiga e moderna e da língua grega. Ela lia numerosos livros gregos.

Bela, dedicava três horas por dia a pentear os longos cabelos que lhe chegavam aos pés. Para manter a pele bonita, ela usava máscaras faciais feitas de morangos prensados ou dormia com bifes no rosto.

Isabel tinha uma verdadeira obsessão pelo seu peso: tinha o costume de se pesar três vezes por dia. Pesava cerca de quarenta e cinco quilogramas e tinha 1,73 metro de altura, o que não é considerado atualmente saudável pela Organização Mundial da Saúde. Se a cintura passasse de 50 cm, parava de comer.

Fazia dietas rigorosas, passando dias à base de sopa e frutas ou recusando-se a comer alimentos sólidos, que eram, como pedia aos seus criados, espremidos. Pensava que choques térmicos poderiam ajudá-la a emagrecer e, por isso, tomava banhos de vapor e, em seguida, mergulhava-se em banhos de água fria. Tinha também o hábito de colecionar fotografias de mulheres bonitas, comparando-as consigo mesma. Por volta de 1895, foi diagnosticada com desnutrição e problemas pulmonares.

Palácio Achilleion em Corfu
Palácio Achilleion em Corfu

Sua famosa escultura da morte de Aquiles removendo a flecha do calcanhar, em 1884 (tal como indicado na estátua), constitui a peça central dos jardins de Achilleion.

Palácio Achilleion em Corfu
Palácio Achilleion em Corfu

Quando a imperatriz Elizabeth morreu, o palácio foi comprado pelo Kaiser Wilhelm II da Alemanha, que o comprou em 1907 pelos herdeiros de Sissi. Durante as visitas do Imperador, o palácio foi transformado em um centro de atividade diplomática. Durante a Primeira Guerra Mundial, Achilleion foi usado como um hospital militar por tropas francesas e da Sérvia. Após a Primeira Guerra Mundial, a Achilleion se tornou propriedade do Estado grego, de acordo com o Tratado de Versalhes e reparações que se seguiu, em 1919.

Palácio Achilleion em Corfu
Palácio Achilleion em Corfu

Nos anos entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, o Palácio Achilleion era utilizado para abrigar vários serviços administrativos, enquanto uma série de artefatos foram leiloados. Durante a Segunda Guerra Mundial, as potências do Eixo usaram o Achilleion como um quartel militar. Após a Segunda Guerra Mundial, ficou sob guarda da gestão Hellenic Tourism Organization (OTE).  Passou por uma empresa privada e nos dias atuais voltou aos cuidados da OTE.

Palácio Achilleion em Corfu
Palácio Achilleion em Corfu

O Palácio Achilleion em Corfu foi comprado pelo Kaiser Wilhelm, que encomendou a sua própria estátua de Aquiles em bronze e olhando para o norte da ilha de Corfu.

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *