MENU PRINCIPAL

Golpes com turistas na Grécia

Golpes com turistas na Grécia existe sim, assim como tem outros países da Europa. A verdade é que nunca me imaginei fazendo um post com esse tema, porque meu intuito sempre foi falar coisas belas da Grécia, mas chegou a hora de eu dividir com você, um pouco do que eu sei, sobre alguns golpes que anda acontecendo em Atenas.

cidade de Atenas
Cidade de Atenas

Posto aqui algumas queixas de turistas que entraram em contato comigo:
1- Roubo de carteiras dentro do metro. Infelizmente é uma prática que vem aumentando a cada ano. Ninguém vai te assaltar  com um revólver, o roubo é feito muito rápido e a pessoa só se dá conta quando olha pra bolsa aberta minutos depois. Evite metro aglomerado e separe uma bolsa com documentos e dinheiro e deixa em um lugar bem seguro.

Golpes com turistas na Grécia

2- Dois casos envolvendo taxistas – O primeiro a moça pegou um táxi no porto de Pireus e pagou com uma nota de 100€ e o taxista bateu o pé dizendo que ela pagou com nota de 10€ , resultado, ela teve que pagar mais 10€ para a corrida de 20€. Outro caso, foi a falta de combinar o valor antes, do aeroporto para o centro, o taxista cobrou 100€ e ainda não deixou o casal de turista a uma quadra de distancia do hotel. A minha dica para esse dois casos, não mostre a carteira com notas grandes, separe notas pequenas para acertar com taxista e no outro, combine a corrida antes, geralmente o preço é de 45€ e a noite 50€.

3- Na Praça Monastiraki tem alguns nigerianos vendendo pulseiras de panos, eles insistem com a venda, e colocam as pulseiras nos pulsos sem o consentimento. A dica é passar longe deles e não deixar que eles peguem no seu braço, porque se colarem a pulseira você vai ter que pagar por ela.

4- O bom velhinho convidando para um drink no bar está sempre rodeando as ruas movimentadas atrás de  turistas solitários. Ele é gentil e convida o turista para conhecer o bar do amigo, chegando lá é atendido por mulheres “bonitas”. A pessoa sai de lá lesada, se uma bebida custa 5€ , ali ele vai pagar mais caro e correndo o risco de ser insultado. Nesse link há vários depoimentos de turistas. De uma olhada e tome muito cuidado nas ruas de Atenas.

Em tudo que lugar de Atenas você vai encontrar policiais, abaixo uma lista de telefones úteis:
Para ligações fora da Grécia acrescentar 0030
• Polícia Turística: 171 (recebe ligação apenas da Grécia)
• Primeiros-socorros: 166 ou 210 7752 533
• Aeroporto Eleftherios Venizelos (Atenas): www.aia.gr (+30 210 3530 000)
• Porto de Pireus: 144 ou 4147 800
• Embaixada do Brasil (Atenas): 210 7213 039

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

13 respostas

1. Muito legal o seu blog e, o melhor, muito útil! O item 4 não aconteceu comigo, porque não aceitei o drink. Um senhor se aproximou, quando percebeu que eu era brasileiro, começou a falar espanhol. Quando saí, fiquei me perguntando qual seria o golpe. Encontrei a resposta aqui.

2. Os taxistas na Grécia não são muito legais mesmo. Eu tive problema também. Do aeroporto ao hotel, mostramos o endereço no celular ele leu mal mal e repetiu dizendo que sabia onde era. Mas tocou para outro lugar, depois de rodar muito questionamos e entao ele leu novamente, e disse ahhh você disse x, mas é y. Estamos indo para o lugar errado. E voltou. Depois cobrou bem mais que o previsto por nós.

3. Sabia de alguns pequenos golpes, furtos entre outros. Ao descer do avião, havia um grupo de “taxistas” que cobrariam 100, euros para nos levar ao Hotel. Negociei só pra me divertir e quando falei em pagar 40 euros, me mandaram pegar o táxi legalizado. Ri muito deles: eram bonitos e fui saltitante pegar o táxi que já sabia ser bom. E era. No Hotel, pedimos outro para nos levar de volta. Foi pontual, educado e por esse, saímos incólumes.
    Numa das ruas, uma moça aparentemente grávida colocou uma rosa nas minhas mãos com um lindo sorriso e outra mão estendida para cobrar…. ficou com a rosa e sem o dinheiro. Aqui no Brasil, temos iguais.

Obrigada, por alertar, pois mesmo com esses inconvenientes, senti-me bem segura aí.

4. Boa Tarde Virna,
    Gentileza, se possível, me atualizar com seus comentários sobre a Grécia. Pretendo viajar a passeio/trabalho para Athenas em agosto próximo.

1. Ola Solmar
      Obrigada pelo contato. Estarei sempre atualizando o site e a pagina do facebook. Caso queira me add no facebook.
      Boa viagem!
      Virna Lize

5. No primeiro dia em Atenas alugamos um carro, paramos para tirar fotos com os monumentos, qdo voltamos tinham levado 2 malas e revirados as outras levando as coisas de valor 😡

6. Estive lá em abril último, 2019. Fui furtada na Praça Monastiraki. Uma cigana nos abordou, toda de branco, inclusive o rosto pintada de branco, pedindo esmola, que não demos e qdo menos esperávamos, se pôs atrás de nós, eu e meu marido, para sair na foto. Mesmo a gente se esquivando, ela permaneceu, nesse entrevero ela me furtou 200 dolares e a cópia de meu passaporte. Todo cuidado é pouco.

7. Boa noite! Chamo-me juelma Fernandes e o meu namorado Djédje Gomes fizemos uma reserva no hotel exclusive plan estamos aqui desde dia 23 agosto, a estadia estava a correr tudo bem até ontem no dia 26 para dia 27 que desapareceu o nosso dinheiro das férias no valor de 1000£ e mais um fio de ouro do meu namorado Quando nos apercebemos fomos fazer reclamação na recepção; falamos com a sra para chamar a polícia a própria reivindicou que não podia chamar polícia no hotel, aí tudo bem! Fomos nós a polícia…visto que hotel não possuía camaras os polícias disseram que não havia maneira para fazer uma investigação, mais uma vez pedidos a sra da recepção para chamar responsável do hotel a própria disse que tentou ligar mas ninguém atendia o telefone.
    Chegou a sra que nos leva o pequeno almoço ao quarto ou sra da limpeza disse que ela limpa e saí e que não foi ela… ninguém lhe perguntou!! Visto que ñ nos sentíamos seguros no hotel resolver vir para outro hotel.