MENU PRINCIPAL

Ilhas Jônicas

Hoje vou explicar um pouquinho como funciona as ilhas gregas da Grécia.

Ilhas Jônicas
Ilhas Jônicas

Na Grécia existe vários grupos de ilhas e as ilhas Jônicas forma com mais  sete ilhas esse grupo,também conhecidas historicamente como “Sete Ilhas” (em grego Heptanisia), mas o grupo inclui também algumas ilhas  pequenas. As sete ilhas principais são, de norte para sul: Corfu (kerkyra), Paxos, Lefkada ,Ítaca, Cefalónia , Zakynthos  e Citera. As seis ilhas mais ao norte situam-se ao largo da costa ocidental da Grécia, no mar Jónico, e constituem uma das suas 13 periferias.

Ilhas Jonicas
Ilhas Jonicas

A sétima ilha, Citera, está ao largo da extremidade sul do Peloponeso, a parte meridional da porção continental da Grécia e administrativamente pertence à periferia da Ática.

Ilha de Paxos
Ilha de Paxos

O nome jônicas é uma curiosidade geográfica, já que a região da Jônia, na Antiguidade, ficava a leste da Grécia, na costa do Mar Egeu, onde hoje fica a Turquia. O nome pode ter sido derivado do fato de que algumas das ilhas foram colonizadas pelos povos jônicos da Grécia Antiga.

Ilha de Corfu
Ilha de Corfu

As ilhas foram ocupadas pelos gregos há muito tempo, possivelmente já em 1000 a.C., e certamente pelo século IX a.C.. Em 734 a.C., colonos de Corinto expulsaram de Corfu os habitantes de Erétria que vinham estabelecendo uma colônia naquela ilha. Durante a Antiguidade, as ilhas tiveram pouca participação na política grega. A única exceção foi o conflito entre Corfu e sua cidade-mãe Corinto em 434 a.C., que provocou a intervenção de Atenas e desencadeou a Guerra do Peloponeso.

Ilhas Jônicas  -Lekada
Ilhas Jônicas -Lekada

As próprias ilhas são conhecidas por uma confusão  variedade de nomes. Durante os séculos de domínio de Veneza, elas adquiriram nomes italianos, pelos quais algumas delas ainda são conhecidos em português.

Ilhas Jônicas
Ilhas Jônicas – Zakynthos

Zante, ao invês de Zakynthos, e Corfu, em vez de Kerkyra. Mas algumas denominações não foram absorvidas pelo português, como Val di Conspare, em vez de Ítaca, Santa Maura em vez de Levkas e Cerigo em vez de Citera.

Ilhas Jônicas -Kefalonia
Ilhas Jônicas -Kefalonia

Turistas britânicos, são atraídos pelos relatos do livro My Family and Other Animals (1956), de Gerald Durrell, que descreve sua infância em Corfu nos anos 30. Além disso, história do romance e filme Captain Corelli’s Mandolin se passa em Cefalônia.

Ilhas Jônicas -Itaka
Ilhas Jônicas -Itaka

Ítaca era o nome da ilha natal de Ulisses no antigo poema épico grego A Odisseia, de Homero. Tentou-se identificar a Ítaca atual com a antiga, mas não é possível localizar a ilha pela descrição de Homero. Atualmente todas as ilhas fazem parte do distrito de Ionioi Nisoi, com exceção de Citera, que é parte do distrito da Ática.

Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Uma resposta

  1. bom dia!
    Irei à Europa comemorar os 60 anos de minha mae e irei à Grécia dia 05/10/2015, onde permanecerei até 12/10. Após muito ler sobre as ilhas, achei Kefalonia, Zakynthos, Milos e Santorini lindas! Pensei em 2 dias em cada, mas o traslado jônicas cíclames parece toma tempo, ou deva ser feito pelo trajeto aéreo para náo perder tempo.
    Li que vc faz roteiros personalizados. Como funciona?
    Grande abraço,

    Lidiane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *