MENU PRINCIPAL

Museu Arqueológico de Atenas

O Museu Arqueológico de Atenas é um dos mais importantes museus de antiguidades do mundo, com uma vasta coleção de artefatos e obras de arte da civilização grega desde os seus primórdios até o fim da era romanizada.

Museu Arqueológico  de Atenas

Historia do Museu: Quando a capital do país passou a ser Atenas as coleções já acumuladas foram trasferidas para diversos prédios da capital. Em 1858 foi lançado um concurso internacional para o projeto de um prédio definitivo, mas a iniciativa não deu frutos. Em 1865 Eleni Tositsa doou uma larga área vizinha à Universidade Técnica, e já existindo fundos para uma eventual construção, provindos do Estado grego, da Sociedade Arqueológica e de Nikolaos Vernardakis, as obras começaram em 1866 a partir de um projeto de Ludwig Lange realizado por Panagiotis Kalkos.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu  Arqueológico de Atenas

A ala oeste foi completada em 1874, possibilitando o início da transferência da coleção, ao mesmo tempo que era iniciada a parte central, já com supervisão de Ernst Ziller, que também redesenhou a fachada e fez outras interveções no restante do edifício, que foi entregue ao público em 1889, já com uma grande coleção exposta.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Arqueológico de Atenas

Durante a II Guerra Mundial todas as antigüidades foram encaixotadas e levadas para locais seguros, a fim de evitar o risco de dano por bombardeio e saques, e gradualmente vieram novamente a público a partir de 1945. O processo de reinstalação do museu se prolongou até 1964, época em que o prédio recebeu mais ampliações para depósitos. Em 1999 o edifício foi gravemente danificado por um terremoto, e foi fechado para reparos até 2004, quando reabriu a tempos para a realização dos Jogos Olímpicos em Atenas, mas só um ano mais tarde a reorganização das coleções foi concluída.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Arqueológico de Atenas

Em linhas gerais o museu se organiza da seguinte forma:
-Uma das salas do Museu, tendo ao centro o célebre deus do Cabo Artemísion.
-Outro ambiente, com a estátua de Páris ou Perseu em destaque
-Coleção Neolítica, incluindo peças das grandes civilizações que se desenvolveram na área do mar Egeu desde o sexto milênio até 1050 a.C.
-Coleção Cicládica, ilustrando a civilização das ilhas Cíclades.
-Coleção Micênica, com resgates oriundos de tumbas reais, cidadelas e acrópoles da civilização Micênica.
-Coleção de Tera, com objetos da ilha de Santorini e outras a ela associadas.
-Coleção de Esculturas, mostrando o desenvolvimento da escultura grega em pedra entre os séculos VII e V a.C., com diversas obras-primas.
-Coleção de Metais, com uma diversidade de estatuetas, obras maiores e outros objetos fundidos.
-Coleção de Vasos e Pequenos Objetos, com elementos representativos da antiga cerâmica grega, do século XI a.C. até a era romana.
-Coleção do Egito e Oriente Próximo, a única do gênero na Grécia, com obras datando desde os período pré-dinástico (5.000 a.C.) até a conquista romana.
-Coleção Stathatos, antigamente propriedade do colecionador Antonios Stathatos, com 970 itens de joalheria.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Arqueológico de Atenas

Outros setores do Museu são:
-Arquivo Fotográfico
-Biblioteca
-Laboratórios de Conservação para metais, cerâmica, pedra e materiais orgânicos
-Atelier de Fundição
-Laboratório Fotográfico
-Laboratório de Química
-Salas de Exposição Temporária
-Salão de Conferências
-Loja
Além de expor seu acervo, exibir coleções convidadas e emprestar peças para exposições no exterior, o museu também funciona como um centro de pesquisas para cientistas e acadêmicos de todo o mundo.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu  Arqueológico de Atenas

As Coleções:
Originalmente o museu se destinava a abrigar os achados nas escavações empreendidas no século XIX na própria cidade de Atenas e arredores, mas gradualmente passou a ser enriquecido com peças provenientes de outros locais. Em 1890 Ioannis Dimitriou doou parte do que hoje constitui a Coleção Egípcia, e em 1893 o acervo da Sociedade Arqueológica também passou para o museu. Do século XX em diante uma multiplicidade de peças que vêm sendo trazidas à luz por novas escavações têm sido integradas ao acervo, que atualmente conta com mais de 20 mil itens que oferecem um abrangente panorama da civilização grega desde seus primórdios na Pré-história até o fim da Idade Antiga.

20151026_153216

Coleção Neolítica
A Coleção Neolítica mostra as peças mais antigas do museu, dispostas em um ordem cronológica que se estende até a Idade do Bronze inicial. Elas provêm de povoações e cemitérios tanto do continente como das ilhas, e incluem estatuetas, vasos, armas, jóias, ferramentas e outros objetos que datam de 6800 a 3 300 a.C., e proporcionam ao visitante uma apreciação das técnicas artesanais e decorativas dos primeiros habitantes da Grécia e também um conhecimento sobre seu cotidiano.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Arqueológico de Atenas

A transição do Neolítico para as peças da Idade do Bronze, que perfazem uma outra sub-coleção, é ilustrada por uma série de machados de bronze. Os itens mais antigos deste segundo período são objetos de ouro e bronze típicos das culturas do nordeste do Egeu, e ofertas votivas de prata e bronze de túmulos em Leucádia. Também são mostrados achados de sítios arqueológicos importantes como os de Sesklo, Dimini e Orcômeno.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Nacional Arqueológico de Atenas

Coleção Cicládica: Esta coleção apresenta relíquias da Civilização Cicládica, que floresceu nas ilhas Cíclades durante a Idade do Bronze e se caracterizou principalmente por sua cultura ligada ao mar, à metalurgia e à produção de esculturas e cerâmicas de traços inconfundíveis. A coleção inclui um acervo escavado por Ch. Tsountas e K. Stephanou em várias ilhas, e pela Escola Britânica de Atenas em importantes sítios de Filácopi e Milos.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Nacional Arqueológico de Atenas

Coleção Micênica: Esta seção abrange peças principalmente do fim da Idade do Bronze, provenientes de centros na Argólida, em especial Micenas, mas também de Messênia, Lacônia, Ática e outras regiões gregas. Importantes são os achados de Schliemann na região das tumbas reais de Micenas, dentre os quais se destaca a máscara mortuária que supostamente cobria a face de Agamemnon.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Arqueológico de Atenas

Outras salas são dedicadas a exibir objetos escavados nas cidadelas e acrópoles de Micenas, Tirinto e Pilos, que ilustram as relações políticas e comerciais entre a região e Chipre, Egito e Oriente Próximo, com placas fúnebres, urnas de ouro, prata e electro (uma liga de ouro e prata), peças de alabastro e cristal, jóias e objetos de âmbar. Também fazem parte da seção evidências de sítios Micênicos de fora do Peloponeso, como os da Tessália, Escópelos e Cítera.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Arqueológico de Atenas

Coleção de Tera: Os achados de Tera compreendem peças cerâmicas, bronzes e sobretudo os afrescos da localidade de Acrotíri, um dos mais importantes centros urbanos pré-históricos do Egeu e destruído por vulcanismo no século XVI a.C.. Os afrescos se preservaram em excelente estado por terem sido protegidos por camadas de cinza vulcânica, e mostram vívidas imagens de pescadores, vegetais, animais, crianças, e as primeiras representações de uma cidade e de desportistas encontradas na arte grega. Também são mostrados artefatos em bronze, cerâmica e pedra de Micenas, Cnossos e Filácopi pertencentes à Coleção Pré-histórica.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Arqueológico de Atenas

Coleção de Esculturas: É considerada uma das mais importantes coleções de escultura do mundo, e ilustra ricamente o desenvolvimento da escultura grega desde suas origens anteriores ao século VII a.C. até o período romano tardio (século IV). Esta grande coleção ocupa a maior parte do térreo do museu, sendo organizada em ordem cronológica. Podem ser apreciadas estatuária do estilo dedálico (precursor do estilo arcaico), métopes do templo de Atena de Micenas e a célebre kore representando Ártemis, encontrada em Delos, a mais antiga estátua grega conhecida em tamanho natural, além de estelas funerárias, estatuária de santuários em Egina, Argos e Epidauro e retratos de imperadores romanos e outros dignitários, contextualizados através de mapas e textos explicativos.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Nacional Arqueológico de Atenas

Outras atrações são elementos provenientes do tempo de Hera em Argos, placas tumulares de Hegeso e Ilíssos (esta do atelier de Escopas), obras do período romano – das quais fazem parte diversas cópias em mármore de originais em bronze de autores importantes do período clássico, como Policleto, autor do Diadúmeno – e uma cópia em escala menor da estátua de Atena que originalmente estava no Partenon e era obra de Fídias.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Nacional Arqueológico de Atenas

Coleção de Metais: A coleção de bronzes do museu é particularmente rica e constitui um departamento especial desde 1893. Abrange estatuetas e objetos menores, bem como estatuária de grande porte, onde primam por sua excelência obras como o deus não identificado – Zeus ou Poseidon – encontrado no fundo do mar no Cabo Artemísio, e uma estátua também não identificada representando Páris ou Perseu. Outras obras importantes são o Jóquei de Artemísio e o Efebo de Maratona.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Nacional Arqueológico de Atenas

Coleção de Vasos e Pequenos Objetos:Esta seção abrange uma variedade de peças que datam dos períodos protogeométrico e geométrico até o período clássico tardio, expostas em ordem cronológica. A ela pertencem vasos de oficinas da Ática e uma colossal ânfora decorada, atribuída a Dípilo, uma das primeiras a mostrar uma figura humana (c. 750 a.C.).

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Nacional Arqueológico de Atenas

Ânfora em figura-negra com representação da deusa Atena: Esta seção apresenta um grande número de vasos em figura-negra de Corinto, Ática e Beócia, vasos em figura-vermelha dos período arcaico e clássico, objetos votivos encontrados no santuários de Hera em Perachora e Argos, no santuário de Ártemis Órtia em Esparta, e no de Apolo em Thermon, na Etólia, além de peças de Nea Ionia, Areios Pagos e Cerâmico. São importantes nesta seção o modelo cerâmico de um templo, oriundo de Heraion, as métopes pintadas de Thermon, e os sarcófagos de terracota encontrados nas escavações de Clazômenas (1920-1921).

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Nacional Arqueológico de Atenas

Coleção Egípcia e do Oriente Próximo:Formada principalmente com as doações de Ioannis Dimitriou e Alexandros Rostovisz, gregos residentes no Egito. Possui peças que vão desde o Neolítico até o fim da era romana, incluindo sarcófagos e múmias.

Museu Nacional Arqueológico de Atenas
Museu Nacional Arqueológico de Atenas

Na minha opinião, para quem estiver em Atenas, não deixe de visitar esse museu, porém eu indico pegar um táxi até ele. Visite o site nesse link: http://www.namuseum.gr

Ate a proxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *