MENU PRINCIPAL

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio ,  é uma ilha grega do mar Egeu, a maior das Cyclades e está localizada no centro deste complexo, entre Paros e Mykonos.

Tem 429 km² de área e cerca de 18 000 habitantes. A capital é a cidade de Naxos e de acordo com a mitologia, esta era a ilha nupcial do deus Dionísio, deus do vinho. É por isso que existe um santuário dedicado a Dionísio no interior da ilha.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

Ideal para famílias e casais românticos, Naxos é famosa pelas praias exóticas, enquanto todo o litoral ocidental é ideal para windsurf e kitesurf devido aos fortes ventos que sopram lá na tarde.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

Uma visita ao interior irá levá-lo a aldeias pitorescas e á interessantes passeios. O lado ocidental da ilha é o mais turístico desenvolvido e possui longas praias de areia alinhadas com hotéis, restaurantes e centros aquáticos. O lado leste é mais isolado e não tão organizado.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

Como chegar à ilha de Naxos?

A partir de Atenas você pode ir:

De avião: Do Aeroporto Internacional de Atenas Eleftherios Venizelos, você pode pegar um voo diretamente para Naxos com Aegean Airlines-Olympic Air. Tenha em mente que é uma boa ideia reservar com antecedência, já que o espaço é limitado. O tempo de viagem para Naxos por avião é de cerca de 1 hora. Informações: www.aegeanair.com

De barco: viajar para Naxos de ferry ou catamarã de alta velocidade é uma rota que a maioria dos gregos prefere devido à disponibilidade de espaço e frequência do horário. A viagem de barco faz parte da experiência da ilha. A maioria das reservas pode ser reservada diretamente on-line.
O tempo de viagem para Naxos a partir do porto de Pireaus é em média de 5,5 a 6 horas. Confere neste LINK de como chegar nas ilhas gregas.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

Naxos é um destino turístico popular com muito o que fazer. Na verdade, é uma ilha grande o suficiente para se precisar de um veículo para conhece-la. Empresas de ônibus fazem o trajeto entre as várias aldeias e praias. Informações: http://naxosdestinations.com/

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

É muito interessante conhecer suas várias ruínas e estruturas medievais, desde o famoso Portara até o antigo templo de Dimitra e o castelo medieval veneziano que se encontra na parte antiga da cidade.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio –  Vila Filoti

A ilha tem mais de 30 aldeias. Algumas desabitadas outras com poucos habitantes geralmente uma população mais velha. No entanto, outras possuem até 2.000 pessoas e um número considerável de crianças. As principais aldeias de Naxos são: Apiranthos, xalki, Filoti, Glinado, Koronos e Vivlos (também denominados Tripodes). Cada uma das aldeias tem seu charme, associado aos seus tipos de construção, visões, festividades e atividades. A aldeia de Filoti por exemplo, é um verdadeiro encanto!

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio

O clima de Naxos é naturalmente mediterrâneo, com verões quentes e invernos relativamente suaves. Sendo uma grande ilha, existem muitas praias intocadas com águas cristalinas que variam de azul a turquesa e verde.

As mais bonitas e conhecidas são as praias de , Agios Georgios, Agios Prokopios, Agia Anna, Alyko, Kastraki, Mikri Vigla, Plaka, a maioria relativamente perto da capital chamada Naxos Town ou Chora (um nome frequentemente usado para designar as capitais nas ilhas do mar Egeu). São vários tipos de praias: arenosa ou rochosa, tranquila ou movimentada, com ou sem esportes e amenidades, uma longa praia ou uma pequena enseada. Você pode ficar na ilha por um mês sem conseguir vê-las todas!

O que fazer na ilha de Naxos:

1- A capital Chora: é principal porto da ilha de Naxos. É considerada uma das mais belas aldeias das Cíclades, pois possui uma arquitetura requintada, composta de elementos venezianos e cicládicos.

2- A Aldeia Damarionas: com suas pitorescas casas brancas, adornadas com vasos e flores de flores, ruas pavimentadas, igrejas cícladas genuínas e belas praças, foi listada como um tradicional assentamento.

3- A Porta do templo de Apollo ou Portara: O marco mais famoso da ilha, uma enorme porta de mármore de 2.500 anos que não leva a lugar nenhum. É a entrada de um templo inacabado que se dirige diretamente para Delos, local de nascimento de Apollo. Por esta razão, a maioria dos estudiosos acredita que foi dedicada a Apollo, mas alguns pensam que foi construído em homenagem a Dionísio, que foi adorado na Ilha de Naxo.

4- A Villa Halki: A aldeia de Halki está localizada na área central da região que é a maior área de cultivo de oliveiras das Cíclades, a 16 km de Hora ou Naxos Town. Halki tem uma longa história e já foi a capital de Naxos, bem como seu principal centro administrativo e comercial.

5-A Villa Apeiranthos: Localizada a 32 km da capital, entre dois vales verdes, a uma altitude de 650 metros é uma das aldeias mais bonitas e encantadoras de Naxos, cheia de maravilhosas casas feitas com mármore fino. Lá visite a impressionante Igreja de Panagia Apeirathitissa, que é uma das igrejas mais antigas da ilha. Apiranthos tem três museus interessantes: o Museu Arqueológico de Apiranthos, o Museu de Arte Folk e o interessante Museu Geológico. Há vários cafés e tabernas e uma vista magnífica para a cidade no vale.

6- A Villa Filoti: Filoti está situada a 19 km da capital de Naxos, num belo vale verdejante perto da montanha de Zas, numa colina bastante íngreme. É uma vila tradicional das Cíclades, com suas casas caiadas e ruas estreitas. Filoti tem uma excelente praça principal, cercada por pitorescos cafés e tavernas.

7- A Praia de Aliko: Acima da praia de Aliko, há uma floresta de cedro única com dunas de areia maravilhosas. Esta floresta foi declarada área natural protegida e cria uma paisagem exótica.

8- A Praia Agios Prokopios: Localizada a 5 km da capital, Agios Prokopios é uma das praias mais populares de Naxos e considerada uma das mais bonitas da Grécia e também da Europa. Uma parte da praia é bem organizada e oferece espreguiçadeiras, guarda-sóis e instalações de desportos aquáticos, enquanto que a outra parte é totalmente intocada.

9- A Praia Agia Anna: Localizada a 7 km da capital, está a bela praia de Agia Anna. É o grupo de várias praias de areia, interrompido apenas por um pequeno porto de pesca e algumas formações rochosas. A vila de Agia Anna possui muitos hotéis, estúdios e quartos para aluguel, bem como inúmeros restaurantes de peixe e tabernas, cafés, bares e discotecas.

10- A Praia St. George(Agios Georgios): De acordo com o “The Guardian”, Saint George Beach está entre as 10 melhores praias da Europa para famílias e uma das 50 melhores praias do mundo!

Meu roteiro na ilha de Naxos durante  os quatro dias de estadia:

Ilha de Naxos – Vista do restaurante La Plaza na praia Ag. Giorgos

Primeiro dia – Visitei Chora, cujas casas e lojas foram construídas em volta do antigo castelo da cidade. E na parte da tarde fiquei na praia Ag. Georgios, a praia mais famosa da ilha, e ideal para crianças, com ótimos restaurantes e com vista para o por do sol da ilha. Gostei muito do restaurante La Plaza, que além de fazer uma excelente macarronada, também tem deliciosos coquetéis , sucos e variedade de petiscos.

Ilha de Naxos : A moradia do Deus Dionísio – Filoti

Segundo dia – Peguei o ônibus local e visitei as vilas Apeiranthos, Filoti e Halki. A primeira paradas de ônibus é no vilarejo  Apeiranthos, e depois segue para as duas, portanto, você pode ficar um pouco em cada uma delas. Almocei no Platsa, restaurante típico da vila Filoti. A tarde retornei para o centro de Chora e vi o pôr do sol no cartão portal da ilha. Lindo! Confira a viagem a Filoti clicando AQUI.

Terceiro dia –Fiz um cruzeiro pela cia Apollon – Naxos Catamara. Às 8h sai o cruzeiro pelo litoral de Naxos e vai até a pequena e azul ilha de Koufonisia. O capitão Vassilis é super gentil e o almoço é servido no barco, preparado na hora. Super recomendo,pois além das paradas para mergulho, você conhece mais uma ilha grega, e que ilha! Koufonisia é uma ilha, onde o azul é gritante de tão lindo!
Site – http://www.naxoscatamaran.com/

Quarto dia – Neste último dia, visitei as praias mais famosa da ilha, através de ônibus local, que na minha opinião foi perfeito! O ônibus passa nas três praias -Prokopio, Ag. Anna e Plaka – desci na primeira e segui caminhando para as outras, na volta voltei de ônibus para o centro de Chora. As praias Prokopio e Ag. Anna são de areais douradas, de um azul muito bonito e todas as duas são bem organizada e oferece espreguiçadeiras, guarda-sóis e instalações de desportos aquáticos. A Praia de Plaka é de nudismo, e não é organizada como as duas anteriores.

A ilha de Naxos me surpreendeu pela beleza das praias, do centro, das belas aldeias localizadas entre as montanhas e principalmente pelo atendimento aos turistas. Recomendo!

Um boa idéia de roteiro é fazer : Atenas –  Mykonos -Naxos e Santorini, e pernoitar 3 noites em cada lugar. Tenho certeza que você terá férias incríveis!

Caso queira pacotes prontos de viagens para estas ou demais ilhas, clique AQUI e veja os valores da temporada de 2017.

Virna Lize
Fotógrafa e Blogueira
Email – umabrasileiranagrecia@gmail.com

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

16 respostas

  1. Olá Virna!

    Seu blog está me ajudando muito a montar meu roteiro de lua de mel!

    Poderia me dar uma ideia de quais ilhas você acha legais para curtir em casal?
    Queremos ver um pouco de história, paisagens lindas e também curtir a praia!

    Atenas e Santorini já estão na lista.
    Acho que Paros também seria bacana.

    Qual outra vc me recomenda incluir?

  2. Ola Virna!
    Buscando docas no seu blog.
    Minha primeira vez na Grecia com marido e sem filhos. So teremos 9 dias. O que voce acha imperdicel. Queremos praias lindas.

    Beijos

  3. Virna, tudo bem?

    Estou montando meu roteiro e já tenho Antenas, Santorini, Mykonos.

    Só tenho 15 dias e queria colocar mais uma ou duas ilhas no roteiro, quais você recomenda?
    Estou entre Milos, Paros e Folegrandos. Estou indo com a minha mãe, e não buscamos muito agito. haha

    Muito obrigada pelas dicas, seu blog está me ajudando muito!
    Beijos

  4. Boa Tarde. Estamos programando nossa ida em janeiro/20. Gostaríamos muito de conhecer Atenas suas histórias e sua beleza como também algum outros lugares (históricos) próximo. Nossa viagem será de 10 dias. Gostaria de algumas dicas. Obrigado.

  5. Olá! Ficaremos apenas dois dias em Naxos, vindo de Mykonos e a caminho de Atenas.
    Vale a pena se deslocar para outros pontos da ilha (de carro ou nesses ônibus locais?), ou o que há na Chora já seria suficiente para o tempo? Vi que o castelo, a portara e o museu arqueológico ficam a curtas distâncias a pé do centro, ao que parece.

    1. Ola Eduardo
      Amo a ilha de Naxos, voce pode visitar as praias Ag. Anna, Ag.Procopio e tbm a Ag Mikra vigla,todas tem onibus para caso nao queira alugar carro. Va ver o por do Sol no centro, onde tem a Portara!
      Boa viagem!
      Virna Lize

  6. Olá Virna

    Somos apaixonados pela Grecia…Já fomos a Santorini, Miconos, Folegrandos, Ios, Milos, Zakinthos e Atenas.
    Este ano temos 20 dias para curtir mais algumas ilhas…Pensamos em Naxos, Paros e Amorgos…Ou Skiathos, talvez…Gostamos muito de praia e de nos perder em ruelas e labirintos à noite para comer e beber algo….o que você nos sugere? Amamos o estilo de chora de Santorini, Miconos e Folegrandos…Quais você acha que vale a pena investir? Obrigada

  7. Muito obrigada pelo retorno. Você conhece Skiathos? Vale a pena ir ou melhor nos concentrarmos nos arredores de Naxos? Qual das ilhas tem uma vida noturna parecida com Mikonos e Santorini? Não gostamos de baladas, mas adoramos nos perder nas ruelas e encontrar um cantinho charmoso para jantar….

  8. Um dia irei conhecer a Grécia se Deus quizer! E vou lhe procurar Virna, gostei de seu trabalho e gentileza! Deus te abençoe e cuide de todas as suas necessidades e de sua família!
    Marlene Palhares/ Manaus – Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *