MENU PRINCIPAL

Cafeteria Melina Mercouri

Cafeteria Melina Mercouri – Um post contendo uma dica de um lugar super charmoso para tomar o chocolate quente mais gostoso de Atenas!

A área de Plaka é um dos bairros mais atraentes de Atenas e fica exatamente sob as encostas da Acrópolis. O pequeno bairro atrai  turistas do mundo inteiro, gracas as mansões neoclássicas e casas com telhados vermelhos, suas pequenas estradas sinuosas , varandas com buganvílias, gerânios e jasmins.

Cafeteria Melina Mercouri

Plaka é chamado muitas vezes na literatura grega como o bairro dos deuses, também pudera, pois o bairro é realmente muito charmoso! Pelas ruelas é  fácil encontrar restaurantes com mesinhas pelo lado de fora, nas calcadas e muitas lojas de artesanatos gregos.

Cafeteria Melina Mercouri

A cafeteria tem o nome de Melina, devido a essa casa amarela que foi uma das moradia dela em Atenas.

Cafeteria Melina Mercouri

Para quem não sabe a Melina Mercouri foi a primeira mulher Ministra da Cultura da Grécia e aqui vai toda a biografia dela, tirada do site Wikipédia.

Cafeteria Melina Mercouri

Melina Amalia Mercouri (Atenas, 18 de outubro de 1920 — Nova Iorque, 6 de março de 1994), mais conhecida como Melina Mercouri (em grego: Μελίνα Μερκούρη), foi uma atriz, cantora e ativista política grega. Fez parte do Parlamento Helênico e, em 1981, tornou-se a primeira mulher a ser Ministra da Cultura na Grécia.

Cafeteria Melina Mercouri

Seu avô, Spyros Merkouris, foi prefeito de Atenas por muitos anos e seu pai era membro do Parlamento. Seu tio era George S. Mercouris, líder do Partido Socialista Nacional da Grécia e que se tornou presidente do Banco da Grécia durante a ocupação da Grécia pelo Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial.

Cafeteria Melina Mercouri

Seu primeiro filme, Stella (1955), foi dirigido por Michael Cacoyannis, o diretor de Zorba, o grego. Foi ele que a levou para Cannes, onde o filme foi indicado à Palma de Ouro. Lá, Melina conheceu o diretor Jules Dassin, com quem viveria até morrer. O casal não teve filhos.

Cafeteria Melina Mercouri

Melina tornou-se conhecida mundialmente quando estrelou, em 1960, o filme Never on Sunday, de Jules Dassin, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes e uma indicação ao Oscar de melhor atriz. Em 1978, Melina encerrou sua carreira no cinema para se dedicar à política.

Cafeteria Melina Mercouri

Durante o período da ditadura militar na Grécia, Melina morou na França. Quando a democracia retornou ao país, ela primeiro se tornou membro do Parlamento; depois, a primeira mulher a ser Ministra da Cultura no país por dois mandatos consecutivos; depois trabalhou novamente no mesmo cargo em 1993 e 1994. Como Ministra da Cultura, lutou para retomar os famosos Mármores de Elgin, conhecidos como mármores  do Parthenon.

Cafeteria Melina Mercouri

Melina Morreu em Nova Iorque, de câncer de pulmão, aos 73 anos. Seu corpo retornou para Atenas, onde teve funerais de primeiro-ministro.

Melina em  1960, no filme Never on Sunday, de Jules Dassin, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes e uma indicação ao Oscar de melhor atriz. em 1978.
Endereço da Cafeteria Melina:Rua Lysiou  22, Plaka – Atenas-tel: 30.210.3246501
Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *