MENU PRINCIPAL

Acrópoles de Atenas

Acrópoles de Atenas é post contendo informação sobre o sítio arqueológico mais importante da Grécia. Confira!

Meu primeiro passeio na Acrópoles sozinha não foi complicado, não me perdi e cheguei em casa com muita vontade de escrever tudo que presenciei e senti. Acordei cedo e levei minha filha de 7 anos comigo. Senti um pouco de medo, mas o que poderia acontecer no máximo, era eu chamar um táxi e entregar um papel onde escrevi nosso endereço. Descemos na estação de Thissio e de baixo vimos a magnifica e majestosa Acrópoles.

Acrópoles de Atenas

Na Atenas de Péricles, durante a segunda metade do século V a.C., um grupo excepcional de artistas transformaram uma colina rochosa em um notável conjunto arquitetônico e artístico que a Grécia antiga deixou de herança para o resto do mundo. 

A Acrópolis de Atenas, “a pedra sagrada”, é um planalto calcário de 270 metros de comprimento e 85 de largura, localizado a 156 metros acima do nível do mar, que contém os mais famosos monumentos da Grécia clássica: o Partenon, o Erecteion, o Propileus e o templo de Athena Nike.  Representa o símbolo universal do espírito e da civilização clássica e foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1987.

A maior parte das construções da Acrópolis de Atenas foram erguidas pela liderança de Péricles, durante a “era de ouro” de Atenas (460 – 430 a.C.).

Fídias, o grande escultor grego, e Ictinus e Calicrates, dois famosos arquitetos, foram os responsáveis pela reconstrução.

Durante o século V a.C., a Acrópolis ganhou sua forma final.

Cimon e Temístocles ordenaram a reconstrução dos lados sul e norte das muralhas, e Péricles encomendou o Partenon.

Acrópoles de Atenas -Propilea

Em 437 a.C., Mnesciles começou o Propileu, o portão monumental com colunas de mármore pentélico, parcialmente construído sobre o Propileu de Psistrato, obra terminada em 432 a.C. com duas alas. Ao mesmo tempo começaram as obras do pequeno templo jônico de Athena Nike.

Depois de uma interrupção causada pela guerra do Peloponeso, foram terminados ao tempo de paz de Nicias, de 421 a 415 a.C.

No mesmo período, começaram o Erecteion, com seu “balcão das cariátides”, com esculturas no lugar de colunas, para práticas sacras que incluíam Athena Polias, Posidão, Ericteu, e outros.

Acrópoles de Atenas

Depois de atravessar os Propileus, havia uma gigantesca estátua de bronze de 9 metros de altura chamada de Athena Prómacos, formando conjunto da Acrópole, construído por Fídias entre 450 e 448 A.C. para comemorar a vitória dos atenienses sobre os persas na batalha de Maraton.

A estátua de Athena estava armada com uma lança na mão direita e um grande escudo, no lado esquerdo, decorado com imagens da luta entre centauros e lápitas.

O pedestal original da estátua é conservado entre o Partenon e o Erecteion.

Acrópoles de Atenas

O Partenon (em grego antigo Παρθενών) foi um templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas.

É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega.

Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega.

O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade.

O nome Partenon parece derivar da monumental estátua de Atena Partenos abrigada no salão leste da construção. Foi esculpida em marfim e ouro por Fídias e seu epíteto parthenos (em grego παρθένος, “virgem”) refere-se ao estado virginal e solteiro da deusa.

Acrópoles de Atenas

O Partenon foi construído para substituir um antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C. Como muitos templos gregos, servia como tesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade e também da Liga de Delos, que se tornaria mais tarde o império ateniense.

No século VI foi convertido numa igreja cristã dedicada à Virgem Maria e depois da conquista turca foi transformada numa mesquita.

Em 1687, um depósito de munição instalado pelos turcos explodiu após ser atingido por uma bala de canhão veneziana, causando sérios danos ao edifício e a suas esculturas.

No século XIX, o diplomata britânico Thomas Bruce, 7. ° Conde de Elgin, removeu muitas das esculturas sobreviventes para a Inglaterra, hoje conhecidas como Mármores de Elgin e expostas no Museu Britânico, em Londres. Uma disputa polêmica pede o retorno dessas peças à Grécia.

O Partenon e outros edifícios da acrópole formam hoje um dos mais visitados sítios arqueológicos da Grécia e o Ministério da Cultura grego leva adiante um programa de restauração e reconstrução.

Templo Erectheio

Também conhecido como Erectêion ou Erectéion (em grego Έρέχθειον)) é um templo grego consagrado a Atena, Hefesto e Erecteu (mítico rei ateniense) que se conserva na Acrópole de Atenas. Foi construído entre 421 a 406 a.C., por Mnesicles. 

É tido como o mais belo monumento em estilo jônico, a despeito das singularidades do seu plano e elevação, que se têm explicado pela necessidade de contrabalançar discretamente o Partenon e de reunir diversos santuários primitivos, tendo em atenção as lendas do local, onde havia uma fonte de água salgada e uma oliveira, que se diziam dádivas de Poseidon e de Atena, na sua luta pela posse da cidade.

Possui duas celas individuais, e irregulares, devido à diferença de terreno e três pórticos desiguais.

O pórtico Norte distingue-se pela altura das suas colunas e delicadeza dos capitéis; o pórtico Sul é o mais famoso por ter seis cariátides, ou korés, fazendo as vezes de colunas. Em redor de todo o templo havia uma frisa, da qual restam alguns fragmentos conservados no Museu da Acrópole. Já na Ilíada, embora em passo considerado do século VI a.C., fala-se de um templo dedicado a Erecteu. No interior do templo, vivia uma serpente, à qual se oferecia um bolo sagrado cuja recusa era tomada como sinal de mal agouro para os atenienses.

Templo Athena Nike

O Templo de Atena Nike era um templo dedicado à deusa grega Atena, localizado na Acrópole de Atenas, na Grécia. Nike significa vitória em grego antigo, e se refere a um dos epítetos comumente dados à deusa na cidade (em grego Νίκη, Níkē ou Niké).

Seu templo era em estilo jônico antigo e localizava-se na parte sudeste da Acrópole, à direita da entrada. Lá, os cidadãos atenienses adoravam a deusa, na esperança de que ela os ajudasse na longa guerra contra a cidade-estado rival, Esparta. O Templo de Atena Nice foi a expressão máxima da ambição de Atenas de se tornar a pólis mais importante da Grécia.

O templo foi construído no local onde havia um outro templo a Atena, que foi demolido pelos persas em 480 a.C.. Havia uma grande estátua da deusa Atena no centro do templo; Pausânias descreve-a como sendo de madeira, segurando um escudo na mão esquerda e uma romã, fruta que simbolizava a fertilidade, na mão direita. Atena Nice era, originalmente, a deusa alada da vitória. Contudo, para o templo, foi construída uma estátua sem asas, para que assim ela nunca pudesse sair da cidade. Por essa razão, a estátua foi muitas vezes chamada Níkē Apteros (que significa vitória sem asas).

Ate a proxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *