MENU PRINCIPAL

1 de Maio na Grécia – Protomagia

1 de maio é o Dia Internacional do Trabalho e na Grécia ele é chamado de ‘Protomagia’ ,que significa literalmente o primeiro dia de maio.

Primavera na Grécia
Primavera na Grécia

É um feriado nacional, e muitas pessoas ainda mantém a tradição e  vão para o campo para fazer piqueniques, empinar pipas e colher flores selvagens. O costume de Protomagia tem suas raízes na Grécia antiga, é uma celebração da primavera, da natureza e de muitas flores.

Grinaldas ou coroas de flores, normalmente feitas artesanais e com flores selvagens, são pendurados nas portas de muitas casas, em uma maneira de acolher a natureza e todas as coisas boas.

Maios (Maio), o último mês de Primavera, esse nome é em homenagem a Deusa Maja, na antiguidade Maia(enfermeira e mãe). Maio, de acordo com o folclore grego, tem dois significados: o bom e o mau, o renascimento e morte. O costume celebra a vitória final do verão de encontro ao inverno assim como a vitória da vida contra a morte. Vídeo – Comemoração do Protomagia na Agora Antiga.

Este dia também foi dedicado à deusa da agricultura Dimitra e sua filha Perséfone, que neste dia emerge do mundo e vem sob a terra. Sua vinda à terra de Hades marca o desabrochar da natureza e do nascimento de verão.

Sendo uma celebração da tradicional primavera européia, primeiro de maio é um feriado nacional em muitos países, mas em apenas alguns desses países é celebrado especificamente como “Dia do Trabalho” ou “Dia Internacional dos Trabalhadores”. As primeiras celebrações do dia de maio apareceu em tempos pré-cristãos, com o Floralia, festival de Flora, a deusa romana das flores, realizada no dia 27 de Abril , durante a era república romana.

Ate a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Uma resposta

  1. Estarei em Atenas no próximo 1º de maio. Quero conhecer prioritariamente a Acrópole e o Partenon. Mas gosto bastante da ideia de participar da tradição local. Tem alguma dica de evento comemorativo neste dia ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *