MENU PRINCIPAL

O vulcão de Santorini na Grécia

O Vulcão de Santorini na Grécia é um dos lugares mais exóticos para se conhecer e está localizado numa pequena ilha do Mar Egeu.

Uma Brasileira no vulcão de Santorini
Uma Brasileira no vulcão de Santorini

A ilha de Santorini é tudo que resta de um antigo vulcão, que explodiu ha 3600 anos e causou a destruição da civilização micênica da ilha. A forma da caldeira do vulcão é claramente visível a partir do alto. Em forma de meia lua, a ilha tem 73km e 14 mil habitantes.

Vulcão de Santorini

A última erupção em Santorini, em 1613 a.C., classificada como a maior dos últimos 10 mil anos, lançou à atmosfera 150 milhões de toneladas de minerais e trouxe à região do mar Egeu um inverno antecipado. Tais conclusões são de cientistas gregos do Instituto de Pesquisa Geológica e Metalúrgica (IGME) e do Centro de Pesquisa Marítima Grega (ElKEZE), que, junto a seus colegas da Universidade de Rhode Island, nos EUA, realizaram pesquisas no fundo da caldeira do vulcão. Os estudos revelaram que as folhas de oliveira petrificadas tinham em seu interior grãos de pólen e sementes que indicam que a erupção aconteceu durante a primavera. Também relacionam a destruição do povoado pré-histórico da localidade de Akrotiri, em Santorini, à erupção.

Sitio Arqueológico Akrotiri
Sitio Arqueológico Akrotiri

As ruínas encontradas no final do século XIX mostram que o povoado foi afetado algumas semanas antes da erupção por um tremor de terra de pelo menos 7 graus da escala Richter.

Sitio Arqueológico de Akrotiri
Sitio Arqueológico de Akrotiri

Deduziram, ainda, que o período entre o terremoto, seguido por duas erupções menores prévias, e a erupção final deu oportunidade aos sobreviventes de retornar ao povoado, parcialmente destruído, para resgatar as pessoas que ainda estivessem presas entre os escombros.

Vulcão de Santorini
Vulcão de Santorini

Nos últimos 400 mil anos, o vulcão de Santorini sofreu 12 erupções de grande porte e foi criando a grande caldeira existente atualmente. A grande erupção em Santorini ocorreu em quatro fases e, com a formação da caldeira, provocou um maremoto com ondas de 20 metros de altura, que atingiram inclusive as costas da Ilha de Creta e destruiu completamente as ilhas existentes num raio de 50 a 60 quilômetros, segundo os cientistas.

Vulcão de Santorini
Vulcão de Santorini

Para comprar esse passeio na ilha de Santorini é simples, só ir até uma agência em Fira, o valor está na faixa de 20€.
Mais sobre a erupção minóica  nesse link AQUI.
Para conhecer o Sitio Arqueológico de Akrotiri clique AQUI.

Vulcão de Santorini
Vulcão de Santorini

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

2 respostas