MENU PRINCIPAL

Danças típicas gregas

Há mais de 4000 danças tradicionais que vêm de todas as regiões da Grécia. Cada área ou vila na Grécia tem suas próprias danças, que variam de região para região e até mesmo de aldeia em aldeia. Esta diferença de danças, devido a razões tais como o clima, o modo de vida, as guerras e as catástrofes e outros.Danças tradicionais gregas, por causa do show de variedades, são divididas em várias categorias.A classificação das danças geralmente são feito em dois estilos: Danças tradicionais (Παραδοσιακά) e danças populares (Λαϊκά) .

Danças típicas gregas

As mais conhecidas danças tradicionais são: Tsamiko, Kalamatianos, ,Karagouna, ,Epirou-Sirtos nos três, ,Sirtos nos dois,Pondou – Kotsaris,  Ikariotikos, ,Creta Sirtos Chaniotikos, ,Creta-Pendozalis, ,Creta-Sousta, ,Creta Maleviziotis/kastrinos, ,Trácia Zonaradikos,, Trácia- Baintouska,Balos. e Tsakônico .

Dança tradicional Tsamiko (τσάμικο): Esta dança é provavelmente nomeado devido aos Tsames em Épiro. É predominantemente uma dança masculina e é considerada uma dança folclórica, mas alguns dizem que seu nome vem das roupas de klepthes, combatentes das montanhas na Guerra da Independência.O tsámikos também se chama kléftikos, pois era dançado, como uma espécie de preparação para a luta, pelos armatolous e kléftes, homens que compunham um grupo de resistência à ocupação otomana na Grécia. É a mais heróica e característica de todas as danças gregas, e sua coreografia exige dos dançarinos suas melhores habilidades acrobáticas.

Dança tradicional Syrtos Kalamatianos (καλαματιανός):Justamente considerada uma das mais antigas danças tradicionais gregas, como é videnciado por inscrições, pinturas e desenhos, em vasos que foram descobertos durante escavações na Grécia e datam até mesmo antes do nascimento de Cristo. Os Kalamatianos pertence às “danças” que tem trava medida 7/8 e dançavam em círculo, com uma direção para o direito de homens e mulheres. A dança se originou a partir da Grécia continental e deve o seu nome às palavras da canção que se tornou conhecido.A musica “o lenço de Kalamata” (Μαντίλι Καλαματιανό)fala sobre um amante que dá um lenço de tecido de Kalamata para a sua amada, pra época um grande gesto de carinho.

Dança tradicional de Tessália. Karagouna(Καραγκούνα):A dança da Tessália é particularmente popular nas prefeituras de Karditsa e Trikala onde dançam em um círculo formados por homens e mulheres. O nome Karagouna foi dado devido aos Karagounis, os moradores simples de Tessália que trabalham na agricultura.

Dança tradicional Epirou Sirtos nos três: A danca Sirtos nos três dançavam em muitas partes da Grécia, mas especialmente no Épiro. Dançada por homens e mulheres e é caracterizada por fecho lento e contínuo.

Dança tradicional Pogonisios -Sirtos nos dois : Sao danças continentais , de diferentes versões do que se refletem em outras áreas da Grécia. No continente, são as danças mais prevalentes, como a maioria das danças continentais que terminam em “Syrtos em dois.” Chamado Pogonisios, vindo especialmente do Pogoniou ,região de Ioannina. Sao dançadas com muita intensidade e diminuição do corpo, em todas as etapas é dançado por homens e mulheres.

Dança tradicional do Pondou – Kotsaris(Πόντου-Κότσαρι): O Kotsaris é uma das danças mais prevalentes do Pondou , com pequenos e rápidos passos. O nome vem das palavras “Κότ”, que significa calcanhar e “αίρω” o que significa peso, porque praticamente todas as etapas são caracterizadas por uma ligeira elevação do calcanhar do chão, para que os bailarinos se movem mais ao longo dos dedos.

Dança tradicional Ikariotikos(Ικαρώτικος ) : O Ikariótikos vem da ilha de Ikariá, onde caiu Ícaro, o herói mitológico que, contra as recomendações de seu pai, Dédalo, aproximou-se muito do sol, que lhe derreteu as asas de cera com que fugira da ilha de Creta.A dança tradicional Ikariotikos é conhecida por toda a Grécia e a música que o acompanha, saudando sua Ikaria.A dança Ikariotikos esta presente em todas as ilhas do Mar Egeu, danca de homens e mulheres .Antigamente dançavam com os braços cruzados hoje dançam segurando as mãos ou apoiando-as nos ombros.A música e a dança são as principais formas de entretenimento em Ikaria. Dançam durante o ano todo, nos batizados, casamentos e festas religiosas, onde se pode ouvir e dançar ao som de música ao vivo de Ikaria.Nos últimos anos, as festividades fizeram”renascer” com a participação de jovens, mas também de visitantes, especialmente durante o verão, e é um dos elementos do carácter específico da área.

Dança tradicional de Creta-Sousta.(Σούστα): é o nome de uma dança folclórica em Chipre e Creta, que é dançado na Grécia e geralmente na região dos Balcãs. A música é geralmente tocado com uma lira , violino ou bandolim.Os elementos de erotismo e namoro atuam na dança, que geralmente é realizada por pares de homens e mulheres dançando opostos.

.

Dança tradicional de Creta-Sousta.(Σούστα): é o nome de uma dança folclórica em Chipre e Creta, que é dançado na Grécia e geralmente na região dos Balcãs. A música é geralmente tocado com uma lira , violino ou bandolim.Os elementos de erotismo e namoro atuam na dança, que geralmente é realizada por pares de homens e mulheres dançando opostos. Outra forma é o onde que todos os dançarinos em uma fileira seguem a primeira bailarina que se move em padrões complexos. Quase todas as ilhas do Egeu tem uma dança Sousta.As origens do Sousta vêm dos antigos pyrrhichios (πυρρίχιος / πυρρίχη), uma dança marcial de Creta.

 

Dança tradicional de Creta-Pendozalis(Πεντοζάλης):O Pentozali é uma dança de guerra, vigorosa, com movimentos de salto alto e permite varias improvisações. Ela começa em um ritmo moderado e acelera progressivamente. Os bailarinos se abraçam pelos ombros e formar um círculo incompleto, que gira para a esquerda muito lentamente, ou, por vezes, não em todos, porque a maioria dos passos animados são em sintonia. O primeiro bailarino deverá improvisar engajar-se em acrobacias, neste caso, ele e as mãos dos dançarino a espera, ao invés de ombros, e segundo o dançarino fica parado e rígido, de modo que a primeiro bailarino tem uma base estável para executar. Uma vez que o primeiro dançarino terminou sua parte, ele é esperado para quebrar fileiras e, lentamente, dançar seu caminho para o fim da fila, dando seu lugar para o segundo, e assim por diante. As mulheres também executam a dança, mas seus passos são mais contido porque seu vestido não permite saltos altos. Obs: Esse video foi feito na ilha de Creta, apesar de esta em grego, vale a pena assistir, da pra sentir no olhar de todos que fizeram essa gravação o amor pela dança.

 Danças tradicionais-Balos.( Μπάλος): O Sirtos Ballos é uma das mais conhecidas danças folclóricas das ilha na Grécia. Há também versões diferentes em outros países balcânicos. O Ballos é de origem grega, com antigos elementos gregos.A melodia de um Ballos é geralmente alegre e lírica que é típico da música das ilhas do Mar Egeu. Esta dança de casais incorpora todos os elementos do namoro: atração, flerte de exibição, das proezas masculino e virtude feminina, perseguição, e de rejeição, seguido pela captura eventual e se render…Sua origem está na cultura da ilha da Grécia. Os homens não poderiam abordar as mulheres facilmente, então eles criaram esta dança, a fim de “flertar” com eles. Existem várias formas de os Ballos ao redor das ilhas. O mais simples é aquela em que um par individual passa por uma série de valores espontâneos. Em outra versão, muitos casais dançam ao mesmo tempo, como se estivessem sozinhos na pista de dança. Ainda outra versão é introduzida por um Sirtos. E, finalmente, na forma mais complicada, uma série de casais passam por várias figuras, que lembram um pouco do minueto Europeia.

 

Dança tradicional de Trácia – Zonaradikos:O nome vem de zonari(ζωνάρι= cinto), que significa “cinto”, pois dança-se com as mãos cruzadas, segurando os cintos uns dos outros, mas às vezes cruzam-se só as mãos.

Dança tradicional da Trácia- Baintouska(Μπαϊντούσκα): O baintouska é dança circular de Trácia e Macedónia. Como outras danças, mostra diferenças pequenas ou grandes de um lugar para outro. A dança tem 10 etapas, em três partes: Ao contrário da época da área da dança e da direção. A dança Baintouska é simbólico, representando os passos de uma batalha tática. Considerado dança de guerra, enquanto a intimidação grito dançarinos, confirma o caráter da dança de guerra selvagem.

Dança Tsakônico (Τσακώνικος): Dança do sul do Peloponeso, tem uma tradição muito antiga. Dizem que descende do Iéranos (Γέρανος), ou “dança de Teseu”, que reproduz o percurso seguido pelo grande herói ateniense ao sair do labirinto guiado pelo fio de Ariádne. É uma dança circular na qual os dançarinos seguram fortemente o braço de seus parceiros como se temessem se perder deles.A dança é redonda e aberta.Às vezes, mais de uma vez, formando um caracol (bobina) a um ritmo lento e se desenrola em um ritmo acelerado, o que representa a vida, o crescimento, a vitória.

Dança do Zalogou(Χορός του Ζαλόγγου) : Durante o período otomano, a dança, combinada com a parte integrante de sua música, tornou-se uma arma poderosa contra a alienação e perda de consciência nacional. É importante notar que esse período nasceram novos tipos de danças que descrevem feitos heróicos e grandes momentos da Grécia, o que aumenta ainda mais a resistência moral dos escravizados. Tais danças são Kagkeleftos(Καγκελευτός) em Halkidiki, Makrynitsa(Μακρυνίτσα)em Naoussa e a “Dança do Zalogou(Χορός του Ζαλόγγου) no Épiro.

Você poderá gostar também:

A Arte da dança Grega
Danças típicas Gregas
Danças Gregas- Sitarki
Danças Populares Gregas
Dança Tsifteteli
Eu Amo as danças Gregas

Até a próxima! 🙂

 

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

2 respostas

  1. Olá meu nome é Anne eu tava fazendo um trabalho e vi este site e me ajudou muito mesmo fui ata elogiada muito obg eu amei o texto até me deu vontade de conhecer aí.☺️☺️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *