Acrópoles de AtenasAtenasMeu trabalhoMuseu

Passeios Culturais em Atenas

Que tal fazermos juntos um passeios culturais pelas ruas de Atenas?Aqui vai uma amostra dos passeios que faço pelas ruas de Atenas. Nosso passeio vai ser  feito em forma de leves caminhadas, portanto roupas e sapatos tem quer ser bem confortáveis!

Virna Lize em Atenas

Os passeios culturais em Atenas, são divididos em duas etapas e faremos  em dois dias, com 4 horas  de caminhada para cada dia. Para quem quiser participar do passeio solicite seu orçamento e faça sua reserva pelo email: umabrasileiranagrecia@gmail.com. Os participantes ganharão  todo o roteiro em forma de pdf para baixar no computador, tablet ou celular

Sintagma

Primeiro dia – Passeio Cultural A: Começará às 9h da manhã em frente a Praça de Sintagma, que está localizada no centro de Atenas. Conhecida como Praça da Constituição, é uma das principais praças de Atenas. Recebeu o seu nome depois da Constituição que o rei Oto I da Grécia foi forçado a aceitar apos a  rebelião militar que começou em 3 de Setembro de 1843. Assistiremos a troca de guarda do Parlamento Grego e depois seguiremos rumo a Catedral Metropolitana de Atenas.

Catedral de Atenas

Catedral Metropolitana de Atenas  é conhecida popularmente como Mitrópoli de Atenas. Sua construção iniciou no Natal de 1842, com a pedra fundamental lançada pelo rei Oto I e sua consorte Amália. O material para a construção veio da demolição de 72 outras igrejas e as obras se prolongaram por vinte anos. Foi consagrada no dia 21 de maio de 1862  e dedicada à Anunciação. No interior há dois túmulos de santos mártires da Igreja Ortodoxa Grega, mortos pelos turcos durante a ocupação: São Philothei e o Patriarca de Constantinopla Gregório IV. A decoração interna é rica em ícones, com destaque para a bela iconóstase. A Catedral está em reparos desde o terremoto de 1999.

Igreja Theotokos em Plaka

Ao lado da Catedral está a pequena  igreja Theotokos.A pequena igreja  foi dedicada a Nossa Senhora da Panagia Gorgoepikoos e mais tarde foi dedicada a Aghios Eleftherios, o que explica o nome de casal.No século 17 era conhecida como “Gorgoepikoos” e “Catholicon”. Em 1841, passou a abrigar a biblioteca pública de Atenas e em 1863 foi dedicado a Aghios Eleutherios. As paredes da igreja são inteiramente construídas com blocos de mármore bizantinos, sem tijolos.

Teatro Odeão de Herodes Ático

Terminando a visitação das igrejas  seguiremos rumo aos dois teatros que estão abaixo da Acropolis,  Visitaremos primeiro o teatro mais antigo da Grécia, o teatro Dionísio, que  foi dedicado ao Deus do vinho. Ao lado tem o belo  Odeão de Herodes Ático, que  foi construído por Herodes Ático, de importante família ateniense, para comemorar a memória de sua falecida esposa Regilia. As obras começaram possivelmente em torno de 174.

Acrópoles

Seguiremos depois para a Acrópoles onde contém alguns dos mais famosos monumentos da era clássica da Grécia. O Partenon, Erechtheion, o Templo de Atena Nike e o Propylaea são alguns dos edifícios mais importantes e marcantes.

IMGP1122.JPG

Partenon

O Partenon é o maior símbolo da beleza da arquitetura clássica da Grécia antiga.Construído entre os anos 477 e 432 a.C. O imponente edifício foi criado para abrigar uma escultura colossal de Atena em madeira, marfim e ouro, tinha uma altura de doze metros.

IMGP1073.JPG

Erectheion

O Erectheion é um templo jônico e foi construído entre os anos 420 e 406 a.C no lugar mais sagrado da Acrópolis.A parte mais impressionante do Erechtheion é a cobertura da galeria , que é apoiada com a ajuda das cariátides, aspecto feminino, com seis colunas que sustentam o telhado do templo. São apenas cópias dos originais preservados no Novo Museu da Acrópolis.

templo-de-atena-nike-8.jpg

Templo de Atena Nike

O Templo de Atena Nike está localizado na ala sul do Propylaea e foi construído em 420 a.C para comemorar a vitória dos gregos sobre os persas na batalha de Salamina.O pequeno templo erguido em estilo jônico abrigava uma imagem de Athena Nike, símbolo da vitória.

Aeropago

Saindo da Acrópoles subiremos no  Areópagoque em grego significa “Colinas de Ares”. Por volta de 50 da era cristã filósofos epicureus e estoicos que discutiam com o apóstolo Paulo, o levaram ao Areópago para que lhes contassem a respeito de sua nova doutrina. Assim, Paulo disse ter feito o famoso discurso, o Areopagede, “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele o Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos dos homens. “Atos 17:24.2

IMGP1170.JPG

A Ágora Antiga de Atenas era o centro da vida social, política e comercial da cidade na antiguidade. Era composta por um amplo espaço aberto cercado por muitos edifícios públicos e de muitas funções diferentes, dentro dela vai encontrar monumentos em excelente estados como o antigo centro comercial de Atenas, que agora abriga o Museu da Ágora e Templo de Hefesto, um dos antigos templos mais bem conservados. Foi construído entre 460 e 415 a.C.

Stoa de Atalos

A Stoa de Átalo é uma das mais impressionantes stoas da Grécia antiga, localizada na antiga Ágora de Atenas. Foi construída pelo rei Átalo II de Pérgamo, e recebeu dele o nome.Estrutura típica da era helenística, era um dos maiores edifícios da antiga Atenas. Mede 115 x 20 m e é feita de mármore pentélico e pedra calcária.

Agora Romana

Ágora Romana era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).As assembléias aconteciam na Ágora e os gregos podiam decidir sobre temas ligados a justiça, obras públicas, leis, cultura, etc. Os cidadãos votavam e decidiam através do voto direto. Também era uma espaço público de debates para os cidadãos gregos.A Ágora também possuía finalidades religiosas (eventos, cerimônias) e econômicas (negociações, acordos econômicos, comércio de mercadorias, etc).

Torre dos Ventos

A Torre dos Ventos em Atenas, bem abaixo da Acrópole, foi a primeira torre de relógio e estação meteorológica que se tem notícia. Ela ajudava os comerciantes locais a estimar o tempo de entrega de seus produtos e, ao mesmo tempo, ajudava a proteger a sua carga de condições climáticas extremas. Acredita-se que esta torre tenha sido construída em 47 a.C. Hoje, ela ainda pode ser admirada pelos milhões de turistas que visitam Atenas todos os anos, uma vez que ainda está na antiga Ágora, localizada em um dos mais belos e visitados bairros do mundo: Plaka.

Mesquita Tsisdarakis

A Mesquita Tsisdarakis é um dos anexos do Museu de Arte Folclórica, que pertence ao estado e o Ministério da Cultura.Foi fundado em 1918 com o nome de “Museu de Arte Grega” e foi alojado no Tzami.Em 1923 foi rebatizado de “Museu Nacional de Artes Decorativas”, que foi dado o seu nome atual em 1959.

Biblioteca do Adriano

Ao lado da Mesquista se encontra a Biblioteca do Adriano. A construção de 132-134 a.C, doada pelo próprio imperador romano, possuía estrutura retangular e uma única entrada, através de um propileu suntuoso (portão de entrada) com quatro colunas coríntias de mármore. Espaço para leitura, um teatro e um amplo jardim com cisterna também faziam parte do projeto.Além disso, uma pequena igreja foi erguida no local, no século XII, por uma influente família local, mas o que restou da construção, demolida em 1843, foram uma parede e uma pintura de parede na fachada da biblioteca.

Monastiraki

Visitaremos algumas lojas de artesanatos de Monastiraki e depois sentaremos numa taverna para brindar o primeiro dia do passeio cultural.

Sintagma

Segundo dia – Passeio Cultural B: Nosso passeio começará  na Praça de Sintagma.Visitaremos o museu que se encontra dentro da estacão, é bem pequeno, mas a estacão é linda e enorme!

Sintagma

Na verdade as peças que estão em exposição são os achados relacionados a escavação da construção da estação.O processo de escavação dos túneis do metrô da capital grega, iniciado no começo da década de 90, precisou de uma importante cooperação entre engenheiros e arqueólogos do Ministério da Cultura. Vale realmente uma visita!

Faculdade de Atenas

Seguiremos na avenida principal rumo a importante Academia de Atenas. A Academia faz parte da  segunda construção da trilogia, é composta por peças esteticamente distintas, que formam um conjunto harmônico de massas construídas. Foi construída em duas fases, em 1859-1863 e 1868-1885.

Biblioteca Nacional de Atenas

A Biblioteca Nacional  está situada ao lado da Academia e foi projetada pelo arquiteto dinamarquês Theophil Freiherr Von Hansen, como parte de sua famosa trilogia de edifícios neo-clássicos, incluindo a Academia de Atenas e do edifício original, da Universidade de Atenas. A biblioteca está alojado no edifício Vallianos, assim como em dois outros edifícios, em Agia Paraskevi e Nea Halkidona.A biblioteca possui 4.500 manuscritos gregos, que é uma das maiores coleção de scripts gregos. Há também muitos arquivos da Revolução Grega.

Faculdade de Atenas

A Universidade de Atenas faz parte da chamada “trilogia neoclássica”da cidade de Atenas: Academia, Universidade, Biblioteca. É constituída por um grupo de massas construídas que formam que um duplo “T “, com dois pátios simétricos. A construção segue as regras básicas estéticas do neoclassicismo, enquanto ao mesmo tempo é adaptado ao clima Mediterrânico Grego. Foi construída entre 1839 e 1864 e hoje serve como sede da Universidade de Atenas.

Jardim Nacional de Atenas

Retornamos  ao Parlamento Grego para conhecer o  Jardim Nacional, são 15,5 hectares, que  inclui algumas ruínas antigas, pandeiros e capitéis coríntios de colunas, mosaicos e outras pecas encontradas espalhadas por todo o  jardim. No lado Sudeste estão os bustos de Capodistrias, o primeiro governador da Grécia, e do Philhellene Jean-Gabriel Eynard. No lado Sul estão os bustos dos poetas célebre grego Dionysios Solomos, autor do Hino Nacional Grego, e Valaoritis Aristotelis.

Zappeion

O Zappeion foi usado durante o Jogos Olímpicos de Verão de 1896 como sala principal das provas de esgrima. Uma década depois, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1906, foi usado como a Vila Olímpica. Durante as Olimpíadas de Atenas 2004 o Zappeion foi usado como Centro de Mídia.Uma série de acontecimentos históricos ocorridos no Zappeion, incluindo a assinatura dos documentos de formalização da adesão da Grécia à União Europeia em 1 de Janeiro de 1981, teve lugar no edifício.A cabeça de Evangelis Zappas está enterrada debaixo de sua estátua que está localizada no exterior do Zappeion.

Estádio Panathinaiko,

Apos a visitação de  Zappion seguiremos para o Estádio Panathinaiko, também chamado Kallimarmaron (em grego: beleza em mármore), é um estádio de atletismo situado em Atenas, construído inteiramente em mármore branco do Monte Pentélico.Foi construído em 566 a.C e reconstruído em 329 a.C em mármore. Em 1870 suas ruínas foram restauradas. Em 1895 foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas de 1896, sobre os planos dos arquitetos Anastasios Metaxas e Ernst Ziller e financiado por George Averoff. Sua pista tem forma de U e suas arquibancadas tem capacidade para 80.000 espectadores sentados.

Templo de Zeus

Depois da visitação do estádio retornaremos sentindo a principal Avenida e visitaremos o  Templo de Zeus Olimpico. A construção do Templo de Zeus Olímpico começou durante o governo do Peisistratus, no século VI a.C. Devido a vários fatores, a obra só foi concluída 7 séculos mais tarde, em 132 d.C, sob o governo do imperador Adriano.

Arco do Adriano

No canto noroeste do Templo está o Portal de Adriano, um impressionante arco de mármore com 18 metros de altura, que separava a cidade velha (cidade de Teseu) da cidade moderna (cidade de Adriano). Foi construído no ano de 131 d.C em comemoração ao imperador romano.

Museu Acrópoles

Chegaremos no Novo Museu Acrópolis, que foi  inaugurado em 2009 e é totalmente dedicado à conservação e exposição dos restos mortais encontrados na Acrópolis, apresentando sua história e função como o principal centro religioso na antiga Athenas.Foi construído em aço, vidro e concreto sobre uma área de 14.000 metros quadrados, o projeto do edifício é maximizar a luz natural para destacar as 4.000 peças em exposição.

Plaka

Depois da visitação ao museu faremos as compras de artesanatos pelas ruas de Plaka finalizando na praça Monastiraki o último dia dos passeios Culturais em Atenas, com um delicioso almoço em alguma taverna grega.

Até a próxima! 🙂

 

Post anterior

Brasileiro no Monte Olimpo

Próximo post

Brasileiras na Grécia

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


3 Comentários

  1. 30 de novembro de 2014 as 11:34 — Responder

    Muito lindo! Estivemos aí no verão de 2013 e constatamos essa imensa beleza. Amamos a Grécia!

  2. Tiago martins dos santos
    5 de outubro de 2015 as 21:00 — Responder

    Estou de viagem a grecia dia 14/10/2015 previsao de chegada na grecia dia 15/ 10 pela primeira vez eu e a esposa não falamos inglês porém fiz pacote de viagem com a cvc. Estou ansioso não poder me comunicar será que eles vão me entender através de mimicas o que vc sugere pra mim. Pode ter certeza q gostando irei + vezes.

    • Virna Lize
      6 de outubro de 2015 as 07:08 — Responder

      Converse com calma que vcs vao se entender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *