MENU PRINCIPAL

Ilha de Ithaca na Grécia

Ilha de Ithaca na Grécia é um post sobre uma pequena, porém encantadora ilha Jônica.

Ithaca é a segunda menor das ilhas jônicas. Ela tem 29 km de comprimento e 6,5 km de largura e tem uma linha na costa de 100 km. É composta por 2 penínsulas que são quase iguais em tamanho e são unidas pelo istmo de Aetos.

A ilha é longa e estreita e está quase dividida ao meio pela extensa baía de Molos. Ithaca está a 2 milhas náuticas de Kefalonia e como a ilha não tem seu próprio aeroporto, a maioria dos visitantes chegam a Ithaca por barco a partir Kefalonia. A montanha mais alta em Ithaca é o Monte Neritos, que fica a 800 m de altura. Vathy é a cidade capital da Ithaca, e está localizado no sudeste da ilha. Vathy é um dos maiores portos naturais do mundo.

Palácio do Ulisses
Palácio do Ulisses

O que ver na ilha de Ithaca:

1- Caverna Loizou

2- Alalkomenes: No topo da colina Aetos está a antiga Acrópole, que os moradores chamam o palácio de Ulisses.

3- O busto de Odisseu em Ulysses localizado no parque da praça da aldeia Cruz.

4- Anogi -Igreja Assunção (Teodoko): A igreja está situada na aldeia de Anogi e foi construída no século 12 com magníficos afrescos e estilo veneziano na torre sineira.

5- Anogi: Na área da vila de Anogi encontran-se enormes pedras em formas estranhas.

6- Kioni: Aldeia tradicional das ilhas Jônicas, com um pitoresco porto onde dezenas de iates atracam no verão. Antigamente era abrigo de piratas.

7- Casa do Karaiskaki: Em Kioni há uma pequena parte da casa de pedra onde morou até a revolução de 1821, a herói Georgios Karaiskakis.

8- Vathi: A capital da ilha.

9- Gruta das Ninfas: A caverna é também chamada de ‘Marmarospilia’, com duas entradas, uma para os deuses e outra para os mortais. De acordo com Homero, Ulisses escondeu aí os presentes do rei Alcino dos Feácios.

Praia Gidaki em Ithaca
Praia Gidaki em Ithaca

10-Praias: Além das rotas em torno da ilha, a descoberta das belas praias de Ithaca é alcançada somente de barco. Algumas das principais praias da região estão completamente escondidas e descobertas apenas por mar. As praias de Ithaca não são de areia, mas compostas de pedras lisas, em sua maioria brancas.

Aetos: No meio da ilha no fundo da baía está a homônima praia Aetos, ideal para a natação.

Deksia: Em frente à entrada do porto, perto da cidade, seguindo a estrada para Aetos e Norte Ithaca, é uma pequena praia com águas cristalinas e tem selo da Bandeira Azul.

Loutsa: Na entrada do porto Vathi, no lado esquerdo está a bela praia de Loutsa sob canhões de Veneza.

Minimata: Está a uma curta distância da cidade.

Skinos: Localizada a 3 km de Vathi.

Gidaki: No Norte da vila Filiatro está a invejável Gidaki, cuja beleza natural tem se espelhado por todo o mundo, caracterizada como uma das melhores e mais belas praias da Grécia. Aqui o visitante pode desfrutar do sol e do mar, com vista para a costa da Grécia continental e as ilhotas desabitadas opostas. Acesso por barco ou a pé pelo caminho de Skines.

Abaixo uma obra cinematográfica baseada no histórico documento narrativo “A Odisséia”, escrito por Homero. Aqui Ulysses (Kirk Douglas) realiza, após 10 anos de guerra na batalha por Tróia, a uma jornada por terra e mar para tentar voltar para casa, em Ítaca, e para sua esposa Penélope (Silvana Mangano), depois de ter perdido da frota de navios durante uma tempestade.

Em sua Odisséia, ele percorre mares e caminhos desconhecidos, enfrentando batalhas contra o gigantesco ciclope Polifemo, soldados, encarando a fúria e as mentiras dos deuses na figura de Poseidon, e derramando seu sangue e suor para tentar permanecer vivo, mesmo já tendo perdido todos os seus companheiros. Até que finalmente, após 20 anos de luta, em sua terra natal, ele enfrente o último e mais perigoso desafio.

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

2 respostas

  1. ola,
    Vamos viajar para Grecia daqui 15 dias. Teremos 8 dias completos entre Zakynthos e Kelafonia (+ 4 em Santorini). Pensava dividir o tempo entre 3 dias em Zakynthos e 4-5 em Kelafonia, dando um pulo para Ithaca. Acha corrido ? Possível ?