MENU PRINCIPAL

Mosteiros de Metéora

Fazia um bom tempo que eu queria conhecer os Mosteiros de  Metéora, mas por falta de oportunidade acabava adiando esse passeio.

Mosteiros de Metéora

Sabe aquele lugar que você acha que vai ter tempo pra conhecer, pois ele está logo ali  e acaba deixando  para depois e no final do passeio você chega a uma grande conclusão de que aquele lugar, até então não cobiçado, passou a ser o lugar mais intrigante, bonito e perfeito visitado em toda a sua vida? Pois  foi exatamente assim que aconteceu quando conheci os Mosteiros de Metéora.

Mosteiros de Metéora

Sempre gostei dos passeios das ilhas, mas esse lugar  entrou no meu caderninho de anotação para lugares a serem visitados na Grécia, desde o dia em que vi na tv uma reportagem sobre uns intrigantes mosteiros construídos, por volta século XI, em cima de rochas altíssimas e até mesmo dentro dela.Um dos pontos favoráveis  era que não estava longe da minha casa, que era possível fazer um passeio de bate e volta, desde que, saindo bem cedo é claro! O grande dia foi num domingo, com direito a cestinha igual de piquenique, onde coloquei  pãezinhos, biscoitos e refrigerantes e as 6:30h da manhã de domingo já estávamos todos na estrada rumo a Metéora.

Mosteiros de Metéora

Os Mosteiros de Metéora estão situado no norte da Grécia, na planície da Tessália, nas proximidades da cidade de Kalabaka, no vale do Rio Pinios.   Estão empoleirados no alto das rochas cinzas , que são esculpidas pela erosão há milhares de anos numa altura que chega a 600 metros e 4 deles ainda são habitados desde o século XIV.

Mosteiros de Metéora

Logo na chegada da cidade em Kalabaka,  percebi que estava em outro mundo, outra dimensão, há algo ali que não condiz com nada com o que aprendemos sobre a  Grécia.Há algo diferente e místico nesse lugar. Fiquei sem reação quando vi de longe  aquelas rochas altas aparecendo do nada, imagina, uma planície toda lisa e de repente do nada aparece enormes rochas com mais de 600 metros de altura.

Mosteiros de Metéora

De acordo com o site da Unesco, análises químicas sugerem que as formações rochosas onde Metéora foi construída apareceram 60 milhões de anos atrás por meio de erosão fluvial. Difícil não ficar intrigada com o que nos espera, de longe parecia uma terra árida e sem vida e aos poucos vai se transformando, a mata é de um verde brilhoso e cheio de vida.

Virna Lize em Metéora

Eram apenas pontinhas de rochas avistados na estrada, mas quando vai chegando perto das rochas, ai sim o espetáculo da natureza começa! Metéora é um lugar diferente de tudo que eu vi na Grécia, cada vez que o carro se aproximava , mas a vontade crescia de sair do carro e pisar em solos tão especiais.Batizado de  Metéora (que em grego significa “suspenso no ar”), o local é hoje considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Mosteiros de Metéora

Os Mosteiros Aghios Stephanos, Aghia Triadas, Varlaam e o Grande Meteoro  ainda abrigam comunidades religiosas.Acredita se que as formações rochosas, onde os mosteiros foram construídos, de acordo com os antigos escritos cristãos ‘enviados pelo céu para a terra de pedras’ para permitir que monges pudessem se assentarem e rezarem.Os primeiros monges que habitaram Metéora  no século XI, eram eremitas que viviam em cavernas e queriam estar mais perto do criador.

Mosteiros Grande Meteoro

Os primeiros Mosteiros de Metéora foram fundados no século XIV, foram construídos a fim de escapar dos turcos e dos albaneses na época da guerra. Athanasio, expulso do Monte Athos,com vários seus fieis fundou o grande  Mosteiro da Transfiguração ou Grande Meteoro.

Mosteiros de Metéora

Localizado na maior e mais longa extensão da rocha. Foi criado em 1340 por Aghios Athanassios Meteoritis (1302-1380).Vale a pena ver a torre (1520), hoje em dia, o Museu da Arte com ferramentas e aparelhos antigos, o ossuário, a igreja de Metamorfoseos tou Sotiros ou da Transfiguração de Jesus, o santuário foi construído em 1388 e a igreja principal com o nártex em 1545 , o Santo Altar foi construído em 1557 e hoje em dia, Museu da Herança da Igreja e a cozinha  em 1557, hoje é o Museu do Folclore de cobre antigo, de barro e utensílios de cozinha de madeira.

Mosteiro Varlaam

Saímos do Grande Meteoro e seguimos para o  Mosteiro Varlaam. De acordo com a história, este foi habitado em primeiro pelo monge Varlaam, no secúlo 14. A parte maior da igreja foi construída em 1542, e foi dedicada a Agious Pantes (Santo de todos). A parte principal da igreja tem muitos murais pintados pelo pintor de Tebas, Fragko Katelano em 1542. No final do século 16 e no início do seculo 17, o laboratório bibliográfico mais organizado de Metéora se encontrava nele.

Mosteiros de Metéora

Dentro do Mosteiro a fé que todos os monges tiveram ao construir esse mosteiro é nítida, por onde se olhava,sentia a presença  de uma força maior. A calmaria e a fé juntos, como se lá fora  não existisse mais nada, essa é a verdadeira sensação que sentimos quando entramos nos Mosteiros de Metéora.

Mosteiros de Metéora

Na saída do  Mosteiro Varlaan, lojinhas de artesanato, com preços acessíveis, nada muito caro, posso dizer que são os mesmos valores do centro de Atenas.

Mosteiro Agios Stefanos

Mosteiro Agios Stefanos (Santo Estevão) construído na primeira metade do século 15 e Santo Filoteos (meio do século 16) são ambos honrados como os fundadores deste monastério. A pequena igreja de Aghios Stefanos é uma basílica de ala unica, construída em 1350. Hoje em dia, a igreja de Aghios Charalampos (1798) está decorada com impressionantes trabalhos em três dimensões. O seu imponente Santo Altar é utilizado como um museu moderno com as mais impressionantes heranças da igreja: icones do período pós-bizantino, vestes sacerdotais e telas bordadas a ouro, com finas peças de prata, etc.

Mosteiro Agia Triada

Mosteiro Agia Triada (Santissima Trindade) está localizado numa íngreme rocha típica e imponente de Metéora. Pelos escritos do potentado Simeon Ouresi-Paleologou, diz que Aghia Triada era um monastério organizado desde 1362. A igreja que vemos hoje em dia foi construída por volta do ano 1476 e é uma pequena igreja de duas colunas em forma de cruz .Também muito interessante é o Museu do Folclore do monastério que possui uma larga seleção de roupas antigas, aparelhos, ferramentas, e outros itens.

Mosteiro de Meteora

Não se assustam com as mil escadas que irão encontrar pela frente, eu garanto que nada  é cansativo, pois a vista ao redor é tao espetacular que o corpo não cansa! Vale lembrar que, por ser um lugar religioso, não é permitido a entrada de mulheres vestidas com calcas compridas ou short , quem esquecer desse detalhe, não se preocupe, pois os mosteiros nos oferecem saias para  entrarmos. A entrada é gratuita para quem mora na Grécia e para turistas na faixa de 3€.

Virna Lize em Meteora

Não deixem de conhecer esse maravilhoso lugar, pois as  horas que  passei em Metéora foi um aprendizado muito importante para a  minha vida, aprendi que,  quando há dedicação, força de vontade e principalmente fé fazemos coisas além de nossa capacidade física.

Do centro de Atenas para Metéora de carro são exatamente 4hs de viagem, também tem ônibus e trem que vão até kalabaka, a cidade mais próxima de Metéora. Tem excursão que parte do centro de Atenas e que vem incluído mais um passeio no Sitio Arqueológico Delfos , com direito a uma  noite num hotel em Kalabaka (Mais informações entre em contato pelo email: umabrasileiranagrecia!gmail.com).

Essa postagem é um resumo de tudo que foi escrito sobre Metéora, as outras postagens vocês irão encontrar mais fotos e alguns detalhes, mas a base toda sobre Metéora é essa aqui.

Ate a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »