Mini cruzeiro na Grécia é um dos passeios que mais indico para os meus amigos e turistas que entram em contato pedindo dicas de passeio, e por este motivo, resolvi fazer um post detalhado dele. Este mini cruzeiro você encontra nas agencias locais de Atenas.
Minha amiga Lissandra, que também mora na Grécia, me acompanhou nesse mini cruzeiro, que passa em três ilhas gregas: Hydra, Poros e Egina. Essas ilhas fazem parte do grupo Sarônicas, que são as mais próximas de Atenas.
Gostei muito da organização do mini cruzeiro, além da belo panorama do Mar Egeu, na parte interna do navio havia show de músicas e danças típicas durante toda a viagem.
Vejo no vídeo acima as danças que fizeram parte de todo o percurso até as ilhas!
Nossa primeira parada foi na pequena e bela ilha de Hydra. Segundo a mitologia, a Hidra de Lerna era um monstro de nove cabeças, irmã de Medusa, e foi morta por Hércules. Geograficamente localizado entre Poros e Spetses, esta é uma das mais pitorescas ilhas gregas e que pertence ao grupo de Sarônica.
A principal cidade se distingue com as elegantes mansões de pedra construídas nas encostas de uma colina ao redor do porto e da vida noturna cosmopolita. Este porto, é o lugar mais romântico para tomar uma boa bebida à noite ou um jantar em muitos restaurantes.
Hydra foi declarada pelo governo grego a ser um assentamento tradicional e protegido. O lugar é repleto de belas mansões construídas durante o século 19 pelos armadores e comerciantes ricos.
As casas tradicionais, estão grudadas uma das outras, espalhando-se sobre duas colinas escarpadas, separados por ruas pavimentadas de pedras caiadas de branco e estreitos becos.
A ilha inteira é uma verdadeira jóia, intocada por qualquer arquitetura moderna ou grande complexo hoteleiro. Aqui, a arquitetura tradicional é altamente protegida, e há uma lei que proíbe qualquer construção nova que não seja de acordo com a cor e o estilo tradicional da autêntica da ilha.
Um museu interessante e alguns casarões antigos valem a visita. Lojas de souvenirs e cafés estão alojados nos antigos armazéns e nas casas dos marinheiros modestos que ladeiam o mar.
Nas ruas de Hydra, os burrinhos andam calmamente levando turistas e moradores para um passeio agradável pelas ruelas floridas da ilha. Vale lembrar, que nessa ilha é possível circular apenas carros da limpeza. Sendo proibido qualquer outro tipo de veículo.
Em uma hora de passeio na ilha, podemos ver bastante coisa, foi o suficiente para querer voltar com calma e curtir mais horas nesse lugar.
Retornamos para o navio e o almoço já estava sendo servido que, por sinal ,era um cardápio bem variado e típico da comida grega.
Podíamos inclusive escolher a bebida. Por que não uma deliciosa cerveja grega para brindar esse passeio maravilhoso?
Seguimos para a ilha de Poros, segunda ilha do roteiro do mini cruzeiro.
Na antiguidade Poros consistia em duas ilhas, Sphería e Kalávria, mas a última explosão do vulcão Methana,em 273 a.C, mudou radicalmente a morfologia da área. Sphería foi cortada de Methana, e desta forma Poros tomou sua forma atual.
Pinheiros, praias de águas cristalinas, beira mar animada com lojas, cafés e restaurantes, formam uma pitoresca capital, com grandes mansões tradicionais e ruas de paralelepípedos.
Na praça Korizi está o Museu Arqueológico de Poros, que é aberto ao público diariamente, exceto às segunda feiras. No local se encontram mostras descobertas que retomam da época micênica e romana, além das escavações do Templos de Poseidon, a Antiga Troezene , as Tumbas Reais de Magoulas e ainda pode ser visto os maravilhosos afrescos Partheni.
A ilha de Poros é bem bonita e suas tavernas espalhadas por toda a orla do porto dão um ar bem típico das ilhas gregas.
Amei demais essa motinha! Vamos?!
No alto do morro da ilha, entre figos e pinheiros, se encontra o imponente e histórico relógio, que foi construído em 1927, e é visível de todas as partes sendo a jóia da cidade.
A ilha é bem tradicional, cenas como essa é comum em toda a beira mar do porto de Poros.
Seguindo para a última ilha do mini cruzeiro(Egina) a música realmente nos chama para dançar!
Logo na chegada de Egina, essa linda igreja faz o cenário da ilha ficar perfeito e muito acolhedor!
Egina é um dos destinos turísticos mais populares, pois está apenas a 50 minutos de barco do porto de Pireus. Foi a ilha que mais tivemos tempo para visitar, duas horas de passeio. De acordo com o mito, a ilha tomou o nome de uma ninfa, filha do deus do rio Asopos, a quem Zeus se apaixonou e levou com ele para a ilha.
De 01/11/1827 até 10/03/1829, Egina era a capital provisória do estado grego recém fundada. Foi durante esse período que o governador Ioannis Kapodistrias teve impressionantes mansões neoclássicas construídas para abrigar seu quartel general, que hoje são importantes atrações turísticas.
A pequena ilha possui um grande número de pontos turísticos e belezas naturais, o destaque do lugar éo famoso Templo Archea, que constitui um triângulo equilátero com o Parthenon e o Templo de Poseidon em Sounio, o chamado “triângulo sagrado” da antiguidade. O templo de Athena Archea do 500 a.C está bem perto de Agia Marina , é o monumento mais importante de Egina.
O Santuário de Apollo Delfinios , está situado no Monte Kolonas a uma curta distância do porto, a área teve o seu nome a partir de uma coluna (tipo dórico), é o único remanescente de um templo do século 6 a.C. Monte Kolonas era um centro religioso da cidade antiga. A pesquisa arqueológica revelou a presença de mais de dez edifícios históricos que datam do Neolítico mais recente (quinto milênio antes de Cristo), para o período micênico (1600-1200 aC). Em frente ao sítio arqueológico encontra-se um museu com o mesmo nome.
O Monastério Agios Nektários é um dos maiores mosteiros nos Balcãs. Foi construído no século 20 entre 1904 e 1910, sobre um pequeno mosteiro bizantino.
A orla do porto oferece belíssimas paisagens.
Entre as ruelas de Egina, é fácil encontrar várias lojas e charmosas e típicas da ilha.
Aqui deixo uma dica para quem for visitar Egina: não deixe de experimentar os frescos pistaches da ilha. O cultivo de pistache (φυστικι, fistiki em grego) começou em Egina em torno de 1860 e, em seguida, expandiu-se para Atenas e para o resto da Grécia. No entanto, os pistaches do lugar são os mais famosos e considerados como produtos de altíssima qualidade.
Retornando para Atenas o show recomeçou!
Minha amiga Lissandra ficou tão encantada com o mini cruzeiro que não perdeu uma dança grega!
Olha o recadinho que ela deixou para você: “Hidra-Poros-Egina!!! Cada ilha há uma beleza contagiante! Vale a pena pesquisar a história, visitar e registrar cada detalhe. Com a dica e companhia de minha amiga Virna, pude conhece-las. Recomendo!!”
Para finalizar deixo um vídeo com os melhores momentos da viagem.
E para solicitar orçamento e /ou reserva do mini cruzeiro na Grécia é só entrar em contato através do email umabrasileiranagrecia@gmail.com
Até a próxima! 🙂
Respostas de 17
Excelente post Virna, parabéns pelo blog. Aqui tem muito conteúdo que com certeza ainda vai ajudar muitos nos seus planejamentos. Abraços!!
Olá!!! Seu blog esta me auxiliando um tanto no planejamento da viagem! Grata!
PS: quanto custa esse mini cruzeiro?
Ola Andrea
Orçamentos eh só enviar um email para: umabrasileiranagrecia@gmail.com
Obrigada!
Oi, Virna!
Estou adorando seus posts; meus parabéns!
Esse mini cruzeiro também pode ser feito no inverno? (sou do tipo “só posso tirar férias quando as crianças estiverem de férias …. rs)
Muito obrigado!
O mini cruzeiro tem saida diaria.
Olá Virna.
Eu e minha esposa fizemos dois cruzeiros pelas ilhas gregas de dezembro/2015 a janeiro/216 e ficamos encantados com a região. Pretendemos voltar para conhecer melhor e com detalhes.
Na ocasião entro em contato. Parabéns pelo blog.
Abraços.
Ola Renato
Fico feliz que tenham gostado! A Grécia eh incrível!
Olá, esse minicruzeiro é feito em quantos dias?
Bate e volta no mesmo dia.
NO mesmo dia. Começa as 8hs e termina as 20h.
Adorei o site, muito interessante mesmo, aprendi várias coisas que eu nunca
tinha visto em nenhum outro lugar. Parabéns!
Continuem postando esses artigos que ajudam muito a todos que querem aprender
mais sobre viagens e lugares espetaculares como esse. Obrigado.
Obrigada Roberto pelas belas palavras!
Ola Bianca
Envie um email para umabrasileiranagrecia@gmail.com
Obrigada!
Virna, parabéns pelo site e pelo conteúdo. Excelente. Te mandei e-mail.
Abs.
Ola Eduardo
Obrigada pelo comentario!
Att – Virna Lize Mitrogiannis
Ola Dulcineia
Meu whatsapp +30 697 584 6389
Meu email umabrasileiranagrecia@gmail.com
Boa viagem!
Att
Virna Lize
Ola Sirlei
Obrigada pelo contato. Orçamento via email umabrasileiranagrecia@gmail.com
Att
Virna Lize