MENU PRINCIPAL

kerameikos, o antigo cemitério da Antiga Atenas

kerameikos, o antigo cemitério da Antiga Atenas – Esse era o nome do maior e mais importante cemitério da cidade. Nele estavam os túmulos dos atenienses mais provenientes e de soldados mortos em várias lutas.

kerameikos, o antigo cemitério da Antiga Atenas

Na área de Kerameikos estava o município de Kerameon, cujo nome veio provavelmente da instalação de oficinas cerâmicas na área  em 3000 aC e – devido a abundancia de argilas do rio Iridanos.

kerameikos, o antigo cemitério da Antiga Atenas

Mas seus achados reais vêm de seu longo uso posterior como um cemitério, através do século VI dC, sob  o domínio dos romanos. Foi redescoberto em 1861 durante a construção da Avenida Pireos.

kerameikos, o antigo cemitério da Antiga Atenas

Kerameikos foi dividido pela construção de um muro em torno de 479 aC , feito por Themistocles, imediatamente após a Guerra Persa. Era de 6,5 quilômetros de comprimento, altura média de 8 metros,  e tinha pelo menos 13 portões.

Dipylon, no antigo cemitério da Antiga Atenas

Os dois portões mais importantes estavam em Kerameikos. O mais a norte deles e o maior em Atenas, era o Dipylon, que teve duas filas de torres para a defesa. E o portão Thricesi Pyla , que era a estrada que conduzia à Academia, Piraeus, Eleusina e, portanto, ao Peloponeso.

Thricesi Pyla -portão do antigo cemitério da Antiga Atenas

Os atenienses foram forçados a destruir todas as suas fortificações após sua derrota na Guerra do Peloponeso, mas com a chegada da democracia em 394 aC. novas paredes foram construídas.  Em 338 aC, em frente ao perigo dos macedônios, uma parede menor foi construída, a 10 metros a oeste da parede de Kerameikos. Em 86 aC, o romano Sulla invade a cidade através de uma ruptura na parede entre Kerameikos e Agoraios Kolonos.

Os atenienses não conseguiram construir e reconstruir o recinto de Themistocleio. Eles construíram apenas uma parede muito pequena, com as ruínas da cidade, em torno da Acrópole, o υστερορωμαϊκό τείχος (Muro Romano Tardio).

Pompéia – Edifício antigo usado para armazenar os objetos da procissão Panathenaic.

Os monumentos mais importantes do sítio arqueológico de Kerameikos são:

  • Pompéia (final do século V aC). Edifício antigo usado para armazenar os objetos da procissão Panathenaic. Durante o período fora da festa Panathenaic, o prédio provavelmente foi usado como uma escola secundária. Em 86 aC. foi destruída pela invasão romana e não foi reconstruída. Em seu lugar, foi construído em torno de 150 dC. um novo edifício maior, provavelmente um armazém.
  • O recinto funerário com as lápides. Entre eles, a famosa coluna de Hegesus (410 aC) e o touro de mármore no recinto funerário de Dionysios de Collie (345-338 aC).
  • A Fonte (307-304 aC). À esquerda da entrada de Dipylos havia uma fonte , um prédio que abastecia água para os habitantes e viajantes da cidade.
Museu Arqueológico de Kerameikos

As descobertas das escavações de Kerameikos são exibidas no Museu de Kerameikos e no Museu Arqueológico Nacional.

https://www.youtube.com/watch?v=hDi0zd277Rg

O Museu Arqueológico de Kerameikos abriga exposições, quase exclusivamente funerárias, das escavações do Instituto Arqueológico Alemão no sítio arqueológico de Kerameikos, cobrindo 38.500 metros quadrados.

Museu Arqueológico

Trata-se de um prédio simples, no piso térreo, cuja fachada é enquadrada por uma galeria coberta em forma de C. Dentro, existem quatro espaços de exposição que cercam o pátio coberto, contém um pequeno jardim interior, com azeitonas e louros.

Museu Arqueológico

No primeiro espaço tem obras escultóricas, abrangendo todas as estações da antiguidade, enquanto os outros três são expostos com cerâmica e outros achados principalmente da necrópole de Kerameikos.

Museu Arqueológico

O Sítio arqueológico de Kerameikos  está situado em Thissio (rua Ermou), clique AQUI para ver o local no Google. O valor do ingresso de abril até setembro é 8 euros (alta temporada)e de novembro até março (baixa temporada) é 4 euros.

Museu Arqueológico

O ingresso completo da Acrópolis inclui este e mais 4 sítios arqueológicos: a Ágora Antiga,  Biblioteca do Adriano, Ágora Romana e Liceu de Aristóteles. Clique AQUI para obter informações sobre os ingressos da Acropólis de Atenas.

Deseja um roteiro avulso de Atenas por apenas 5 euros? Saiba como clicando neste LINK.

Uma brasileira na Grecia

Virna Lize Mitrogiannis
Fotógrafa e Blogueira
Email – umabrasileiranagrecia@gmail.com

 

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *