1 de maio é o Dia Internacional do Trabalho e na Grécia ele é chamado de ‘Protomagia’ ,que significa literalmente o primeiro dia de maio.
É um feriado nacional, e muitas pessoas ainda mantém a tradição e vão para o campo para fazer piqueniques, empinar pipas e colher flores selvagens. O costume de Protomagia tem suas raízes na Grécia antiga, é uma celebração da primavera, da natureza e de muitas flores.
Grinaldas ou coroas de flores, normalmente feitas artesanais e com flores selvagens, são pendurados nas portas de muitas casas, em uma maneira de acolher a natureza e todas as coisas boas.
Maios (Maio), o último mês de Primavera, esse nome é em homenagem a Deusa Maja, na antiguidade Maia(enfermeira e mãe). Maio, de acordo com o folclore grego, tem dois significados: o bom e o mau, o renascimento e morte. O costume celebra a vitória final do verão de encontro ao inverno assim como a vitória da vida contra a morte. Vídeo – Comemoração do Protomagia na Agora Antiga.
Este dia também foi dedicado à deusa da agricultura Dimitra e sua filha Perséfone, que neste dia emerge do mundo e vem sob a terra. Sua vinda à terra de Hades marca o desabrochar da natureza e do nascimento de verão.
Sendo uma celebração da tradicional primavera européia, primeiro de maio é um feriado nacional em muitos países, mas em apenas alguns desses países é celebrado especificamente como “Dia do Trabalho” ou “Dia Internacional dos Trabalhadores”. As primeiras celebrações do dia de maio apareceu em tempos pré-cristãos, com o Floralia, festival de Flora, a deusa romana das flores, realizada no dia 27 de Abril , durante a era república romana.
Ate a próxima! 🙂
Uma resposta
Estarei em Atenas no próximo 1º de maio. Quero conhecer prioritariamente a Acrópole e o Partenon. Mas gosto bastante da ideia de participar da tradição local. Tem alguma dica de evento comemorativo neste dia ?