Ilha de Poros na Grécia -Pertence ao grupo de ilhas Sarônica e está apenas uma hora de viagem de ferry de Atenas.
A cidade de Poros é construída na forma de um anfiteatro ao longo de dois morros. Na antiguidade Poros consistia na verdade de duas ilhas, Sphería e Kalávria, mas a última explosão do vulcão Methana em 273 a.C mudou radicalmente a morfologia da área. Sphería foi cortada de Methana, e desta forma Póros tomou sua forma atual.
Pinheiros, praias de águas cristalinas, beira mar animada com lojas, cafés e restaurantes, uma pitoresca capital, com grandes mansões tradicionais e ruas de paralelepípedos, bem como uma grande variedade de locais de entretenimento são os ingredientes desta tranquila ilha.
Na praça Korizi está o Museu Arqueológico de Poros, que é aberto ao público diariamente, exceto às segundas-feiras. Em exibição estão descobertas que datam do micênica a época romana e das escavações do Templo de Poseidon, a Antiga Troezene , as Tumbas Reais de Magoulas e ainda pode ser visto os maravilhosos afrescos Partheni.
Monastério Pigi Zoodohos é o monumento mais impressionante da ilha. O Mosteiro do século 18 foi construído sobre uma colina verde com vista para o mar, é um exemplo da arquitetura monástica insular. Ele combina a tranquilidade, a simplicidade e originalidade. Na entrada do mosteiro, há a fonte famosa por suas propriedades curativas, de onde tira o nome do mosteiro ao lado de um córrego, sob árvores altas sobre o mar. Fundado e construído pelo Ateniense James II.
O farol de Poros foi construído em 1870 pela empresa francesa de Faróis Otomanos. A altitude da torre é de 9 metros e a altura do plano focal é de 32 metros.
No alto do morro da ilha, entre figos e pinheiros, se encontra o imponente e histórico relógio, que foi construído em 1927, é visível em todas as partes e é a jóia da cidade.
Na periferia da cidade existem as instalações da Marinha de Guerra, o Progymnastirio, a primeira residência do Othon e hoje o local onde ocorre o pré treinamento dos marinheiros. Após o Progymnastirio, um pequeno canal separa Spheria de Kalavria.
Os moradores de Poros são espontâneo, decentes e hospitaleiros.As praias e vegetação exuberante da ilha tem um ambiente ideal para um bom passeio. Askeli, Love Bay e Neorio são as praias mais organazadas da ilha e há boas enseadas ao redor da ilha para desfrutar de privacidade.
Aproveite a oportunidade para passear pela Floresta Lemon, uma colina verdejante, com mais de 30.000 limoeiros e laranjeiras, localizado na costa situada no oposto do Peloponeso, a sudeste da cidade de Galatas. A viagem de barco levará apenas alguns minutos. A vista do topo da colina para a ilha de Poros é realmente deslumbrante.
Como chegar: Do porto de Piraeus, de carro para Galatas e depois por balsa, que opera regularmente e a rota dura apenas 15 minutos e de barcos saindo de Methana, Hydra, Spetses, Egina e Agkistri.