MENU PRINCIPAL

Canal de Corintos na Grécia

Canal de Corintos na Grécia e um post que fala sobre um canal construído entre 1881 e 1893.

O Canal de Corintos na Grécia liga o Golfo de Corinto com o Mar Egeu. Ele passa pelo istmo de Corinto, e separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha.

O canal possui 6.3 km de comprimento, e foi construído entre 1881 e 1893. Torna a locomoção de barcos pequenos na região mais fácil, uma vez que elas assim não precisam dar uma volta de cerca de 400 km, em torno do Peloponeso. Porém, por ter apenas 21 metros de largura, é muito estreita para cargueiros internacionais. O canal é atualmente usado principalmente por barcos turísticos: 11 mil barcos navegam pelo canal anualmente. A primeira tentativa de construir um canal na região aconteceu no ano de 67, realizada pelo imperador romano Nero, que ordenou a 6 mil escravos a escavarem a região usando pás. No ano seguinte, Nero morreu, e seu sucessor, Galba, abandonou o projeto, por ser caro demais.

A idéia de um Canal de Corinto foi reavivado depois que a Grécia ganhou a independência do Império Otomano em 1830. O estadista grego Ioannis Kapodistrias perguntou um engenheiro francês para avaliar a viabilidade do projeto, mas teve de abandoná-la quando seu custo foi avaliado em cerca de 40 milhões francos, demasiado caro para o país recém-independente. Um novo impulso foi dado pela abertura do Canal de Suez em 1869 e no ano seguinte, o governo do primeiro-ministro Thrasyvoulos Zaimis aprovou uma lei autorizando a construção de um Canal de Corinto. empresários franceses foram encarregados mas, na sequência da falência da empresa francesa que cavou o Canal do Panamá, os bancos franceses se recusaram a emprestar dinheiro e a empresa faliu também. A concessão  foi concedida à Société Internationale du Canal Marítimo de Corinthe em 1881, que foi contratado para construir o canal e operá-lo para os próximos 99 anos. A construção foi formalmente inaugurado em 23 de abril de 1882, na presença do rei Jorge I da Grécia.

Fonte: Wikipédia

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »