MENU PRINCIPAL

Christopsomo

Christopsomo, o Pão de Cristo , é feito somente uma vez por ano, precisamente no Natal. É nessa época do ano que as donas de casa param tudo que estão fazendo para fazer o tradicional  pão de Natal Grego.Esta é uma tradição que remonta a milhares de anos e é claro que os gregos têm outros pães referente as outras  datas, como Tsoureki(pão da Páscoa), mas todos os aspectos deste pão tem um significado religioso.

Christopsomo, o Pão de Cristo

Uma vez que literalmente significa, “Pão de Cristo”, é visto como uma oferenda a Cristo, na esperança de que você seja abençoado para o ano novo. Além disso, a oferta tem de ser tão pura quanto possível, afim de conseguir isso, apenas os melhores  ingredientes são utilizados.Todo o processo de fazer o pão é feito com o amor e carinho, alguns chegam a abençoar o pão antes de parti-lo.No preparar do pão, o fermento dá um reflexo da subida de Jesus Cristo. As decorações que você vê no topo do pão em forma de um grande “X” é a referência à primeira letra de Cristo escrito em grego (Χριστός). Isto é usado simbolicamente para mostrar que o pão é para pessoa que está destinado a  receber Jesus Cristo, e também para lembrar que ele de fato morreu na cruz por nossos pecados.

Christopsomo, o Pão de Cristo

Na Grécia há muitas versões diferentes deste pão, alguns chegam a colocar frutas e  outros ingredientes, por isso sinta-se livre para brincar com a receita.No geral, o pão é levemente doce, amanteigado e macio. As amêndoas dão um sabor agradável. Se quer o pão mais doce é só adicionar 1/2 xícara de açúcar a mais pedida na receita. Tradicionalmente, a receita pede “mastica”, que só é cultivado na Grécia, na ilha de Chios, portanto o mastica foi  substituída pela baunilha.

Ingredientes
5 xícaras de farinha
+ ¼ xícara ( para a superfície)
1 pacote de fermento
¼ xícara de água morna
½ colher de chá de açúcar
¼ colher de chá de sal
¼ xícara de azeite
1 colher de sopa de conhaque
¾ xícara de leite quente
½ colher de chá de baunilha (substituição de mastica)
3 ovos (1 para passar encima do pão)
½ xícara de manteiga derretida
½ colher de chá de raspas de limão
½ colher de chá de raspas de laranja
½ xícara de amêndoas
¼ xícara de passas

Modo de fazer
Em uma tigela grande, adicione: fermento, água, açúcar, sal, azeite, conhaque, leite, baunilha, 2 ovos, a manteiga, as raspas de limão e raspas de laranja, misture bem.Em seguida adicione 1 xícara de farinha e misture bem.Continue a adicionar farinha de um copo de cada vez, misturando bem.Depois da  farinha adicionada, misture as amêndoas e passas.Sove a massa por cerca de 10 minutos na superfície bem enfarinhada. Massa deve ser elástica e não pegajosa, adicione mais farinha se necessário. Se ficar muito seca adicione um pouco de água.Coloque a massa em uma tigela untada e tampa.Deixe descansar por 1 hora para  dobrar de tamanho.Retire a massa da tigela e sove-a por alguns segundos em superfície enfarinhada.Divida em duas partes iguais e coloque na assadeira forrada com papel manteiga.Forma cada pedaço de massa em um círculo.Separe  um pequeno pedaço de massa de cada peça para criar seu desenho (cruz) e deixe crescer por mais 30 minutos.Passe um ovo batido com pouco de agua sobre o pão( para dourar bonito)Coloque no forno pré-aquecido 180 graus C por 40 minutos ou até dourar.Retire e deixe esfriar.

Sirva! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *