Brasileiros na GréciaMeu OlharVida na Grecia

Hora de voltar para o Brasil?

Hora de voltar para o Brasil? É um texto pessoal, que fala um pouco sobre mim.

Hoje me peguei lendo dois textos interessantes… O primeiro com o título “Hora de voltar para o Brasil” do autor Marcio Leibovitch e o outro “ Você quer mesmo deixar o Brasil?“, da jornalista Tania Menai. Aí fiquei com muita vontade de falar um pouquinho da minha vinda para cá.

Uma Brasileira na Grécia

Hora de voltar para o Brasil?

Minha mudança para a Grécia foi decidida praticamente de um dia para o outro  e não tive muito tempo para analisar se eu queria mesmo vir. Cheguei em 2008 e eu não tinha muito acesso a internet, cheguei a acreditar que eu ia morar nessas casinhas brancas com telhados azuis.

A realidade é dura e eu sofri.
Sofri com o frio, para mim a Grécia era verão o ano inteiro.
Sofri com a saudade, mas não era só a saudade de amigos, mas também uma saudade louca do que fui e do que eu tinha me transformado até então.

Cheguei sem profissão nenhuma…( a minha no Brasil não servia de nada na Grécia e eu não sabia o inglês e nem grego). Tentei ser faxineira e até mesmo artesã, numa ânsia de me ocupar e conseguir me situar… Teve momentos que eu quis ir embora, e até fui (só aguentei ficar alguns meses), mas aí eu já não sabia mais quem eu era. Eu me transformei numa brasileira estranhando seu próprio país.
É…isso acontece sim, você se acostuma muito rápido com as coisas boas que o outro país te oferece.

Como você sabe, a Grécia é um país que está em crise e não tem previsão de quando vai acabar, mas mesmo com toda essa crise, ela te dá uma vida digna,como saúde, educação e segurança. Quando me falaram (7 anos atrás) para eu desistir dessa idéia maluca de vir para a Grécia, que ela estava falida e que iríamos até passar fome…eu tive todo tipo de reação, menos a do “medo”.

Eu aceitei vir para a Grécia por apenas dois motivos, qualidade de vida e conhecer uma nova cultura. Não sou rica, a maioria das viagens que posto aqui são frutos do meu trabalho. E o meu maior tesouro é ver meus filhos felizes andando para cima e para baixo, sem ter aquele sentimento ruim de que eles vão sofrer algum assalto por causa de um celular ou tênis.

Ainda não chegou a hora de voltar para o Brasil…pode ser que chegue e também pode ser que nunca chegue. Vivo na Grécia hoje e isso me basta!

E você?Quer mesmo deixar o Brasil? Se quer, não tenha medo de tentar…não tenha medo de errar! A vida passa tão rápido e por mais que seja difícil lá fora..vale muito a pena correr esse risco!

Até a próxima! 🙂

Post anterior

10 lindos vilarejos na Grécia

Próximo post

Aula de Capoeira na Grécia pelo professor Dudu

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


12 Comentários

  1. Constantinos
    15 de dezembro de 2015 as 13:36 — Responder

    Bom dia, parabéns também pela coragem, muita sorte e saúde para você e os seus, muito legal tudo que escreveu, torcemos por vcs.
    Feliz natal
    Feliz ano novo.

    • Virna Lize
      4 de janeiro de 2016 as 08:56 — Responder

      Ola Constantino
      Obrigada e um feliz ano novo!!

  2. Janaina
    15 de dezembro de 2015 as 14:48 — Responder

    Parabéns pela coragem! E eu acredito que temos que tentar, e nunca deixar o medo se sobrepor e depois nos causar uma sensação de frustração. Melhor errar fazendo, do que não fazer. Estive ai na Grecia agora em novembro, e adorei. Pretendo voltar, pois tem muita coisa para eu conhecer. E as dicas que você dá são maravilhosas. Beijos e muita sabedoria para continuar em busca da sua felicidade!!!

  3. José Luiz Maricate
    2 de janeiro de 2016 as 22:29 — Responder

    Olá Virna. De-me mais detalhes sobre as viagens que você organiza e o seu serviço de acompanhamento. Minha esposa sempre fala sobre conhecer a Grécia mas não quer nada com agências de viagem brasileiras. Aqui muitas pessoas já levaram calote delas.

  4. Rebeca
    20 de janeiro de 2016 as 20:02 — Responder

    Quais os trabalhos disponíveis para brasileiros que sabem o grego?

    • Virna Lize
      21 de janeiro de 2016 as 16:56 — Responder

      Encontra na área de turismo, mas precisa tbm do ingles.

  5. Lore Guedes
    8 de novembro de 2016 as 12:51 — Responder

    Olá! Adorei o seu post, ajudou bastante. Estou indo para a Grecia em alguns meses, provavelmente pra sempre. Finalmente li alguma coisa que me deixou um pouco mais confiante.

  6. Adriana Caravassilakis
    15 de dezembro de 2016 as 15:12 — Responder

    Olá Virna! Parabéns pela coragem. Meu sonho é ir morar na Grécia! Sou turismóloga e me sentiria realizada em trabalhar com turismo na Grécia. Quem sabe um dia eu tenha coragem assim como você. Um grande abraço. Adriana Caravassilakis.

    • Virna Lize
      16 de dezembro de 2016 as 08:30 — Responder

      Obrigada pelo comentário! No tempo certo tomamos decisões que pode mudar nossas vidas para sempre. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *