MENU PRINCIPAL

Mar Egeu na Grécia- O belo azul da Europa

“Mar Egeu na Grécia- O belo azul da Europa”, é um post que fala sobre o mar mais conhecido da Europa, um dos mais queridos, devido a sua localização! Confira!

Mar Egeu na Grécia- O belo azul da Europa

Antes de mudar para o lado de cá, eu já tinha ouvido falar que o mar da Grécia era muito bonito, de um azul que até hoje ninguém conseguiu explicar em palavras. Sempre amei o mar, cresci mergulhando nas praias de Guarapari, lugar com um litoral maravilhoso! Quando cheguei na Grécia, só pensava em conhecer o famoso mar Egeu, e lembro muito bem do dia, fomos de carro pelo litoral de Atenas até o Cabo Sounio, e a cor, que cor! Que azul! Que verde! Só posso dizer que é realmente muito lindo!

Mar Egeu na Grécia- O belo azul da Europa

O Egeu é um mar que faz parte do mar Mediterrâneo. Está localizado entre o continente europeu e o asiático. O mar Egeu banha, a oeste, o litoral da Grécia, e ao leste, banha o litoral da Turquia. A leste, o Egeu possui uma ligação com o mar Negro, que ocorre através do mar de Mármara, onde estão localizados os estreitos de Dardanelos e Bósforo.

No mar Egeu existem cerca de cinco mil ilhas de diversos tamanhos. Grande parte delas não é habitada.

Dados e informações geográficas:
– Extensão: cerca de 610 quilômetros.

– Largura média: cerca de 300 quilômetros.

– Superfície: cerca de 180.000 km².

– Ponto mais profundo: 3.543 metros.
– Principais ilhas: Creta, Kos, Ios, Karpathos, Samos, Icária, Agios, Lesbos, Tasos, Samotrácia, Andros, Delos, Ceos e Kassos.

Mar Egeu na Grécia- O belo azul da Europa- Civilização Egeia

Importância histórica

O litoral atual remonta a cerca de 4 000 a.C.. Antes dessa época, no auge da última era glacial (cerca de 16 000 a.C.), os níveis do mar em todos os lugares estavam 130 metros mais baixo, e havia grandes planícies costeiras bem regadas, em vez de a maior parte do norte do Mar Egeu. Quando eles estavam ocupados em primeiro lugar, as ilhas atuais, incluindo Milos com sua produção de obsidiana importante foram, provavelmente, ainda ligadas ao continente. A presente forma costeira apareceu em cerca de 7 000 a.C., com o nível do mar na era pós-glacial continuando a aumentar por mais de 3000 anos depois.

As seguintes civilizações da Idade do Bronze na Grécia e no Mar Egeu deram origem ao termo geral civilização egeia. Nos tempos antigos, o mar foi o berço de duas civilizações antigas – os minoicos de Creta e da civilização micênica do Peloponeso.

O mar Egeu foi colonizado pelos gregos há mais de quatro milênios. Até 1922 e o tratado de Lausanne, que cedeu à Turquia a costa oriental, todas as ilhas e costas norte, leste e oeste eram habitadas por uma maioria de gregos.

Durante a Idade Antiga, o mar Egeu propiciou o desenvolvimento da navegação marítima pelos gregos. Suas costas montanhosas e irregulares formam abrigos naturais e seu grande número de ilhas permitia navegar sempre à vista de terra.

O Egeu é também o berço das primeiras talassocracias da história da Europa, a dos minoicos de Creta e a de Atenas no século V a.C. (Liga de Delos). Com a conquista romana (cerca de 167 a.C.), as costas passaram a integrar a mesma unidade política, o Império Romano e, em seguida, o Império Bizantino.

Na Idade Média, as costas foram partilhadas entre os diferentes impérios gregos, os turcos e os Estados latinos, até a queda de Rodes, em 1522, e a conquista de Creta, no século XVII (tomada de Cândia em 1669 e de Spinalonga em 1715).

A Grécia logrou obter sua independência contra o Império Otomano em 1830. Limitada ao Peloponeso, à Ática e à Tessália, o país passou a opor-se ao Império Otomano – e depois à Turquia – ao longo de um século.

Mar Egeu na Grécia- O belo azul da Europa – Santorini

Importância atual

Grande parte das ilhas do mar Egeu pertence à Grécia. Estas ilhas são muito visitadas por turistas do mundo todo, pois apresentam belezas naturais e atrações turísticas históricas (principalmente ruínas da civilização grega). O Egeu ainda é muito utilizado também para navegação comercial e prática de atividades pesqueiras.

Mar Egeu na Grécia- O belo azul da Europa -Templo do Poseidon

Origem do nome

O nome deste mar está ligado à mitologia grega. De acordo com esta, Egeu era um rei de Atenas, cidade-estado da Grécia Antiga. Seu filho, o herói Teseu, havia partido para ilha de Creta para matar o monstro mitológico Minotauro, que habitava em um labirinto da ilha. Acreditando que seu filho havia sido devorado pelo Minotauro, se atirou no mar e morreu. Em sua homenagem, o mar ganhou o nome do rei ateniense. O local onde o pai de Teseu se jogou no mar, hoje é conhecido como Templo do Poseidon.

Mar Egeu na Grécia- O belo azul da Europa – Ilha de Rodes

Lembrando que, ilhas como: Creta, Rodes e Karpathos , também são banhadas  pelo Mar Mediterrâneo e ilhas como: Zakynthos, Kefalonia, Lefkada, Ithaca, e outras menores do arquipélago Jônicas,  são banhadas pelo Mar Jônico.

Mar Egeu na Grécia- O belo azul da Europa

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

6 respostas

  1. Gostaria de conhecer a Grécia, mas a minha disponibilidade seria 7 dias, no período entre final de outubro e início de novembro.
    O clima é favorável?

  2. Oi Virna, meu nome é Fabiana, sou de Porto Alegre/RS/Brasil.Pretendo ir pra Grécia em Maio ou Junho e fazer uma sessão de fotos em Santorini ou Mikonos.Vou sozinha e quero ter boas lembranças e boas fotos.Vc poderia me dizer qto custa seu trabalho para uma sessão?

  3. Olá Virna!
    Estou pretendendo fazer uma viagem para a Grécia (ainda não decidi se em julho, agosto ou setembro) e queria voltar para o Brasil por Istambul, mas não quero ir de avião de Atenas a Istambul – queria ir de trem ou de ônibus. Tenho procurado muito, porém, acredito não ter encontrado informações muito precisas. Gostaria de pegar um trem de Atenas a Tessalônica ou Atenas a Sofia, para de um desses dois lugares partir para Istambul – ou de trem ou de ônibus. Poderia me ajudar? Tem como fazer esse trajeto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *