MENU PRINCIPAL

Acrópoles de Atenas na Grécia

Acrópoles de Atenas na Grécia é um post que resume o que significa este magnifíico sítio arqueológico situado bem no coração de Atenas.

Acrópoles de Atenas na Grécia

A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles. Foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas está em ruínas. Entre as que ainda estão de pé temos: a Propylaea, a porta de entrada para a parte sagrada da Acrópole; o Parthenon, templo principal de Atenas; o Erectheion, templo dedicado a Poseidon e à Deusa Atenas; o Templo de Athena Nike, simbólico da harmonia do estado de Atenas.

Acrópoles de Atenas na Grécia

1 – Propylaea – A grande entrada da Acrópole, construída entre 437 e 432 a.C. Era um edifício central retangular composto por colunas dóricas que marcavam o acesso de cinco portas com diferentes funções, e duas asas laterais.

Acrópoles de Atenas na Grécia

2 – Erecteion – É um templo jônico e foi construído entre os anos 420 e 406 a.C. por Mnesicles, no lugar mais sagrado da Acrópole. A parte mais impressionante do Erecteion é a cobertura da galeria, apoiada com a ajuda das cariátides, aspecto feminino, com seis colunas que sustentam o telhado do templo. São apenas cópias dos originais preservados no Novo Museu da Acrópole.

Acrópoles de Atenas na Grécia

3 – Templo de Atena Nike – Está localizado na ala sul do Propylaea e foi construído em 420 a.C. para comemorar a vitória dos gregos sobre os persas na batalha de Salamina. O pequeno templo erguido em estilo jônico abrigava uma imagem de Atena Nike, símbolo da vitória.

Acrópoles de Atenas na Grécia

4 – Templo Parthenon – A palavra Parthenon significa “a sala da virgem”, e o objetivo de tal edifício era prestar uma homenagem à deusa Atena. Sua concepção é atribuída a Péricles, um dos principais líderes democráticos de Atenas, que iniciou uma série de obras públicas, entre elas a construção do Parthenon. O projeto é de autoria dos arquitetos Ictinus e Calícrates, que se basearam nos preceitos da arquitetura dórica, cuja característica principal é a utilização de colunas caneladas, de molde redondo com uma placa quadrada em cima. Para realizar a tarefa, foi designada uma equipe de arquitetos e artistas liderada pelo escultor Fídias, que iniciou o trabalho por volta de 447 a.C. e o conclui quinze anos depois.

Acrópoles de Atenas na Grécia

Em 2007, a Acrópole de Atenas foi eleita uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo e atualmente é um dos principais pontos turísticos da Grécia e símbolo cultural da cidade de Atenas. A Acrópole de Atenas é um Patrimônio da Humanidade (título conferido pela UNESCO).

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »