MENU PRINCIPAL

Monte das Musas em Atenas

O Monte das Musas em Atenas também é conhecido como o Monte Philopappos.

Eu prefiro chamá-lo de Monte das Musas, pois é mais a cara da Grécia. Principalmente na primavera, quando as flores tomam conta de todo o monte e dá uma deliciosa sensação de que estou passeando junto com as noves musas da inspiração!

O Monte  Philopappos tem esse nome devido a esse mausoléu antigo, que é dedicado a Caio Júlio Antíoco Epifânio Philopappos , um príncipe do reino de Commagene. Tem uma estrutura de dois andares, apoiado por uma base. No nível mais baixo há um friso representando Philopappos como um cônsul, montando em um carro e levado por lictores. O nível superior mostra estátuas de três homens: de Antíoco IV, à esquerda, de Philopappos no centro e de Seleuco Nicator à direita.

Vista da Acrópoles no Monte das Musas
Vista da Acrópoles no Monte das Musas

Philopappos morreu em 116, e sua morte causou grande tristeza a sua irmã Julia Balbilla e possivelmente, para a família imperial. Como uma dedicação para honrar a memória de Philopappos, Balbilla, assim como todos os cidadãos de Atenas, ergueram um túmulo no Mouseion Hill,
perto da Acrópoles de Atenas.

Monte das Musas
Monte das Musas

Seu túmulo de mármore ainda é conhecido como o Monumento Philopappos, a estrutura é construída em mármore branco pentélico sobre um pedestal 3,08 m de altura, feita de mármore poroso e revestida com lajes de mármore Hymettian. Um pouco antes do Monumento, tem o local de adoração das  Musas.

Prisão de Sócrates no Monte das Musas
Prisão de Sócrates no Monte das Musas

A prisão de Sócrates está localizada no Monte das Musas, de acordo com o que escreveu Platão, na obra Fédon, aqui terá estado preso Sócrates, o filósofo. Ele proferiu suas últimas palavras: “Críton, somos devedores de um galo a Asclépio; pois bem, pagai a minha dívida. Pensai nisso!”

95
Igreja Agios Dimitrius Loubardiaris

A bela igreja do século 16, Agios Dimitrius Loubardiaris, também está localizada na entrada do Monte das Musas. Segundo a tradição, ela tem esse nome (Loubardiaris ou Bombardiaris) por um incidente que aconteceu no século 17, quando Aghios Dimitrios protegia os crentes de grande canhão (Loubarda). Na véspera de 26 de Outubro,um trovão fez que um parafuso batesse no comandante da guarnição da Turquia, Yusuf Aga, que havia instalado um loubarda (canhão) na Propylaea da Acrópolis ,porque ele estava planejando atacar os cristãos no dia de São Demétrio. O raio atingiu e matou o comandante da guarnição e os fiéis foram capazes de honrar o santo na igreja.

Monte das Musas
Monte das Musas

Pelos arredores do Monte das Musas.

Monte das Musas
Monte das Musas

Pelos arredores do Monte das Musas.

Pelos arredores do Monte das Musas.

As Musas eram nove Deusas das artes e ciências na mitologia grega. Eram filhas de Zeus, o rei dos deuses, e de Mnemosine, a deusa da memória. Após a derrota dos Titãs, os deuses pediram a Zeus que criasse divindades capazes de cantar condignamente a grande vitória dos Olímpicos. Zeus partilhou o leito de Mnemósina durante nove noites consecutivas e, no tempo devido, nasceram as nove musas. Cada musa protegia uma certa arte ou ciência.

Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *