MENU PRINCIPAL

Eu estou falando Grego

Falando Grego? “Sim estou falando Grego! “Uma das coisas que mais me chamou a atenção nos primeiros anos de adaptação  na Grécia  foi a forma como os gregos se comunicam, além de ser uma língua totalmente diferente, eles tem umas manias típicas que nunca tinha visto em toda a minha vida.

Falando Grego
Falando Grego

Lembro muito bem, das surpresas que tomavam conta de mim toda vez que eu presenciava tão perto esse tipo de dialeto. Assim que chegamos aqui,recebi várias visitas e dentre elas, uma Senhora bem simpática, ela era  uma amiga do meu marido e assim que entrou na minha casa disse:”koukla”(κουκλα)! que significa boneca, mas com sentido de bonita e depois deu umas cuspidas em minha direção  resmungava um “tuf tuf tuf” meio estranho! Eu quase infartei de medo ali, pensava que era aquilo? E a mulher me abraçava e mais “tuf tuf tuf”! Quando ela foi abraçar a minha pequena, só deu tempo de falar baixinho:”Morzim tampa o rosto rápido!”Foi o tempo da minha filha tampar  e lá se foram mais “tuf tuf tuf” na minha pequena!
Esse “tuf tuf tuf” é muito usado aqui e é uma forma de te dizer o quanto você é linda e ao mesmo tempo de te proteger do mal olhado.Foi a partir desse dia que fui percebendo que os gregos  realmente tem um jeito peculiar de se expressar, acredito que essas manias e frases prontas tenham vindo de muitos,mas muitos anos atrás.
Uma das palavras que mais escutei aqui foi o tal do “sigá sigá”(Σιγά σιγά) que tem o mesmo significado de devagar e sempre, na minha ânsia de querer aprender a falar o grego eles sempre me respondiam um caloroso siga-siga. Achava tudo muito estranho e ao mesmo tempo divertido!
Nós tínhamos um vizinho  que não parava de falar “po po po!”(πω πω πω), se estava alegre era um “po po po mais acentuado e se estava triste era um “po poo poo” mais dramático! As vezes eu me segurava para não ri ali no meio de uma conversa séria. Eram tantas formas de expressões que eu tinha que entender e aprender ,que as vezes eu me perguntava se aquelas expressões seria algum tipo novo de dialeto grego.
E quando eles se espantam com alguma coisa? Levantam a gola da camisa dão umas cuspidas e falam repetidas vezes:”Ah pa pa pa pa”! E entre dez palavras soltam “Ah Panagia(Nossa senhora)!! Ahh tem também o “tchau” de mão aberta na Grécia nem pensar,logo eles vão pensar que vocês estão xingando eles e também  nem pensem em fazer um ok em forma de gesto como no Brasil, por que aqui para eles  é ofensa territorial!!
Em geral os gregos são alegres e gostam muito dos brasileiros. Muitos me perguntaram se eles são preconceituosos, bom, na minha opinião, eles não gostam dos povos que fizeram parte das guerras contra a Grécia, pois as lembranças deles ainda são vivas, enquanto aos brasileiros eu acredito que não, teve uma outra senhora que  veio me conhecer alguns meses depois e me lembro bem da forma como ela me fitou.Era claro que ela estava surpresa e por fim perguntou?: “Nossa senhora!!(Panagia!) sua esposa é branca!! Pensei que fosse negra!” Foi preciso alguns meses morando na Grécia para entender que aquele tipo de pergunta não tem nada a ver com o racismo. A verdade é que a imagem que o Brasil faz questão de mostrar para fora é exatamente essa: Um país de belas mulatas,samba o ano inteiro e o maravilhoso futebol. Uma pena não é? O Brasil com tantas qualidades e o mundo inteiro só conhece essas três!
Existe outras expressões, mas infelizmente no momento não estou lembrando.Com o tempo aprendi a não só entender esses jeito de falar como também a respeitar e para fechar esse texto, eu confesso que já me peguei várias vezes falando um “po po po” acompanhado por um sonoro “Panagia!” Faz parte! Morar na Grécia é assim, tudo te contamina até mesmo o jeito peculiar deles de se expressarem!

Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

8 respostas

  1. olá,Virna,
    Adoro os seus posts e tenho lido todos sobre a Grécia,o que me ajudou a montar minha próxima viagem agora em junho,p/Atenas e Ilhas gregas.Por favor,vc poderia me indicar alguém que fale portugues e faça traslados entre aeroporto e centro de Atenas e vice-versa ?Também gostaria de fazer um tour de meio dia em Atenas,privado ou em grupo,c/ um guia falando portugues.
    Agradeço muito sua atenção!

  2. Oo que significa mesmo “po po po”? Tenho uma amiga que usa como se fosse “uau”, mas só duas vezes: “po po”.