MENU PRINCIPAL

Comida Grega – Stifado

Comida grega – Sitfado é post contendo uma deliciosa receita para você fazer e chamar os amigos que adoram experimentar sabores diferentes.

Entre os principais pratos gregos mais conhecidos, se destacam os tomates recheados, mousaká, folhas de uvas recheadas, bolinho de carne (keftedes), guisado, stifado, kalamaris, lagosta, camarão, peixe assado e a famosa salada grega. Para os vegetarianos, a Grécia é um paraíso.

Capturar
 Stifado

Em todos os restaurantes  você vai encontrar uma grande variedade de legumes frescos e saladas como feijão verde, quiabo, ervilhas, corta, rabanete, berinjela, abobrinha e muito mais, todos regados com bastante azeite e acompanhado por pães!!

Capturar
 Stifado

Esta deliciosa comida foi de fato a minha primeira comida grega em solos gregos.Assim  que chegamos na Grécia em 2008, fomos convidados por uma vizinha para  almoçar em sua casa.

A mesa estava arrumada para dez pessoas e no meio dela tinha apenas uma grande caçarola contendo um ensopado de carne de boi e muitas cebolinhas de cabeça. Devia ter quase 2 quilos de tanta cebolinha.

Achei  a comida diferente, lembro-me que achei estranho não ter o  arroz e o feijão preto . Na Grécia só se serve um prato principal , algumas saladas e pães para acompanhar. Para beber  tinha um vinho branco seco que foi servido numa jarra de vidro transparente. Lembro também, que assim que terminamos de almoçar,  fiquei esperando a sobremesa ser servida e, para a minha surpresa, descobri que na Grécia não tem esse costume, serviram apenas um café grego bem forte que por sinal estava delicioso. Foi um almoço inesquecível, e mesmo não entendendo nada do que eles diziam, me senti em casa.

A receita  se chama Stifado(Στιφαδο), e o tipo de carne usada pode ser desde coelho (o  mais tradicional), de boi, de carneiro e também de frango. Como não como coelho, a minha receita vai ser com carne de boi. Vamos la!!

Ingredientes
1 kg de carne bovina cortada em cubos pequenos
1 kg de cebolas pequenas (tamanho, conservas), descascadas e inteiras
1/2 kg de tomates (cortados ao meio)
4-5 dentes de alho (picados)
1 xícara de água quente
3 colheres de vinagre de vinho branco
1 copo pequeno de vinho tinto seco
1/2 xícara de azeite10 grãos de pimenta preta
2 folhas de louro
2 pequenos paus de canela,Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Aqueça o azeite em uma panela grande refogue as cebolas pequenas até dourar.Retire as cebolas da panela e coloque o alho para  fritar  até ficar macio.Adicione os cubos de carne e frite levemente.Adicione o vinagre , o vinho e depois de ferver, juntar o restante dos ingredientes.Mexa e cozinhe a carne com a caçarola coberto em fogo baixo por cerca de 1 hora e meia ou quando a carne esteja macia.Adicione as cebolas pequenas e agite a caçarola para a cebola, a carne e o restante dos ingredientes misturar bem e deixe cozinhar por cerca de mais 30 minutos em fogo baixo.Não mexa mais seu Stifado  nos próximos 30 minutos, mas gire ou agite ocasionalmente sua caçarola para cobrir a carne e as cebolas com o molhoPara acompanhar, pão de sal ou também o nosso tradicional arroz brasileiro.
Sirva quente- Serve 4 a 6 pessoas.

Capturar
Blogagem Coletiva – Stifado

Para beber, recomendo um delicioso vinho  Agiorgitiko! Opap Nemea 2008 (Boutari).  O vinho tem um delicado aroma de carvalho e frutas vermelhas, um sabor de ameixa seca, amora, cravo e canela.

καλή όρεξη(Bom apetite)

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *