AtenasBrasileiros na GréciaFilosofia Grega

Hubertus e seu amor pela Filosofia Grega

Hubertus é um brasileiro que mora em Belém do Pará e um apaixonado pela filosofia grega! Quando ele entrou em contato comigo para fazer os passeios culturais, a única alteração do roteiro foi o acréscimo dos sítios arqueológicos Liceu de Aristóteles e Academia de Platão.

Hybertus na Acropolis

Hybertus na Acropolis

Logo em nosso primeiro encontro, Hubertus de cara me deu algumas interessantes explicações sobre Sócrates, Platão e Aristóteles. Depois de passearmos pela Acrópole, fomos à prisão de Sócrates, que fica na  subida do Monte Filopappo.

Sócrates (em grego: Σωκράτης) foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje. No vídeo Hubertus nos conta um pouco sobre a experiência de ter conhecido a prisão de Sócrates.

Algumas frases de Sócrates:
“A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.”
“O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.”
“Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus.”
“Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo.”

Liceu de Aristoteles

Liceu de Aristoteles

Visitamos depois o sítio arqueológico Liceu de Aristóteles, que foi descoberto em 1996 durante os trabalhos de escavação de um terreno destinado, a princípio, à construção do novo Museu de Arte Moderna de Atenas,  onde foram encontrados os vestígios do famoso Liceu, que os arqueólogos procuravam há séculos. O local foi aberto à visitação pública somente em junho de 2014.

O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) foi um dos maiores pensadores de todos os tempos. Seus escritos abordam praticamente todas as áreas do conhecimento da Grécia antiga. A obra de Aristóteles exerceu influência sobre quase todos os campos do saber moderno. O sítio arqueológico Liceu de Aristoteles está situado próximo ao museu bizantino. O local fica aberto das 08h às 15h e tem entrada gratuita.

Algumas frases de Aristóteles:
“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.”
“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.”
“O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos.”
“Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.”

Academia de Platão

Academia de Platão

Por último fomos até o sítio arqueológico da Academia de Platão, que infelizmente não está em boas condições, mas que vale muito a pena dar uma olhada, principalmente para os admiradores da filosofia grega.

A Academia de Platão (também chamada de Academia Platônica) é uma Academia fundada por Platão, aproximadamente em 384 a.C./383 a.C. nos jardins localizados no subúrbio de Atenas. Durante muito tempo, considerou-se a criação da Academia fora para ser uma associação religiosa consagrada às Musas, dado que as leis do Estado ateniense não contemplavam a possibilidade de um estabelecimento semelhante ao que Platão queria construir, assim o filósofo escolhe a única forma de abrir juridicamente e legalmente seu espaço: fez reconhecer sua Academia como comunidade consagrada ao culto das Musas de Apolo.

Algumas frases de Platão:
“Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele.”
“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
“A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.”
“Uma vida não questionada não merece ser vivida.”

Ate a próxima! 🙂

Post anterior

Templo de Poseidon na Grécia

Próximo post

Uma Brasileira na ilha de Rodes

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *