MENU PRINCIPAL

Thiago Crocco em Atenas

Thiago Crocco em Atenas – Este post foi escrito por um brasileiro que se apaixonou pela Grécia.
“Engraçado como uma viagem ao exterior te dá uma injeção de ânimo. Mesmo depois de 12 horas  de vôo + algumas horas em Frankfurt + 4 horas de vôo para Atenas, + “jet lag” para quem os  marinheiros de primeira viagem aqui vai a explicação do que é o JET LAG É a descompensação  horária causada pela viagem de avião e mudança de meridiano.

Thiago Crocco em Atenas

Quando se viaja entre vários  fusos horários, o relógio biológico não fica de acordo com o horário do destino, pois o  ritmo dia/noite em que a pessoa estava acostumada: o padrão natural do corpo é mudado, como  por exemplo as horas de refeição, de repouso e regulação hormonal já não correspondem ao  ambiente. Desde o momento da chegada no destino e adaptação ao horário local, a pessoa está  sofrendo um jet lag).
Fiquei em um hotel em Atenas chamado TEMPI (Tempi Hotel) 03 estrelas, super bem  localizado, próximo a Estação Monastiraki do metrô, pedi meu quarto com sacada e sem saber  do brinde inesperado: uma bela vista para a Acrópoles. Uma opinião pessoal: quando faço uma  viagem ao exterior, seja a turismo, negócios, etc, procuro me hospedar em lugares próximos  as estações de trem, metrô, tram, por exemplo. Existem pessoas com os mais variados  orçamentos, viajando em casal, grupo, família etc. Particularmente não busco ostentação,  requinte, luxo. Procuro um lugar limpo, confiável e se possível bem localizado (no sentido  de transporte, proximidade aos pontos turísticos). Por que estou mencionando isso? Já ouvi  vários conhecidos mencionando sobre hotéis 04,05 estrelas, cama kingsize, serviço de  quarto, piscina. Daí eu pergunto: “Meu caro você vai viajar pra ficar na piscina, dormir  numa cama kingsize, ter serviço de quarto ou para VISITAR O LUGAR?” A pessoa cai em si. Então meus amigos e amigas, quando viajarem pense no que você quer: um lugar bacana para  visitar, conhecer, explorar ou ficar entre os muros do hotel, as paredes do quarto e a cama  kingsize? Particularmente acho 2 ou 3 dias está de bom tamanho para conhecer os melhores pontos de  Atenas.

Thiago Crocco em Atenas

Thiago Crocco em AtenasAo sair do hotel tomei um belo café em um local na mesma rua. A primeira visita foi  a Acrópole…que linda… paixão a primeira vista…da sacada do quarto!O trajeto até ela demorou, era um click a cada 20 passos…haja cartão de memória. Estava  preparado, duas câmeras, filmadora…o autêntico turista…Depois de atravessar o Propileus, a entrada monumental do sítio arqueológico, vocês ficarão  fascinado ao ver o Pártenon e, em menor escala, os outros templos da colina, com o  Erectéion e o de Atena Nique.As atrações turísticas da cidade estão bem perto uma das outras e quase tudo pode ser feito  a pé, depende da sua disposição e época do ano, já que o verão é intenso e estafante. Após passar quase 2 horas visitando e fotografando o Parthenon a fome começou a bater. Mas  antes de parar para almoçar, tomei um famoso….”Frozen lemonade”… Digamos que seja um  tipo de “raspadinha” sem o leite condensado…rsrsrs…bem refrescante. Uma dica que dou  para aqueles que, como eu gostam de explorar a pé, não aconselho fazer uma refeição muito  longa ou pesada. Digo isso pois é normal na Grécia, passar de 2 a 3 horas numa mesa. É um  hábito dos gregos, sei que é maravilhoso degustar da culinária grega, rica em ingredientes  saudáveis: azeite de oliva, iogurte, vegetais, um pouco de carne ou peixe e vinho. Os  gregos preferem um café-da-manhã rápido e um almoço digamos, pesado.

Thiago Crocco em Atenas

Meu almoço durante praticamente toda viagem foi o “Gyro” o famoso churrasco grego. Ei!!!  Não faça essa cara de nojo, não torça o nariz!! O Gyro é a comida, digamos mais típica da  Grécia. E nada tem a ver com os famosos “churrascos gregos” vendidos por exemplo aqui no  centro de SP. Existe a opção de carne de frango, carne bovina e carneiro. Ele é servido no  pão pitta (tipo sírio) lascas de carne, tomate, cebola, o delicioso molho Tzatziki  (iogurte, pepino, alho e hortelã) e batatas fritas. Vou postar uma foto…Além de ser barato é bem saboroso. Você o encontra praticamente em toda esquina. Optei por  esse tipo de refeição pois sabemos que o calor já nos deixa mole e indisposto, imaginem  comendo uma Moussaka…!

Thiago Crocco em Atenas

Um local que a visita é “obrigatória”: NOVO MUSEU DA ACRÓPOLE. Tive a sorte de viajar no  ano da reinauguração, 2009. Alguns números que impressionam: 21.000 m², sendo 14.000 m² destinados as exposições, custou 130 milhões de euros e contém  4.000 objetos.

Thiago Crocco em Atenas

Aconselho fazer a pé ou de metrô. Alugar carro não compensa o estresse de enfrentar o  trânsito e o mais importante, a falta de conhecimento ou nenhum conhecimento sobre a região  somado ao seu nível de inglês e/ou grego para debater com o guarda ao cometer alguma  imprudência. Imagine ser parado em plenas férias por limite de velocidade, ninguém merece,  né?

Thiago Crocco em Atenas

Aqui vão os pontos de Atenas:

1. Monastiráki (Μοναστηιράκι)– Esse bairro deve seu nome à pequena igreja do mosteiro de  Plateía Monastirakíou e é o sinônimo do famoso mercado de pulgas de Atenas. Localizado ao  lado da Ágora Antiga, liga-se à Rua Sari, a oeste e à Aiólou, a leste.
2. Psyrrí (Ψυρρή) – Cercada pelo Mercado central e ruas Athinas e Ermou, esta vizinhança  está se tornando a área mais moderna da cidade. À noite o bairro se transforma de centro  comercial em região de cafés, restaurantes e bares de vinho.
3. Plaka (Πλάκα) – O bairro se encontra no centro histórico de Atenas. Poucas de suas  construções datam do period anterior ao otomano, mas o lugar permanece como a area habitada  mais antiga da cidade. O nome talvez venha dos soldados albaneses que aqui trabalharam para  os turcos no século 16 – plaka (velha) era a palavra que descreviam a area.
4. Praça Syntagma (Σύνταγμα)- esta praça é sem dúvida um dos locais mais importantes e mais  concorridos da cidade, não só pelo fato de funcionar o Parlamento Grego mas também no seu  entorno, estão elegantes edifícios , hotéis de luxo e empresas. Lembrando que muitas das  manifestações ocorridas tempos atrás ocorreram aqui.
5. Monte Lykavittos (Λυκαβηττός) localizado no bairro Kolonaki, para chegar lá, pegue o  metrô e desça na estação Evangelismos (Ευαγγελισμός ), você terá uma longa ladeira a  subir…vale à pena visto que o bairro é um dos mais elegantes de Atenas. Para chegar ao topo  do monte você pegará um teleférico.

Thiago Crocco em Atenas

Falar de Grécia é falar de História . É viver História.Essa máscara é feita de argila. Comprada em Atenas no Bairro Monastiráki. E falando em História…A máscara é do Deus Grego Dioniso ou Dionísio (em grego: Διώνυσος ou Διόνυσος, transl. Diōnisos ou Diónisos) era o Deus grego dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia, mas, sobretudo, da intoxicação que funde o bebedor com a deidade. Filho de Zeus e da princesa Sêmele, foi o único Deus olimpiano filho de uma mortal, o que faz dele uma divindade grega atípica. Ele é equivalente ao Deus Romano Baco.

Thiago Crocco em Atenas

Essa paixão não foi é não é somente pelo turismo. A primeira vez que me deparei com a  Acrópole e ao subir ficar de frente com o Parthenon, quando desembarquei na primeira ilha e  me deparei com tamanha beleza…fiquei alguns minutos contemplando o lugar. Amigos e  amigas, sabemos que o Brasil tem praias e lugares paradisíacos também. Mas digo uma coisa,  só quem viajou para a Grécia entende a real sensação que estou falando, não existe  descrição. É algo transcendental.A partir dessa paixão fui atrás de músicas gregas, cultura, idioma culinária. Isso tudo me  aproxima da Grécia. Quem quiser enviar perguntas, tirar dúvidas. Terei  o maior prazer em responder. Se quiserem me adicionar no FB ou pelo e-mail:  thcrocco@gmail.com tenho algumas fotos também no www.flickr.com/photos/croccothi , cliquem  em álbuns e escolham as ilhas.

Um grande abraço a todos!

Texto e fotos de Thiago Crocco.

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *