Dança GregaVídeos

Danças Populares Gregas

As danças populares gregas são: Sirtaki(a dança do Zorba), , Zeibekiko ,Hasapiko, hasaposervikos, Tsifteteli e Karsilama.

Zeibekiko

Zeibekiko

Zeibekiko é a expressão máxima da alma grega. Uma dança cheio de paixão e tristeza, cheio de suspiro e desgosto, cheia de medos e dores, cheio de desespero e amor não realizado. O luto de uma alma torturada em um ritmo 9/4 dança.

A dança Zeibekiko foi introduzida no continente grego após o genocídio de 1922 na Ásia Menor e os refugiados que chegaram na Grécia.O  ritmo da dança zeibekiko,tem algo de nostálgico, mas ainda corajoso e audacioso naturalizou-se na Grécia e tornou-se uma dança típica e popular grega. E mais tarde foi introduzida na Turquia como o ritmo grego, a dança original é considerado mais folclórica.

A dança Zeibekiko é considerada uma dança grega, mas suas origens são encontradas numa dança especial dos guerreiros na Anatólia (atual Turquia), chamado Zeybek.Esta dança rítmica foi um pouco diferente, e menos de improviso, como se fosse uma dança típica tribal principalmente nas aldeias de Aydin e Turquia ocidental.Era uma dança conhecida apenas para os habitantes da ilha na Grécia, especialmente os que vivem perto da Ásia Menor, devido às trocas comerciais e as relações fortes que os ilhéus mantidos com suas famílias e amigos da Ásia Menor.

 

Antigamente a dança Zeibekiko costumava ser uma dança masculina, mas nas ultimas décadas as mulheres começaram a dominar a arte da dança. Melina Mercouri no filme de 1961.

A dança Zeibekiko é realizada por um único dançarino e tem algumas medidas concretas,mas a dança mais impressionante é aquele em que o bailarino mostra sua criatividade, realizando proezas especiais e dando-lhe a liberdade para expressar seus sentimentos individuais e mais genuínos. Normalmente o dançarino está rodeado por um ou mais de seus amigos ,que simbolicamente quer dizer que ele não esta sozinho na sua dor. Amigos ficam nos aplausos dando o ritmo. Muitas vezes, o bailarino executa façanhas como dançar em torno de um copo de vinho ou uma cadeira, ele pode até mesmo ir tão longe e pegar um copo com os  dentes,adicionando uma sensação de um pouco fanfarronice e humor.O elemento mais importante que diferencia a famosa canção de outras danças são a música e as letras.Para dançar zeibekiko precisa reunir tanto na música e nas letras. O que move a dança que você deve ter a ver com o que você ouve, as letras da canção, seu significado, dar-lhe o seu estilo …O que se ouve, faz você se expressar com o seu corpo de forma espontânea e dançando seu próximo movimento se tornando segura de toda a dança.

Markos Vamvakaris: Alguns dos mais importantes compositores zeibekiko são: Vassilis Tsitsanis, Apostolos Kaldaras, Stavros Xarhakos, Manos Loizos e Markos Vamvakaris da ilha de Syros, que foi um dos pioneiros na importação, formação e naturalizando assim a dança zeibekiko e logicos outros tantos mais compositores.

Dança Hassápiko :Também conhecido como makelarikó, leva esse nome por causa da união de açougueiros (hassápis significa “açougueiro”) de Constantinopla (atual Istambul), que também eram chamados makeláris (os que manejavam facas).

Dança Hassaposervikos :Esta dança é de origem eslava, como evidenciado pelo nome, mas há variações em todos os países dos Balcãs e da Europa Oriental para a Rússia .Se espalhou pela Grécia atraves de músicos errantes que migraram da Europa Oriental para os portos do Mediterrâneo da Ásia Menor e Macedônia. Os músicos que espalharam a música e a dança evoluíram em diferentes formas.Hoje, ela é amplamente utilizada como dança popular na Grécia, mesmo em áreas onde so se dança apenas as populares. Em festas, festivais e feiras e na vida noturna é sempre a primeira opção, pois é muito fácil de seguir.

Você poderá gostar também:

A Arte da dança Grega
Danças típicas Gregas
Danças Gregas- Sitarki
Danças Populares Gregas
Dança Tsifteteli
Eu Amo as danças Gregas

Até a próxima! 🙂

 

Post anterior

Danças Gregas-Sirtaki

Próximo post

Dança Tsifteteli

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


1 Comentário

  1. Adriana VOyagioglou
    1 de setembro de 2015 as 01:20 — Responder

    Olá … Sou brasileira neta de grego… Minha familia está aí… Parabéns pela page! Adorei! Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *