GRECIAGrécia para CriançasIlhas CícladesNaxos

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio ,  é uma ilha grega do mar Egeu, a maior das Cyclades e está localizada no centro deste complexo, entre Paros e Mykonos.

Uma Brasileira na ilha de Naxos

Tem 429 km² de área e cerca de 18 000 habitantes. A capital é a cidade de Naxos e de acordo com a mitologia, esta era a ilha nupcial do deus Dionísio, deus do vinho. É por isso que existe um santuário dedicado a Dionísio no interior da ilha.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

Ideal para famílias e casais românticos, Naxos é famosa pelas praias exóticas, enquanto todo o litoral ocidental é ideal para windsurf e kitesurf devido aos fortes ventos que sopram lá na tarde.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

Uma visita ao interior irá levá-lo a aldeias pitorescas e á interessantes passeios. O lado ocidental da ilha é o mais turístico desenvolvido e possui longas praias de areia alinhadas com hotéis, restaurantes e centros aquáticos. O lado leste é mais isolado e não tão organizado.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

Como chegar à ilha de Naxos?

A partir de Atenas você pode ir:

De avião: Do Aeroporto Internacional de Atenas Eleftherios Venizelos, você pode pegar um voo diretamente para Naxos com Aegean Airlines-Olympic Air. Tenha em mente que é uma boa ideia reservar com antecedência, já que o espaço é limitado. O tempo de viagem para Naxos por avião é de cerca de 1 hora. Informações: www.aegeanair.com

De barco: viajar para Naxos de ferry ou catamarã de alta velocidade é uma rota que a maioria dos gregos prefere devido à disponibilidade de espaço e frequência do horário. A viagem de barco faz parte da experiência da ilha. A maioria das reservas pode ser reservada diretamente on-line.
O tempo de viagem para Naxos a partir do porto de Pireaus é em média de 5,5 a 6 horas. Confere neste LINK de como chegar nas ilhas gregas.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

Naxos é um destino turístico popular com muito o que fazer. Na verdade, é uma ilha grande o suficiente para se precisar de um veículo para conhece-la. Empresas de ônibus fazem o trajeto entre as várias aldeias e praias. Informações: http://naxosdestinations.com/

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

É muito interessante conhecer suas várias ruínas e estruturas medievais, desde o famoso Portara até o antigo templo de Dimitra e o castelo medieval veneziano que se encontra na parte antiga da cidade.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio –  Vila Filoti

A ilha tem mais de 30 aldeias. Algumas desabitadas outras com poucos habitantes geralmente uma população mais velha. No entanto, outras possuem até 2.000 pessoas e um número considerável de crianças. As principais aldeias de Naxos são: Apiranthos, xalki, Filoti, Glinado, Koronos e Vivlos (também denominados Tripodes). Cada uma das aldeias tem seu charme, associado aos seus tipos de construção, visões, festividades e atividades. A aldeia de Filoti por exemplo, é um verdadeiro encanto!

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

O clima de Naxos é naturalmente mediterrâneo, com verões quentes e invernos relativamente suaves. Sendo uma grande ilha, existem muitas praias intocadas com águas cristalinas que variam de azul a turquesa e verde.

As mais bonitas e conhecidas são as praias de , Agios Georgios, Agios Prokopios, Agia Anna, Alyko, Kastraki, Mikri Vigla, Plaka, a maioria relativamente perto da capital chamada Naxos Town ou Chora (um nome frequentemente usado para designar as capitais nas ilhas do mar Egeu). São vários tipos de praias: arenosa ou rochosa, tranquila ou movimentada, com ou sem esportes e amenidades, uma longa praia ou uma pequena enseada. Você pode ficar na ilha por um mês sem conseguir vê-las todas!

O que fazer na ilha de Naxos:

1- A capital Chora: é principal porto da ilha de Naxos. É considerada uma das mais belas aldeias das Cíclades, pois possui uma arquitetura requintada, composta de elementos venezianos e cicládicos.

2- A Aldeia Damarionas: com suas pitorescas casas brancas, adornadas com vasos e flores de flores, ruas pavimentadas, igrejas cícladas genuínas e belas praças, foi listada como um tradicional assentamento.

3- A Porta do templo de Apollo ou Portara: O marco mais famoso da ilha, uma enorme porta de mármore de 2.500 anos que não leva a lugar nenhum. É a entrada de um templo inacabado que se dirige diretamente para Delos, local de nascimento de Apollo. Por esta razão, a maioria dos estudiosos acredita que foi dedicada a Apollo, mas alguns pensam que foi construído em homenagem a Dionísio, que foi adorado na Ilha de Naxo.

4- A Villa Halki: A aldeia de Halki está localizada na área central da região que é a maior área de cultivo de oliveiras das Cíclades, a 16 km de Hora ou Naxos Town. Halki tem uma longa história e já foi a capital de Naxos, bem como seu principal centro administrativo e comercial.

5-A Villa Apeiranthos: Localizada a 32 km da capital, entre dois vales verdes, a uma altitude de 650 metros é uma das aldeias mais bonitas e encantadoras de Naxos, cheia de maravilhosas casas feitas com mármore fino. Lá visite a impressionante Igreja de Panagia Apeirathitissa, que é uma das igrejas mais antigas da ilha. Apiranthos tem três museus interessantes: o Museu Arqueológico de Apiranthos, o Museu de Arte Folk e o interessante Museu Geológico. Há vários cafés e tabernas e uma vista magnífica para a cidade no vale.

6- A Villa Filoti: Filoti está situada a 19 km da capital de Naxos, num belo vale verdejante perto da montanha de Zas, numa colina bastante íngreme. É uma vila tradicional das Cíclades, com suas casas caiadas e ruas estreitas. Filoti tem uma excelente praça principal, cercada por pitorescos cafés e tavernas.

7- A Praia de Aliko: Acima da praia de Aliko, há uma floresta de cedro única com dunas de areia maravilhosas. Esta floresta foi declarada área natural protegida e cria uma paisagem exótica.

8- A Praia Agios Prokopios: Localizada a 5 km da capital, Agios Prokopios é uma das praias mais populares de Naxos e considerada uma das mais bonitas da Grécia e também da Europa. Uma parte da praia é bem organizada e oferece espreguiçadeiras, guarda-sóis e instalações de desportos aquáticos, enquanto que a outra parte é totalmente intocada.

9- A Praia Agia Anna: Localizada a 7 km da capital, está a bela praia de Agia Anna. É o grupo de várias praias de areia, interrompido apenas por um pequeno porto de pesca e algumas formações rochosas. A vila de Agia Anna possui muitos hotéis, estúdios e quartos para aluguel, bem como inúmeros restaurantes de peixe e tabernas, cafés, bares e discotecas.

10- A Praia St. George(Agios Georgios): De acordo com o “The Guardian”, Saint George Beach está entre as 10 melhores praias da Europa para famílias e uma das 50 melhores praias do mundo!

Meu roteiro na ilha de Naxos durante  os quatro dias de estadia:

Ilha de Naxos – Vista do restaurante La Plaza na praia Ag. Giorgos

Primeiro dia – Visitei Chora, cujas casas e lojas foram construídas em volta do antigo castelo da cidade. E na parte da tarde fiquei na praia Ag. Georgios, a praia mais famosa da ilha, e ideal para crianças, com ótimos restaurantes e com vista para o por do sol da ilha. Gostei muito do restaurante La Plaza, que além de fazer uma excelente macarronada, também tem deliciosos coquetéis , sucos e variedade de petiscos.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio – Filoti

Segundo dia – Peguei o ônibus local e visitei as vilas Apeiranthos, Filoti e Halki. A primeira paradas de ônibus é no vilarejo  Apeiranthos, e depois segue para as duas, portanto, você pode ficar um pouco em cada uma delas. Almocei no Platsa, restaurante típico da vila Filoti. A tarde retornei para o centro de Chora e vi o pôr do sol no cartão portal da ilha. Lindo! Confira a viagem a Filoti clicando AQUI.

Terceiro dia –Fiz um cruzeiro pela cia Apollon – Naxos Catamara. Às 8h sai o cruzeiro pelo litoral de Naxos e vai até a pequena e azul ilha de Koufonisia. O capitão Vassilis é super gentil e o almoço é servido no barco, preparado na hora. Super recomendo,pois além das paradas para mergulho, você conhece mais uma ilha grega, e que ilha! Koufonisia é uma ilha, onde o azul é gritante de tão lindo!
Site – http://www.naxoscatamaran.com/

Quarto dia – Neste último dia, visitei as praias mais famosa da ilha, através de ônibus local, que na minha opinião foi perfeito! O ônibus passa nas três praias -Prokopio, Ag. Anna e Plaka – desci na primeira e segui caminhando para as outras, na volta voltei de ônibus para o centro de Chora. As praias Prokopio e Ag. Anna são de areais douradas, de um azul muito bonito e todas as duas são bem organizada e oferece espreguiçadeiras, guarda-sóis e instalações de desportos aquáticos. A Praia de Plaka é de nudismo, e não é organizada como as duas anteriores.

A ilha de Naxos me surpreendeu pela beleza das praias, do centro, das belas aldeias localizadas entre as montanhas e principalmente pelo atendimento aos turistas. Recomendo!

Um boa idéia de roteiro é fazer : Atenas –  Mykonos -Naxos e Santorini, e pernoitar 3 noites em cada lugar. Tenho certeza que você terá férias incríveis!

Caso queira pacotes prontos de viagens para estas ou demais ilhas, clique AQUI e veja os valores da temporada de 2017.

Até a próxima!

 

Post anterior

Skópelos – A ilha do filme “Mamma Mia”!

Próximo post

Este é o artigo mais recente.

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *