MENU PRINCIPAL

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

Morar na Grécia: Impactos e adaptação é um post que fala um pouco dos impactos e da minha adaptação de  quando me mudei para o lado de cá.

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

Cheguei em Setembro de 2008, portanto há quase 10 anos que moro em Atenas. Escolhemos a Grécia,  porque o pai dos meus filhos é grego, e queríamos muito vê-los crescendo em um lugar tranquilo e aprendendo uma nova cultura.

A minha realidade no Brasil era totalmente diferente da realidade que me esperava na Grécia, portanto sofri muitos choques culturais, uns me fizeram chorar, outros gargalhar, mas todos acima de tudo, me ensinaram a viver e amadurecer nesse país que nunca havia pensado em morar.

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

O meu primeiro impacto aqui foi engraçado, logo quando cheguei no bairro onde iria morar.  Me assustei quando que não encontrei aquelas casinhas branquinhas, aquelas igrejinhas de cúpulas azuis … as casinhas que tinha visto no “Google”, mas por não ter me aprofundado nas pesquisas não vi que eram de Santorini… Fiquei até um pouco decepcionada ao ver a simplicidade daqui! Era como um bairro qualquer do Brasil!

Adaptação na Grécia e seus impactos

Um impacto “impressionante” – foi esse, quando fui visitar a Acrópoles! Fiquei um bom tempo parada , só admirando, não conseguia acreditar que estava morando num lugar que só conhecia por livros escolares! Realmente me emocionei, acho que foi nesse dia que comecei a criar um certo carinho pela Grécia ( foi inesquecível!).

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

Impacto térmico – Cheguei na Grécia em setembro 2008 e em novembro chegou o inverno. Eu só queria ir embora desse lugar, reclamava o tempo todo, com frases tipo: “aqui é lugar de esquimó!”( Esse impacto foi muito triste). Talvez se eu tivesse arrumado um trabalho logo quando cheguei, tudo seria diferente, mas infelizmente, ainda não sabia o inglês, e muito menos o grego. Eu realmente me sentia só, depressiva e sem expectativa de nada.

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

Mas aí chegava a primavera, depois o verão e a tristeza ficava para trás! Se você não gosta de lugares frios, pesquise antes de se mudar para outro país, pois este fator é muito importante!

Adaptação na Grécia e seus impactos

Impacto emocionante (sempre choro quando me lembro disso) – O ano escolar aqui começa em setembro, minha filha estava com 6 aninhos e  teria que  frequentar a escola.. Quando fui levá-la – acompanhadas por uma prima que, lógico, só falava  grego – comecei a chorar no momento em que a professora a colocou pra dentro do sala! Lembro que a minha “prima” dizia, “Mim clais” e quanto mais ela dizia isso mais eu chorava, de raiva e medo, e pensava assim: “se eu que sou adulta não entendo essa louca falando, imagina minha filha de apenas 6 anos numa sala com várias crianças falando ao mesmo tempo!” Foi muito triste mesmo aquele dia, mas, apenas para mim! Mais tarde na volta da escola vejo minha filha toda sorridente e feliz dizendo que tinha adorado os coleguinhas e a professora! As crianças tem disso né? sabem se comunicam só com os olhares!

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

Foi impactante ver meu filho jurar amor a Grécia!Chegou um menino e se transformou num belo grego! Na Grécia é obrigatório servir o exército durante 8 meses e quando vi meu filho fazendo o juramento, senti muito orgulho e fiquei  emocionada, porque  sei que ele também teve seus impactos e adaptações. Fomos todos audaciosos e no fim vitoriosos!

Uma Brasileira na Grécia

Impacto do preconceito – Nunca sofri qualquer tipo de preconceito, os gregos amam os brasileiros, amam o futebol, carnaval e o seu povo alegre e sorridente! Quando digo que sou brasileira, Logo abrem um sorriso largo e gritam: “Pelé!! Ronaldo!!Carnaval!!”, e fazem uma tentativa de um gingado, querendo sambar!

Impacto de moradia em Atenas– Eu caminhava pelas ruas de Atenas encantada, olhava para cima, via Acrópolis,  olhava para os lados, via sítios arqueológicos e oliveiras espalhadas por toda a cidade. Às vezes tinha uma estranha (porem gostosa) sensação de que estava fazendo parte de algum filme, onde o cenário era a bela Atenas. Era tudo mesmo muito surreal!

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

Impacto da língua grega – A primeira palavra que aprendi na Grécia foi o “sigá-sigá”, que significa “devagar-devagar”, era “sigá-sigá” para aprender o grego, era “sigá-sigá” para trabalhar, era “sigá-sigá” para ter novos amigos, eram muitos “sigás-sigás” para uma pessoa! Sempre me virei sozinha, e  com o tempo passei a entender  e a ser fã do verdadeiro significado do tal “sigá-sigá”. O grego tem seu dialeto próprio, gírias bacanas como “po po po”, o “não” somente olhando para cima, o “tuf tuf tuf”, para proteger do mau-olhado, enfim, só vindo para cá para entender esse jeito incrível de expressar! 

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

Impacto do patriotismo – É impossível não amar o jeito como os gregos amam seu país! Em  todos os  lugares você encontra a bandeira grega,  nas sacadas, nas janelas, nos apartamentos e nos quintais das casas. E não é só por um dia que eles são patriotas, mas nos 12 meses e 365 dias por ano!

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

Impacto do Mar da Grécia – Eu já tinha ouvido falar que o mar da Grécia era lindo, de um azul inexplicável. Sempre amei o mar, cresci mergulhando nas praias de Guarapari, lugar de um litoral maravilhoso, e quando cheguei na Grécia, só pensava em conhecer o famoso mar Egeu!

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

E  o mais surpreendente, a Grécia parece ter mais de 50 tons de azuis!Que azul! Até hoje não consigo definir o mar da Grécia, porque realmente não há definição. Só posso dizer que é bonito, é bonito e bonito!

Adaptação na Grécia e seus impactos

E de repente me encontrei num país onde gatos e cachorros são tratados como membros da família e onde cenas como esta da foto são normais.  Onde gatos passeiam livremente pelos comércios e cachorros pelos sítios arqueológicos. Assim é a Grécia!

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

No meu processo de adaptação, aprendi que ninguém vai bater na sua porta e te oferecer ajuda, você precisa escancarar a porta e partir para o ataque, sair da sua zona de conforto e tentar ver o que o país tem a te oferecer para poder assim se enquadrar.

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

Meu primeiro trabalho na Grécia foi dar faxina na casa de uma senhora, depois pintei pedras com santos e cheguei a vender algumas nas portas das igrejas, mas não era o que eu queria. O que eu fazia no Brasil, não tinha nada ver com turismo, apenas a minha vontade de escrever e tirar fotos.  Então comecei a sair sozinha e tirar muitas fotos e acabei criando o blog para passar o tempo. No inverno ficava muitas horas no computador, postando fotos da Grécia, escrevendo um pouco de cada lugar e isso me fazia “viajar” naqueles dias frios.

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

Muitas pessoas me disseram que eu estaria fazendo a pior escolha da minha vida vindo para cá, pois a Grécia estava praticamente falida, com  manifestações quase todos os dias pelos principais centros do país.  Quando escutava isso, eu só pensava em ter uma vida calma, queria apenas um lugar  onde pudesse ter a liberdade de sair e chegar a qualquer hora do dia, sem correr o risco de ser assaltada por causa de um celular. E aqui eu sabia que era assim, e eu vim. Agora me dizem que tenho sorte!

Não foi bem assim, foi um processo dolorido, sofrido e realmente muito maluco. De repente estou num país- logo eu, uma caipira que nunca tinha saído do Brasil nem viajado de avião em toda a minha vida- sem casa própria, sem carro, sem trabalho, somente com duas malas grandes de viagem! Mas com toda a astúcia do mundo! Toda a minha história de vida no Brasil ficou pra trás! Costumo dizer que eu nasci aqui em 2008, adulta, como a deusa Atena.

Na minha opinião, se você pensa em morar na Grécia ou outro país, não pense que tudo será fácil, porque não será. Poderá se sentir solitário, se desesperar pelas ruas ouvindo uma língua que não entende, poderá sentir saudades do que você foi e triste por estar perdido, sem emprego , sem amigos, quase um nada no meio daquilo tudo. No processo da adaptação, você demora a perceber seu progresso, somente a luta do dia dia.

Morar na Grécia: Impactos e adaptação

E de repente, num dia simples, de sol ou chuva, de verão ou inverno, você vai ouvir um casal do seu lado falando e (incrivelmente) vai entender o que eles conversam e vai rir sozinha igual uma boba, quem sabe até falando um ‘yes’ bem alto!

Ainda sou nova na Grécia, ainda tenho muito que aprender, cresci e amadureci muito desde que cheguei, aprendi a falar o grego do dia dia, tenho meu trabalho , fiz alguns amigos e hoje posso dizer que sou feliz, encontrei meu equilíbrio pessoal e profissional num dos lugares mais lindos do mundo, se não é o ÚNICO!

Virna Lize
Fotógrafa e blogueira
Email – umabrasileiranagrecia@gmail.com

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

45 respostas

  1. Virna,
    Guardo um sonho de visitar o Monte Athos, na Grécia. Lendo seu post sobre sua experiência aí me nutriu a esperança de realiza-lo e quem sabe até contar com seus serviços, nos passeios pelas maravilhosas ilhas gregas.
    Gostei muito de conhecer vc através de suas histórias fascinantes de superação. Isto é realmente estar consciente do presente da vida que recebemos. Parabéns! Vou guardar seu contato e dar os primeiros passos : aprender Inglês e grego(básico).

  2. Parabéns pela iniciativa, Virna. A Grécia é realmente linda, histórica para a humanidade e está na minha lista de países europeus a conhecer. Obrigado por compartilhar suas experiências. Grande abraço.

  3. Meu sonho conhecer Grécia e projetos para 2018… Adorei vc e sua determinação em alcançar seus objetivos😍 Parabéns acredito em superação e vc é sua família e um a delas 👏👏👏 deixei meu email para entender e saber mais sobre este País lindo q acompanho distante e quero superar meus medos e ir conhecer, obrigada

  4. Oi, Virna! Que história linda e empolgante!!! Me desloco para a Grécia quase todos os dias, em minhas meditações. Me vejo apreciando essas paisagens maravilhosas/únicas!!!

    Espero nos encontrar em breve!

    Ps: Sou de Guarapari e não vejo a hora de conhecer o mar grego rsrs. Um forte abraço e muita Luz para vocês!!!

  5. Nossa, gostei muito do seu relato de experiência! Parabéns! Quero muito visitar a Grécia! Queria te fazer uma pergunta. Para turismo imagino que o inglês seja suficiente, mas para morar, tem como conseguir emprego somente com o inglês?! Obrigada desde já! Tudo de bom! 🙂

  6. Olá Virna!
    Muito, muito bom seu blog! Parabéns!
    Bem, você diz em sua descrição que organiza viagens com roteiros personalizados, etc.
    Como eu posso ter acesso a mais informações?
    Obrigado!

  7. Olá Virna, meu nome é amilcar, dizem que o nome é de creta, sou carioca atualmente moro em Maricá, este ano faço 25 anos de casado, e gostaria de fazer uma surpresa pra minha amada esposa.
    nunca saí do país, nem passaporte nós temos, mas gostaria de visitar a grecia no inicio de setembro de 2018, ainda estara quente? preciso de um orçamento para um casal para 10 dias com planos de pagamento. vc pode me enviar?

  8. Apesar de ter origem italiana, a Grécia sempre me emocionou de maneira que não consigo explicar. Ainda não conheço o país, mas tenho a impressão de ser o único lugar no mundo que não me daria vontade de voltar para casa, deve ter um ímã me puxando rsrs. E adorei seu relato tão verdadeiro e pessoal…

  9. Vc escreve maravilhosamente! Adorei ler o seu texto, me senti conectada com as suas emoções e visualizei mentalmente as suas descrições. Pretendo ir à Grécia em setembro, é uma boa época para turistar?

  10. Virna, fiquei encantada com o teu comentário sobre a Grécia.Eu tinha uma visão totalmente diferente.Vendo vc falar dá até vontade de ir correndo para esse paraíso.Como deve ser bom morar num lugar onde tudo funciona ordeiramente,onde não tem violência!!!!!!!! A gente vive tão impregnada pela violência,que acha até impossível que exista um lugar realmente onde as pessoas se respeitam.Que maravilha!!!!! Poder andar nas ruas sem medo!!! Saber que nossos filhos sairão de casa para escola,passear….sem correr risco de vida!!! Isso é fantástico!!! Eu gostaria muito de ir para um lugar assim!!! Mas morro de medo de passar horas dentro de um avião.Como eu não posso viajar, fico viajando pela internet.Tenho pesquisado sobre vários países e hoje por acaso comecei pesquisar sobre a Grécia.Estou maravilhada!Amo!!!! Amo!!!! Meu Brasil! Mas aqui está tudo tão difícil!!!!! Sei que se eu sair daqui,vou sentir muita!!! muita!!!!! Saudade.Mas gostaria de ter mais qualidade de vida,respirar paz, tranquilidade, sossego…..apesar de conta já estou com 69 anos.Ja não tenho muito tempo.Parabéns, pela matéria maravilhosa e continue mandando mais novidades desse país lindo!Obs. Eu não pensava que o povo daí fosse tão simpático, hospitaleiro como vc fala. Fiquei feliz em saber que eles gostam dos brasileiros.Deus abençoe vc e toda essa nação,a qual vc escolheu para morar e educar teus filhos.

  11. Virna, muito encorajador seu relato, eu estou dividido entre ir para Grécia ou para Romenia, mas ainda preciso fazer muitas pesquisas, seu o Inglês, arranho francês, espanhol e claro o nosso português, e gostaria de saber prinripcalmente, quanto você precisou levar ( aproximadamente ) de valor para se manter durante os primeiros meses, não consigo ter essa noção justamente por causa da recente crise do país. Eu agradeço se me responder pelo e-mail.
    Parabéns pela sua coragem e seu relato.

  12. Bom dia ,

    Muito prazer em escrever para você. Tenho feito algumas pesquisas sobre países para morar e acabei encontrando seu blog, confesso que não pretendo ir para a Grécia mas amei a leitura . A sua sensibilidade na narrativa e a sinceridade são contagiantes, muito obrigada pela oportunidade de sentir um pouquinho da Grécia nessa viagem pela sua escrita e fotos.
    Grande abraço e sucesso.

    Viviane

    1. Ola Viviane
      Fico muito feliz em ler suas palavras, me da uma enorme sensacao de que estou no caminho certo ao compartilhar minhas escritas com vocês.
      Beijo grande de Uma Brasileira na Grecia.
      Virna Lize

  13. Oi Virna Boa noite, pretendo morar ir morar na Grécia, é um sonho que tenho a mais de 10 anos e agora estou me.preparando para ir junto com meu esposo e uma filha 8 anos, gostaria se vc puder me dar algumas informações o que será necessário para morar aí qto é exigido em dinheiro por pessoa para entrar no país, questão de escola para minha filha já que pretendo ir no.mês de abril 2020 e vi no seu relato que as aulas inicia em setembro, pretendo ir para santorini e pretendo trabalhar na área de alimentos se é difícil para abrir um comercio em questão de burocracia, eu sigo vc no face e blog acompanho suas fotos seus relatos e me sinto cada dia mais encorajada para ir.
    Deus te abençoe sempre pelo carinho que acompanho vc sempre respondendo aos seus seguidores
    Obrigado e boa noite

    1. Ola Ilza
      Fico feliz que esteja cheia de planos e sonhos. A vida e movida desta forma!
      Sobre suas duvidas, eh muito dificil abrir sim um comercio na Grecia, muita burocracia, mas nao impossivel.
      Aconselho a procurar um dispachante que trabalha com documentos para que voce possa tirar suas duvidas.Entre em contato com a Embaixada do Brasil na Grecia, com certeza vao te ajudar.
      Att
      Virna Lize

  14. Cheguei ao seu blog por acaso, por procurar a palavra ‘ coluna’ ao fazer uma pesquisa sobre Historia da Arte. Fui professora de História e agora estou aposentada, mas não consigo ficar à toa. Nasci perto da Grécia, na antiga Iugoslávia e imigrei para Israel, de onde imigrei depois para o Brasil, Isso aconteceu em 1957. Entendo bem como é a adaptação e aculturação em outro pais. Agora moro em Jundiaí e estou já na véspera de 73 anos e muitas coisas para se fazer ainda. Viajo muito na imaginação. Que bom que você enfrentou seus medos e adaptações. Adoro fotografia e me sinto uma pessoa universal. Infelizmente não aprendi o inglês, e nunca saí mais do Brasil para viajar.
    Estou gostando de ver como uma brasileira se tornou uma embaixadora de seu pais num mundo tão diferente, o da Grécia. Felicidades pela sua aventura e coragem.

    1. Ola Regina
      Suas palavras me comoveram! Venha passar uns dias aqui em Atenas comigo e assim trocaremos aprendizados, voce com sua sabedoria, por ter sido professora de historia e eu por andar nos lugares onde voce estudou a vida toda.
      Um grande beijo.
      Virna Lize

  15. Como me emocionei com suas palavras.
    Me indentifiquei em casa relato. Estou morando na Alemanha tem 1ano e alguns meses e me sinto exatamente assim.
    Fiquei tão feliz por vc ter se achado, sentir paz na sua nova casa , já está trabalhando e principalmente dominar o idioma.
    Sei como isso é libertador ainda estou na fase de aprender tudo. Como vc falou nascer adulta. Abraços e continue realizando seus sonhos!

    1. Ola Geisa
      Obrigada pelas belas palavras. Desejo que voce tambem nasce adulta ai na Alemanha. Nao desista nunca, ha algo para voce ai. SO deixar o medo do novo ir embora que voce vai se achar. Bjs;

  16. Olá querida,
    Adorei a postagem.
    Estou nesta situação hoje… Estou na Grécia e pensando em ficar por aqui… Também não falo grego e estou aprendendo inglês. Moro no Espírito Santo.
    Será que encaro essa aventura?! Haha
    Grande abraço.
    Espero encontrar uma comunidade de brasileiros em Atenas para ajudar, caso decida encarar. ♥️

  17. Prezada Virna, parabéns pela coragem, bravura e otimismo. Conheço bem a Grécia. Visitava constantemente
    a região da Macedônia, onde convivi com muitos amigos gregos maravilhosos até o idos de 1989 e nunca
    mais lá voltei. Tenho imensa saudade e pretendo visitar a Grécia em breve com minha família, onde espero possamos revê-la. Adorei seu relato sobre sua vida na querida Grécia. Sucessos.

    José Acioli, de Brasília

  18. Vou morar na Grécia e gostaria muito de te conhecer!
    Acredito que a língua será a maior dificuldade, mas sei que vou superar! Bjs. Adorei a sua história! Vamos nos ver, com certeza! Até breve!

  19. Olá Virna!

    Maravilhoso viajar contigo, através das fotos e relatos.
    Minha meta para daqui dois anos, conhecer a Grécia.

    Parabéns pelas lindas imagens, e continue nos presenteando com teu trabalho e experiências.
    Quem sabe tenhamos a oportunidade em nos conhecer daqui a dois anos?!

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *