MENU PRINCIPAL

Leônidas I – O rei de Esparta

Leônidas I – O rei de Esparta foi quem comandou a cidade grega de Esparta entre os anos de 491 a.C. e 480 a.C. Foi sucessor do trono de seu irmão mais velho Cleômenas I por ter se casado com sua filha Gorgo.

Leônidas
Leônidas I – O rei de Esparta

Defendendo o desfiladeiro de Termópilas, que une a Tessália à Beócia, Leônidas e uma tropa de apenas 7.000 homens, sendo apenas 300 espartanos, conseguiram repelir os ataques iniciais. Mas Xerxes, rei da Pérsia, foi auxiliado por um pastor local (Efíaltes) que o conduziu por um caminho que contornava o desfiladeiro e cercou o exército inimigo, que decidiu resistir até o fim.

Segundo Pausânias, Xerxes ameaçou a defesa grega dizendo: “Minhas flechas serão tão numerosas que obscurecerão a luz do Sol”. Leônidas respondeu: “Tanto melhor, combateremos à sombra!” (Heródoto, que narra o desastre das Termópilas, no seu Livro 7, reporta esta afirmação, não a Leônidas, mas a um tal Dieneces).

Leônidas sabia da traição de Efíaltes. Manteve os espartanos, que durante três dias mataram 20 mil persas e dispensou o restante do exército. Para aqueles que ficaram, ele disse: “Almocem comigo aqui e jantem no inferno”. Leônidas sabia que sua morte era certa, mas resolveu morrer lutando porque nenhum espartano voltava fugido para sua cidade. Segundo sua própria filosofia, ou voltava vitorioso ou morto em cima de seu escudo.

Outro motivo era que, se ele fugisse, o restante da Grécia também fugiria. No final, já cercado por seus inimigos, o rei Xerxes deu uma ordem a Leônidas: “Deponham suas armas e se entreguem”, Leônidas respondeu: “Venham pegá-las”. Atacados por todos os lados, os espartanos foram massacrados. A cabeça de Leônidas foi cortada e o seu corpo crucificado. Os persas esperam durante dois meses o inverno passar, para continuar a guerra. Quando resolveram voltar, os espartanos restantes formavam o corpo principal do exército grego. Havia três persas para cada grego, e no final da guerra os persas foram derrotados e expulsos da Grécia.

Fonte: Wikipédia

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

2 respostas

  1. MUITO TOP O SEU BLOG, EU ESTOU LENDO DOBRE ESPARTA POIS DESEJO EM BREVE IR PARA GRECIA COMO VIAGEM DE CASAMENTO. SERIA INTERESSANTE A AJUDA DE QUEM JÁ CONHECE. SE TE INTERESSAR ME FALE PARA IRMOS VENDO DETALHES. ABRAÇOS.