MENU PRINCIPAL

Danças Populares Gregas

As danças populares gregas são: Sirtaki(a dança do Zorba), , Zeibekiko ,Hasapiko, hasaposervikos, Tsifteteli e Karsilama.

Zeibekiko
Zeibekiko

Zeibekiko é a expressão máxima da alma grega. Uma dança cheio de paixão e tristeza, cheio de suspiro e desgosto, cheia de medos e dores, cheio de desespero e amor não realizado. O luto de uma alma torturada em um ritmo 9/4 dança.

A dança Zeibekiko foi introduzida no continente grego após o genocídio de 1922 na Ásia Menor e os refugiados que chegaram na Grécia.O  ritmo da dança zeibekiko,tem algo de nostálgico, mas ainda corajoso e audacioso naturalizou-se na Grécia e tornou-se uma dança típica e popular grega. E mais tarde foi introduzida na Turquia como o ritmo grego, a dança original é considerado mais folclórica.

A dança Zeibekiko é considerada uma dança grega, mas suas origens são encontradas numa dança especial dos guerreiros na Anatólia (atual Turquia), chamado Zeybek.Esta dança rítmica foi um pouco diferente, e menos de improviso, como se fosse uma dança típica tribal principalmente nas aldeias de Aydin e Turquia ocidental.Era uma dança conhecida apenas para os habitantes da ilha na Grécia, especialmente os que vivem perto da Ásia Menor, devido às trocas comerciais e as relações fortes que os ilhéus mantidos com suas famílias e amigos da Ásia Menor.

 

Antigamente a dança Zeibekiko costumava ser uma dança masculina, mas nas ultimas décadas as mulheres começaram a dominar a arte da dança. Melina Mercouri no filme de 1961.

A dança Zeibekiko é realizada por um único dançarino e tem algumas medidas concretas,mas a dança mais impressionante é aquele em que o bailarino mostra sua criatividade, realizando proezas especiais e dando-lhe a liberdade para expressar seus sentimentos individuais e mais genuínos. Normalmente o dançarino está rodeado por um ou mais de seus amigos ,que simbolicamente quer dizer que ele não esta sozinho na sua dor. Amigos ficam nos aplausos dando o ritmo. Muitas vezes, o bailarino executa façanhas como dançar em torno de um copo de vinho ou uma cadeira, ele pode até mesmo ir tão longe e pegar um copo com os  dentes,adicionando uma sensação de um pouco fanfarronice e humor.O elemento mais importante que diferencia a famosa canção de outras danças são a música e as letras.Para dançar zeibekiko precisa reunir tanto na música e nas letras. O que move a dança que você deve ter a ver com o que você ouve, as letras da canção, seu significado, dar-lhe o seu estilo …O que se ouve, faz você se expressar com o seu corpo de forma espontânea e dançando seu próximo movimento se tornando segura de toda a dança.

Markos Vamvakaris: Alguns dos mais importantes compositores zeibekiko são: Vassilis Tsitsanis, Apostolos Kaldaras, Stavros Xarhakos, Manos Loizos e Markos Vamvakaris da ilha de Syros, que foi um dos pioneiros na importação, formação e naturalizando assim a dança zeibekiko e logicos outros tantos mais compositores.

Dança Hassápiko :Também conhecido como makelarikó, leva esse nome por causa da união de açougueiros (hassápis significa “açougueiro”) de Constantinopla (atual Istambul), que também eram chamados makeláris (os que manejavam facas).

Dança Hassaposervikos :Esta dança é de origem eslava, como evidenciado pelo nome, mas há variações em todos os países dos Balcãs e da Europa Oriental para a Rússia .Se espalhou pela Grécia atraves de músicos errantes que migraram da Europa Oriental para os portos do Mediterrâneo da Ásia Menor e Macedônia. Os músicos que espalharam a música e a dança evoluíram em diferentes formas.Hoje, ela é amplamente utilizada como dança popular na Grécia, mesmo em áreas onde so se dança apenas as populares. Em festas, festivais e feiras e na vida noturna é sempre a primeira opção, pois é muito fácil de seguir.

Você poderá gostar também:

A Arte da dança Grega
Danças típicas Gregas
Danças Gregas- Sitarki
Danças Populares Gregas
Dança Tsifteteli
Eu Amo as danças Gregas

Até a próxima! 🙂

 

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *