MENU PRINCIPAL

Páscoa na Grécia – Uma semana de tradições e fé

Páscoa na Grécia – Uma semana de tradições e fé! É um post sobre os costumes popular que acontece durante a Semana Santa.

Páscoa na Grécia – Uma semana de tradições e fé

Para os cristãos ortodoxos, a Páscoa é a festa mais importante do ano e repleta de tradições. A palavra “Paskha” provém do termo hebreu “Pesakh”, que significa “passagem”.

No curso da Semana Santa que precede o domingo de Páscoa, um monte de costumes e tradições revive em todas as partes do território grego:

Páscoa na Grécia – Uma semana de tradições e fé.

Quinta – Os preparativos para a celebração da Ressurreição começam na Quinta-Feira Santa. Nesse dia, de acordo com a tradição, as donas-de-casa preparam os tsourékia (uma espécie de pão-doce) e pintam ovos com pigmentos vermelhos especiais. Desde os tempos antigos, o ovo é o símbolo da renovação da vida e a cor vermelha simboliza o sangue de Cristo. Clique neste LINK e veja a receita do tsourékia da minha Anastácia Katritsis, grega, blogueira e apaixonada pela Grécia!

Páscoa na Grécia – Uma semana  de tradições e fé

Sexta – O dia mais sagrado da Semana Santa. É um dia de luto, e nesse dia as donas-de-casa não se ocupam de trabalhos caseiros, nem mesmo cozinham. Levando flores que colhem ou compram, mulheres e crianças dirigem-se às igrejas para adornar o Epitáfio (o féretro de Cristo). Na manhã da Sexta-Feira Santa, em todas as igrejas é oficiada a representação do sepultamento de Cristo e, no mesmo dia de tarde, tem lugar a procissão do Epitáfio.

Páscoa na Grécia – Uma semana de tradições e fé

Neste dia é praticado o jejum mais importante do ano. Para começar, e para preparar o estômago que está fraco de tantos dias de jejum, come-se uma sopa feita das tripas de carneiro cortados em pequenos anéis e legumes.

Páscoa na Grécia – Uma semana de tradições e fé

Sábado – Ao anoitecer, as igrejas ficam cheias de fiéis e à meia-noite todos se cumprimentam com alegria dizendo “Kristos Anesti!” ou seja “Cristo Ressuscitou!” e há uma grande queima de fogos de artifício.As celebrações nas igrejas estendem-se pela madrugada.

Páscoa na Grécia – Uma semana de tradições e fé

Na igreja, uma vela é acessa a partir do altar, onde se encontra a chama de Jerusalém ( que chega de avião até Atenas) numa cerimônia em que participa o presidente da Grécia, depois de acender vela o fiel vai passando entre todos para que cada um acenda a sua. Este é um ritual muito importante para o povo grego!

Após a missa, começa então a grande festa da quebra da quarentena do jejum. Durante a Quaresma, os cristãos ortodoxos não consomem carne ou derivados, ovos, laticínios e vinho, só é permitido ao domingo da Páscoa.

Páscoa na Grécia – Uma semana de tradições e fé

Depois são distribuídos os ovos de Páscoa , que são ovos cozidos pintados de vermelho, simbolizando o sangue de Cristo. No final da refeição, há um uma brincadeira engraçada em que cada pessoa pega um desses ovos pintados e toca ligeiramente na extremidade do ovo da outra pessoa, um dos ovos parte-se, o outro não, e assim por diante, ganhando aquele cujo ovo é o último a ficar partido.

Caneiro assado na Semana Santa Grega

Domingo –Na manhã do domingo de Páscoa, em muitas regiões do país é colocado no espeto o “ovelías” (carneiro pascoal). Em outras regiões, a carne da refeição pascoal (carneiro ou cabrito) é assada numa espécie de churrasqueira. Em toda parte prevalece um ambiente de festa, e as pessoas habitualmente comem e se divertem até tarde de noite.

Visite o blog Coisas da Tacia, nele você vai encontrar mais receitas e tradições sobre a Páscoa Grega.

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *