MENU PRINCIPAL

Ilha de Egina na Grécia

A ilha de Egina faz parte do conjunto das ilhas de Sarônica , que estão localizadas entre a península da Ática e as costas do nordeste do Peloponeso.Devido a sua curta viagem de ferry a partir da capital grega, elas são perfeitas para passeios de um dia.

Ilha de Egina na Grécia

A ilha Egina  é um dos destinos turísticos mais populares, pois está  apenas 16,5 milhas náuticas do porto de Piraeus (50 minutos de barco). De acordo com o mito, a ilha tomou o nome de uma ninfa, filha do deus do rio  Asopos, a quem Zeus se apaixonou e levou com ele para a ilha. Como chegar nessa ilha cliquem Aqui! E hotéis para as ilhas cliquem Aqui!

Ilha de Egina na Grécia

De 01/11/1827 até 10/03/1829, a ilha de Egina era a capital provisória do estado grego recém fundada. Foi durante esse período que o governador Ioannis Kapodistrias teve impressionantes mansões neoclássicas construídas para abrigar seu quartel general, que hoje são importantes atrações turísticas.

Ilha de Egina na Grécia

A pequena ilha possui um grande número de pontos turísticos e belezas naturais, e destaque da ilha fica com  famoso Templo Archea, que constitui  um triângulo equilátero com o Parthenon e o Templo de Poseidon em Sounion, o chamado “triângulo sagrado” da antiguidade. O templo de Athena Archea  está bem perto de Agia Marina e encontra-se a 500 a.C , de fato o monumento mais importante da ilha. O templo foi fundado para formar um triângulo equilátero com o Parthenon e o Templo de Poseidon em Sounion, o chamado “triângulo sagrado” da antiguidade. A parte mais impressionante do templo são os maravilhosos frontões esculpidos, onde uma grande parte está exposto no Glyptothek de Munique. Resultados de escavação estão em exposição no Museu Arqueológico de Egina.

Ilha de Egina na Grécia

A vila Egina, capital da ilha, destaca-se por suas construções bem preservadas. Nos arredores pode encontrar encantadores  e pequenas aldeias com características bem tradicionais, como Kypseli, Agii e Vagia, bem como estâncias turísticas organizadas como Agia Marina, Perdika e Souvala. Egina também é cercada por muitas ilhas menores (Moni, Metopi, Diaportia, Lagouses, Kyra, Dorousa, Spalathonisi, Anonyma) que pode ser alcançada por barco a partir do porto de Egina.

Ilha de Egina na Grécia

O Museu Arqueológico de Egina foi fundado em 1828 por Ioannis Kapodistrias, o primeiro governador do Estado grego. Na verdade, ele foi criado com a contribuição do historiador e estudioso Andreas Moustoxidis. No inicio o alojamento era num  edifício neoclássico no centro da vila Egina , mas a partir de 1980, foi hospedado num edifício moderno, perto do sítio arqueológico de Kolona, permanece a partir do antigo templo de Apolo. O Museu Arqueológico de Egina acolhe peças de todos os sítios arqueológicos da ilha, incluindo Kolona, o templo de Athena Archea, o santuário de Zeus Ellanios e outros sítios de menor importância. Os visitantes podem ver partes de colunas antigas, vasos antigos com descrições interessantes, inscrições arcaicas e estátuas de mármore.

Ilha de Egina

O Santuário de Apollo Delfinios, Kolona, está localizado a uma curta distância do porto, a área teve o seu nome a partir de uma coluna de pé (do tipo dórico), o único remanescente de um templo do século 6 aC. Monte Kolonas era um centro religioso da cidade antiga. A pesquisa arqueológica revelou a presença de mais de dez edifícios históricos que datam do Neolítico mais recente (quinto milênio antes de Cristo), para o período micênico (1600-1200 aC). Em frente ao sítio arqueológico encontra-se um museu com o mesmo nome.

Ilha de Egina

Sitio Arqueologico de Paleochora, de Agia Marina, representa Egina durante os tempos bizantinos. Este sítio é conhecido como a “Ilha Mystras”, porque já teve 565 igrejas, 28 dos quais com pinturas excepcionais em murais que resistiram a devastação do tempo, assim como as ruínas de um castelo medieval e dois mosteiros incríveis.

Ilha de Egina

O Monastério  Agios Nektários está perto Palaiochora, na estrada para Souvala e é  um dos maiores mosteiros nos Balcãs. Foi construído no século 20 entre 1904 e 1910 sobre o local de um pequeno mosteiro bizantino.

Ilha de Egina

As praias mais procuradas pelos turistas e gregos são: Pérdika, uma praia de seixos tranquila na vila tradicional de Pérdika.

Ilha de Egina

Praia Souvala  é conhecida por suas águas quentes e terapêuticas adequadas para curar reumatismos.

Ilha de Egina

Praia Agia Marina, uma estância turística organizada cosmopolita com muitos hotéis, quartos para alugar, bares e restaurantes.

Ilha de Egina

Praia Marathonas, duas praias, uma ao lado da outra, a 4 km de distância da cidade.

Ilha de Egina

Depois de todo o passeio na ilha, uma parada obrigatória em alguma taberna típica  para deliciar se com o delicioso peixe frito da ilha!

Ilha de Egina

O cultivo de pistache (φυστικι, fistiki em grego) começou em Egina em torno de 1860 e em seguida, expandiu-se para Atenas e para o resto da Grécia. No entanto, os pistaches de Egina são os mais famosos e considerados como produtos de altíssima qualidade. A principal variedade que é cultivada na ilha é o pistache koilarati, que têm uma forma redonda. A maioria dos campos ficam no lado ocidental da ilha, porque esta área é mais fértil e menos montanhosa do que o lado oriental.

Ilha de Egina

O processo de cultivo dura o ano inteiro. Em novembro, as árvores perdem suas folhas e permanecem assim até o final de março, depois florescem em abril e o período de colheita começa em agosto, quando os grãos saem da sua concha com facilidade e se estende até o final de setembro. Os produtos são coletados com uma vara especial e eles são enviados para as máquinas de descasque o mais rápido possível, a fim de evitar que as conchas fiquem preta. Pistacheiros são tão populares em Egina principalmente porque o solo é adequado para o cultivo deste produto. Na verdade, além de ser um dos principais produtos característicos de Egina, eles são considerados entre os melhores pistaches do mundo e os pistaches de Egina são protegidos pela UE.

Ate a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Uma resposta

  1. Obrigada pelas dicas e belas fotos! Pretendo visitar a Ilha em julho. Ficarei apenas 4 dias em Atenas, queria visitar uma ilha próxima do continente! 🙂
    Grande abraço!