AtenasMúsica GregaVida na Grecia

Eu moro na Grécia

Muitas pessoas se assustam quando digo que eu moro na Grécia, “mas como pode uma brasileira morar num país onde só se fala na crise financeira?!”

Uma Brasileira na Grécia

Uma Brasileira na Grécia

Pois é, eu moro e cheguei bem no auge da crise, ano de 2008, época em que os bancos pegavam as casas de seus devedores, épocas das passeatas, do quebra pau na frente do Parlamento Grego, época em que brasileiros em massa residentes por muitos anos na Grécia,retornaram para o Brasil. Ficamos muito assustados no início, mas assim que chegamos meu marido conseguiu um emprego e fomos ficando e hoje já não sei como seria viver em outro lugar.

Uma Brasileira na Grécia

Uma Brasileira na Grécia

A Grécia tem uma cultura milenar, por onde andamos aqui, tem história, tem vida e tem muita coragem! É um país que cresceu no meio de muitas batalhas, roubaram suas riquezas, tomaram poses de suas terras, mas só não conseguiram pegar a sua identidade. Mesmo fazendo parte da União Europeia, a Grécia sempre vai ser única em tudo, no seu jeito de falar, no seu jeito de vestir, no seu jeito de amar e também na sua beleza exótica e cultural. Eu poderia ficar o dia todo falando das coisas que amo na Grécia, mas levaria muito tempo para terminar essa postagem(risos)! Então separei apenas 10 motivos, mais que especiais, que me fazem  amar a Grécia!

Uma brasileira na Grécia

Uma brasileira na Grécia

1- logo quando mudamos para cá a primeira coisa que me chamou a atenção foi a segurança. Andar a qualquer hora da rua sem sentir aquele frio na barriga é realmente fascinante! Incrível que, mesmo com a crise, muitos brasileiros que moram aqui não querem ir embora e o fator principal é o mesmo que me encantou na minha chegada: Segurança.

Comida grega

Comida grega

2- Amo demais a comida Grega! A Grécia é a terra das azeitonas, do azeite puro, do delicioso queijo feta , terra do verdadeiro iogurte natural. Quem nunca comeu um delicioso polvo nas inúmeras tabernas espalhadas por toda a Grécia, não sabe o que esta perdendo, ao mesmo tempo que a comida grega é extremamente típica, ela é simples e suave como a salada grega.

Santorini

Santorini

3- Visitei varias ilhas e todas belas, mas Santorini é especial e foi incrível como eu amei Santorini  a primeira vista! Bela e encantadora ! Santorini é uma ilha romântica e misteriosa, sentar num cantinho qualquer olhando para a caldeira é o que há de melhor para fazer nessa vida!

Monastiraki

Monastiraki

4-  Monastiraki , Plaka e os outros bairros que contornam a Acropolis. E fantástico passear por todo esses bairros, com suas tabernas exalando um delicioso cheiro de comida típica, com suas inúmeras lojas de artesanatos e com seus mercados de pulgas espalhados por todas as ruelas e o mais gostoso  é olhar para o alto e dá de cara com a majestosa Acropólis. Realmente amo demais essa beleza histórica!!

Meteora

Meteora

5- Metéora ,apesar de morarmos bem longe (450km) faz parte da minha lista. Metéora para mim, é como um enorme templo religioso ao céu aberto, preciso ir sempre para me energizar e agradecer por tudo de bom quem tem acontecido na minha vida.

Uma brasileira na Grécia

Uma brasileira na Grécia

6- A verdade é uma só! Quem toma banho nas águas azuis do mar Egeu, nunca nais será a mesma pessoa… o azul claro e quentinho das águas do mar são um acalento para os 4 meses de verão da Grécia!

Sintagma

Sintagma

7- Engraçado é que, quando mudamos para cá, logo me imaginava dirigindo pelas ruas de Atenas, mas não foi bem assim, pois o transporte publico  funciona tao bem que acabei  aposentando a  minha carteira de motorista, ando para cima e baixo de metrô. São super organizados e rápidos!

Grécia

Grécia

8- Eu gosto muito das 4 estações da Grécia. É  impressionante como elas existem aqui! A que eu mais gosto é o verão…o azul do mar fica brilhante e o todas as cores ficam acentuadas com o calor. Os dias ficam coloridos! Depois vem o outono e é muto interessante ver as folhas caindo…se preparando para os 4 meses de inverno… o inverno me deprime um pouco, mas logo  chega a primavera com todas as flores brotando. Ai sim tudo fica perfeito!

Alfabeto Grego

Alfabeto Grego

9-Adoro a língua grega e também da forma como  eles se expressam. Demorei muito para aprender e ainda não sei nem a metade do que deveria estar sabendo. Mas ter uma conversação em grego com nativos é muito gostoso, é diferente e eles são muitos pacientes quando não entendemos  determinados assuntos,gesticulam e fazem mímica para a gente entender.

10-Amo a dança grega! As danças  não são apenas um mexer de pernas e braços não, cada uma tem sua história de vida. Essa do vídeo,por exemplo, é a dança dos Pescadores. Um resumo sobre a história dessa emocionante dança: Depois da guerra (1952), um graduado da Academia de Ginástica Kalymnios de Educação Física, Teófilo Klonaris, filho de mergulhador de esponjas se juntou à banda de Dora Stratos. Então, ele decidiu homenagear seu pai e o imitou e incorporou essa imitação na sua própria dança. Uma dança em que o “pescador” caía e se levantava para dançar com os outros companheiros, acompanhado por melodia e inspirados pela coragem e bravura dos pescadores de esponjas.Muitos pescadores de esponja devido as altas profundidades dos mergulhos acabava adquirindo uma doença que paralisava a coordenação motora. Entenderam agora o porque da minha paixão pela dança grega?! Cliquem em Danças Gregas que vocês vão ler tudo sobre o que eu postei delas e tenho certeza que vocês também vão amar!

Ate a próxima! 🙂

Post anterior

Ilha de Ikaria

Próximo post

Lagoa de Vouliagmeni em Atenas

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *