MENU PRINCIPAL

Dica de Passeios Culturais em Atenas

Dica de Passeios Culturais em Atenas é um post que contém dicas do que ver na cidade mais cultural de Atenas.  E se você deseja lindas fotos em Atenas, entre em contato comigo através do email umabrasileiranagrecia@gmail.com

Parlamento Grego
Dica de Passeios Culturais em Atenas

Praça de Sintagma – está localizada no centro de Atenas. Conhecida como Praça da Constituição, é uma das principais praças de Atenas. Recebeu o seu nome depois da Constituição, em que o rei Oto I  foi forçado a aceitar apos a rebelião militar que começou em 3 de Setembro de 1843.

Catedral de Atenas
Dica de Passeios Culturais em Atenas

Catedral Metropolitana em Atenas é conhecida popularmente como Mitrópoli de Atenas. Sua construção iniciou no Natal de 1842, pelo rei Oto I e sua consorte Amália. O material para a construção veio da demolição de 72 outras igrejas e as obras se prolongaram por vinte anos. Foi consagrada no dia 21 de maio de 1862 e dedicada à Anunciação. No interior há duas relíquias de santos da Igreja Ortodoxa Grega(São Philothei e o Patriarca de Constantinopla Gregório IV), mortos pelos turcos durante a ocupação. A decoração interna é rica em ícones, com destaque para a bela iconóstase. A Catedral está em reparos desde o terremoto de 1999.

Igreja
Dica de Passeios Culturais em Atenas – Igreja Theotokos

Ao lado da Catedral está a pequena igreja Theotokos. A pequena igreja foi dedicada a Nossa Senhora da Panagia Gorgoepikoos e mais tarde foi dedicada a Aghios Eleftherios, o que explica o nome de casal.No século 17 era conhecida como “Gorgoepikoos” e “Catholicon”. Em 1841, passou a abrigar a biblioteca pública de Atenas e em 1863 foi dedicado a Aghios Eleutherios. As paredes da igreja são inteiramente construídas com blocos de mármore bizantinos, sem tijolos.

Teatro Herodes
Dica de Passeios Culturais em Atenas – Teatro Herodes

Odeão de Herodes Ático, que foi construído por Herodes Ático, de importante família ateniense, para comemorar a memória de sua falecida esposa Regilia. As obras começaram possivelmente em torno de 174.

Acropolis de Atenas
Dica de Passeios Culturais em Atenas – Acropoles de Atenas

 Acrópoles onde contém alguns dos mais famosos monumentos da era clássica da Grécia. O Partenon, Erechtheion, o Templo de Atena Nike e o Propylaea são alguns dos edifícios mais importantes e marcantes.

Parthenon
Dica de Passeios Culturais em Atenas – Parthenon

Parthenon é o maior símbolo da beleza da arquitetura clássica da Grécia antiga.Construído entre os anos 477 e 432 a.C. O imponente edifício foi criado para abrigar uma escultura colossal de Atena em madeira, marfim e ouro, tinha uma altura de doze metros.

Templo Erectheio
Dica de Passeios Culturais em Atenas – Templo Erectheio

Erectheio é um templo jônico e foi construído entre os anos 420 e 406 a.C no lugar mais sagrado da Acrópolis.A parte mais impressionante do Erectheio é a cobertura da galeria , que é apoiada com a ajuda das cariátides, aspecto feminino, com seis colunas que sustentam o telhado do templo. São apenas cópias dos originais preservados no Novo Museu da Acrópoles.

templo-de-atena-nike-8
Templo de Atena Nike

Templo de Atena Nike está localizado na ala sul do Propylaea e foi construído em 420 a.C para comemorar a vitória dos gregos sobre os persas na batalha de Salamina.O pequeno templo erguido em estilo jônico abrigava uma imagem de Athena Nike, símbolo da vitória.

Areopago
Areopago

Areópago, que em grego significa “Colinas de Ares”. Por volta de 50 da era cristã, filósofos epicureus e estoicos que discutiam com o apóstolo Paulo, o levaram ao Areópago para que lhes contassem a respeito de sua nova doutrina. Assim, Paulo disse ter feito o famoso discurso, o Areopagede, “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele o Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos dos homens. ” Atos 17:24.2

Templo Hefesto
Templo Hefesto

Ágora Antiga de Atenas era o centro da vida social, política e comercial da cidade na antiguidade. Era composta por um amplo espaço aberto cercado por muitos edifícios públicos e de muitas funções diferentes, dentro dela vai encontrar monumentos em excelente estados como o antigo centro comercial de Atenas, que agora abriga o Museu da Ágora e Templo de Hefesto, um dos antigos templos mais bem conservados. Foi construído entre 460 e 415 a.C.

Stoa de Atallos
Stoa de Atalos

Stoa de Átalo é uma das mais impressionantes stoas da Grécia antiga, localizada na antiga Ágora de Atenas. Foi construída pelo rei Átalo II de Pérgamo, e recebeu dele o nome.Estrutura típica da era helenística, era um dos maiores edifícios da antiga Atenas. Mede 115 x 20 m e é feita de mármore pentélico e pedra calcária.

Agora Romana
Dica de Passeios Culturais em Atenas

Ágora Romana era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).As assembléias aconteciam na Ágora e os gregos podiam decidir sobre temas ligados a justiça, obras públicas, leis, cultura, etc. Os cidadãos votavam e decidiam através do voto direto. Também era uma espaço público de debates para os cidadãos gregos.A Ágora também possuía finalidades religiosas (eventos, cerimônias) e econômicas (negociações, acordos econômicos, comércio de mercadorias, etc).

Torre dos Ventos
Torre dos Ventos

Torre dos Ventos em Atenas, bem abaixo da Acrópole, foi a primeira torre de relógio e estação meteorológica que se tem notícia. Ela ajudava os comerciantes locais a estimar o tempo de entrega de seus produtos e, ao mesmo tempo, ajudava a proteger a sua carga de condições climáticas extremas. Acredita-se que esta torre tenha sido construída em 47 a.C. Hoje, ela ainda pode ser admirada pelos milhões de turistas que visitam Atenas todos os anos, uma vez que ainda está na antiga Ágora, localizada em um dos mais belos e visitados bairros do mundo: Plaka.

Biblioteca do Adriano
Biblioteca do Adriano

Ao lado da Mesquista se encontra a Biblioteca do Adriano. A construção de 132-134 a.C, doada pelo próprio imperador romano, possuía estrutura retangular e uma única entrada, através de um propileu suntuoso (portão de entrada) com quatro colunas coríntias de mármore. Espaço para leitura, um teatro e um amplo jardim com cisterna também faziam parte do projeto.Além disso, uma pequena igreja foi erguida no local, no século XII, por uma influente família local, mas o que restou da construção, demolida em 1843, foram uma parede e uma pintura de parede na fachada da biblioteca.

Panepistimio
Dica de Passeios Culturais em Atenas – Panepistimio

 Academia de Atenas. A Academia faz parte da segunda construção da trilogia, é composta por peças esteticamente distintas, que formam um conjunto harmônico de massas construídas. Foi construída em duas fases, em 1859-1863 e 1868-1885.

Bliblioteca de Atenas
Dica de Passeios Culturais em Atenas – Biblioteca de Atenas

Biblioteca Nacional está situada ao lado da Academia e foi projetada pelo arquiteto dinamarquês Theophil Freiherr Von Hansen, como parte de sua famosa trilogia de edifícios neo-clássicos, incluindo a Academia de Atenas e do edifício original, da Universidade de Atenas. A biblioteca está alojado no edifício Vallianos, assim como em dois outros edifícios, em Agia Paraskevi e Nea Halkidona.A biblioteca possui 4.500 manuscritos gregos, que é uma das maiores coleção de scripts gregos. Há também muitos arquivos da Revolução Grega.

Faculdade de Atenas
– Faculdade de Atenas

Universidade de Atenas faz parte da chamada “trilogia neoclássica”da cidade de Atenas: Academia, Universidade, Biblioteca. É constituída por um grupo de massas construídas que formam que um duplo “T “, com dois pátios simétricos. A construção segue as regras básicas estéticas do neoclassicismo, enquanto ao mesmo tempo é adaptado ao clima Mediterrânico Grego. Foi construída entre 1839 e 1864 e hoje serve como sede da Universidade de Atenas.

Jardim Nacional de Atenas
– Jardim Nacional de Atenas

Jardim Nacional, são 15,5 hectares, que inclui algumas ruínas antigas, pandeiros e capitéis coríntios de colunas, mosaicos e outras pecas encontradas espalhadas por todo o jardim. No lado Sudeste estão os bustos de Capodistrias, o primeiro governador da Grécia, e do Philhellene Jean-Gabriel Eynard. No lado Sul estão os bustos dos poetas célebre grego Dionysios Solomos, autor do Hino Nacional Grego, e Valaoritis Aristotelis.

Templo d Zappion
Templo d Zappion

Zappeion foi usado durante o Jogos Olímpicos de Verão de 1896 como sala principal das provas de esgrima. Uma década depois, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1906, foi usado como a Vila Olímpica. Durante as Olimpíadas de Atenas 2004 o Zappeion foi usado como Centro de Mídia.Uma série de acontecimentos históricos ocorridos no Zappeion, incluindo a assinatura dos documentos de formalização da adesão da Grécia à União Europeia em 1 de Janeiro de 1981, teve lugar no edifício.A cabeça de Evangelis Zappas está enterrada debaixo de sua estátua que está localizada no exterior do Zappeion.

Estádio Kalimarmaro
Estádio Kalimarmaro

Estádio Panathinaiko , também chamado Kallimarmaron (em grego: beleza em mármore), é um estádio de atletismo situado em Atenas, construído inteiramente em mármore branco do Monte Pentélico.Foi construído em 566 a.C e reconstruído em 329 a.C em mármore. Em 1870 suas ruínas foram restauradas. Em 1895 foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas de 1896, sobre os planos dos arquitetos Anastasios Metaxas e Ernst Ziller e financiado por George Averoff. Sua pista tem forma de U e suas arquibancadas tem capacidade para 80.000 espectadores sentados.

Templo de Zeus
Dica de Passeios Culturais em Atenas

Templo de Zeus Olímpico. A construção do Templo de Zeus Olímpico começou durante o governo do Peisistratus, no século VI a.C. Devido a vários fatores, a obra só foi concluída 7 séculos mais tarde, em 132 d.C, sob o governo do imperador Adriano.

Arco do Adriano
Dica de Passeios Culturais em Atenas

Portal de Adriano, um impressionante arco de mármore com 18 metros de altura, que separava a cidade velha (cidade de Teseu) da cidade moderna (cidade de Adriano). Foi construído no ano de 131 d.C em comemoração ao imperador romano.

Museu Acropolis
Dica de Passeios Culturais em Atenas Museu Acropolis

 Novo Museu Acrópolis, que foi inaugurado em 2009 e é totalmente dedicado à conservação e exposição dos restos mortais encontrados na Acrópolis, apresentando sua história e função como o principal centro religioso na antiga Athenas.Foi construído em aço, vidro e concreto sobre uma área de 14.000 metros quadrados, o projeto do edifício é maximizar a luz natural para destacar as 4.000 peças em exposição.

Boa viagem!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

3 respostas

  1. Estou de viagem a grecia dia 14/10/2015 previsao de chegada na grecia dia 15/ 10 pela primeira vez eu e a esposa não falamos inglês porém fiz pacote de viagem com a cvc. Estou ansioso não poder me comunicar será que eles vão me entender através de mimicas o que vc sugere pra mim. Pode ter certeza q gostando irei + vezes.