MENU PRINCIPAL

Dança Tsifteteli

Já falei sobre as outras  danças populares ( Sirtaki,Hasapiko,,Zeibekiko e hasaposervikos). O tema de hoje vai ser a dança  Tsifteteli, que na minha opinião é uma das mais lindas danças do mundo.

Smyrna, 1922

Pra tentar explicar um pouco sobre Tsifteteli , precisamos voltar ao ano de 1922. Uma época muito triste para o povo grego, mas necessário pra explicarmos toda essa mistura de danças gregas. A dança  Tsifteteli foi levada para a Grécia, principalmente, os gregos da Ásia Menor que tiveram que deixar suas cidades de origem por causa de uma mudança demográfica entre a Grécia e a Turquia.

A Grécia foi ocupada pelos turcos por cerca de 400 anos, desde o século XV ao século XIX e era parte do Império Otomano. Em 1820 a Grécia começou uma guerra contra os turcos para alcançar a independência. Em meados do século XIX a Grécia ganhou sua liberdade e tornou-se um Estado independente. Naquele tempo havia muitas pessoas de origem turca e vivia a fé muçulmana na Grécia, assim como muitos viviam a fé étnica Ortodoxa Grega na Turquia. As primeiras colônias gregas na costa ocidental da Ásia Menor foi fundada cerca de 1000 aC e se espalhou para as margens do Mar Negro. Assim, havia cidades gregas nessas áreas até 1922.

Nesse ano, houve uma grande guerra entre Grécia e Turquia, que terminou em desastre para ambos os países. Mas, para os gregos, a catástrofe foi maior, porque muitas das cidades gregas da Ásia Menor foram destruídas pelos turcos. No final da guerra da Grécia e Turquia concordaram em trocar suas populações. As alterações demográficas trouxe muitos problemas para o novo Estado grego e os recém-chegados tinham perdido tudo,tornando a situação dos imigrantes muito precária. Essas pessoas tinham uma tradição musical muito rica e levou-a consigo para o seu país.Uma dica de livro que fala exatamente dessa troca e o livro “Paradise Lost, Esmirna 1922”. Sua música era uma mistura de gregos, turcos, armênios e árabes.

Dança Tsifteteli

Eles continuaram a desenvolver a sua música na Grécia, principalmente para lembrar suas raízes e confortar suas almas. Esta tradição é chamada Zeibekiko, Reibetiko e inclui a Hassapiko e Tsifteteli. Muitos arqueólogos afirmam que a dança do ventre era na Grécia antiga e as mulheres que dançavam adoram a Afrodite. Também pode ter existido na Idade Média como o Império Bizantino os gregos tinham um forte intercâmbio cultural com os árabes e outros povos do Oriente Médio. No entanto Tsifteteli que conhecemos hoje foi desenvolvido nos últimos 90 anos. As letras originais eram muito triste porque eles estavam falando sobre a pobreza, imigração, amores perdidos, etc., Embora canções modernas pode ser muito alegre e engraçado. O Tsifteteli é principalmente um casal de dança (homem-mulher, mulher-mulher, homem-homem). Se o homem e a mulher dança juntos, eles flertam através da dança. Esta é uma razão pela qual o Tsifteteli é enormemente popular e, provavelmente, nunca deixara de ser.

O Tsifteteli é a dança do ventre grega. O nome é de origem turca e vem de Chifteteli, ou seja, cordas duplas. O Tsifteteli típico não é realizado por um dançarino solo, mas por um grande número de dançarinos que estão nas pistas. É dançado por homens e mulheres, individualmente, em pares ou em formações de grupo. É uma das danças mais importantes e significativas na música e na cultura grega.

A Dança Tsifteteli se difere do egípcio e do árabe em diversos aspectos. O principal deles está na ênfase em movimentos pélvicos e na postura da bailarina que executa a dança quase inteira numa posição com um leve cambrê e a pélvis a frente. Os oitos e redondos são muito comuns também e são executados com um “arrastamento” dos pés com os calcanhares bem apoiados no chão. Outra característica muito comum é a acentuação das batidas quase sempre para cima e também a dança executada no chão.

Tsifteteli é a expressão da alma e do jogo de amor que se exprime através de movimentos sensuais dos quadris.

Você poderá gostar também:

A Arte da dança Grega
Danças típicas Gregas
Danças Gregas- Sitarki
Danças Populares Gregas
Dança Tsifteteli
Eu Amo as danças Gregas

Até a próxima! 🙂

 

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *