Acrópoles de AtenasAtenasMonastirakiSitio ArqueológicoThissio

Monte Pnyx em Atenas

Monte Pnyx em Atenas é um post que mostra o local onde nasceu a Democracia na Grécia. No Pnyx se reuniam os cidadãos atenienses, sendo que no século IV a.C. demandava-se um quórum de 6000 cidadãos para votar temas importantes.

Monte Pnyx em Atenas

Monte Pnyx em Atenas

No século IV a.C. a eclésia era chamada pelo menos quatro vezes por mês, para discutir temas importantes colocados pela bulé. O primeiro encontro da assembleia era chamado de “soberano”. Nessa assembleia soberana eram discutidos temas vitais como o suprimento de grãos e a defesa nacional. A permanência dos oficiais nos cargos também era decisão da eclésia, que em muitos casos votava para escolher seus oficiais (como os strategoi – στρατηγοι). Leia mais sobre a Democracia Ateniense nesse LINK.

Monte Pnyx

Monte Pnyx

Monte Pnyx foi escavado  nos anos 30 e foi possível definir três períodos  da história da construção,  Pnyx I ( 460 – 400 a.C),  Pnyx II ( 400  – 120a.C) e a Pnyx III (de 120  em diante). Situada no lado oeste da Acrópole e foi construída originalmente por volta de 500 ou 462 a.C. e então remodelada em 403 sob o governo dos Trinta tiranos, a fase final foi concluída em 430 a.C.. Esta terceira fase consistia de uma plataforma para o orador, a bema, e um muro de contenção curvado a partir do auditório. Também haviam stoas na parte superior,  mas que nunca foram concluídas.

Monte Pnyx

Monte Pnyx

Rodeado por áreas verdes e arborizadas, o Pnyx tem uma plataforma de pedra semicircular, com vários degraus talhados para ele, levando à bema, ou a Tribuna dos Oradores. O hábito de congregar lá continuou por muitos anos, até que o Pnyx foi abandonado por um local melhor. Portanto, podemos dizer que o Pnyx foi o primeiro parlamento democrático na história da humanidade. Foi no Pnyx ,onde entregaram seus discursos, os grandes políticos de Atenas, como Péricles ou Alcibíades.

Monte Pnyx

Monte Pnyx

Os restos encontrados mostram que o Pnyx foi construído em três períodos. No primeiro período,  a encosta foi usada para um teatro. No segundo período, o arranjo do auditório foi revertido e uma contenção alta de parede semicircular no norte, que serviu para apoiar um aterro que desce para o sul aumentou. No terceiro período contenção permaneceu, mas o local foi ampliado para aumentar a sua capacidade.

Monte Pnyx

Monte Pnyx

Escavações:
-As escavações da Sociedade de Arqueologia de Atenas, em 1910, confirmou a identificação do local como o Pnyx. Entre 1930 e 1937, Homer A. Thompson escavou em grande escala várias vezes o Monte, primeiro em colaboração com K. Kourouniotes e, posteriormente, com Robert L. Scranton.
-Estas escavações descobriram as fundações de edifícios importantes no Monte Pnyx, embora nada resta deles.
-Dois grandes stoas, erguidas entre 330 e 326. C., mas nunca concluída.
-O altar de Zeus Agoraios, um contemporâneo dos stoas. Na época de Augusto (século I aC.), O altar foi transferido para o Agora e localizado em frente ao Metroon.
-O Santuário de Zeus Hypsistos.

Até a próxima! 🙂

Post anterior

Top 10 cafeterias na Grécia

Próximo post

Tocha Olímpica na Grécia

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *