MENU PRINCIPAL

Mini cruzeiro na Grécia

Mini cruzeiro na Grécia é um dos passeios que mais indico para os meus amigos e turistas que entram em contato pedindo dicas de passeio, e por este motivo, resolvi fazer um post detalhado dele. Este mini cruzeiro você encontra nas agencias locais de Atenas.

Lissandra Miranda e Virna Lize
Mini cruzeiro na Grécia – Lissandra Miranda e Virna Lize

Minha amiga Lissandra, que também mora na Grécia, me acompanhou nesse mini cruzeiro, que passa em três ilhas gregas: Hydra, Poros e Egina. Essas ilhas  fazem parte do grupo Sarônicas, que são as mais próximas de Atenas.

Mini Cruzeiro de 3 ilhas Gregas
Mini cruzeiro na Grécia

Gostei muito da organização do mini cruzeiro, além da belo panorama do Mar Egeu, na parte interna do navio havia show de músicas e danças típicas durante toda a viagem.

Vejo no vídeo  acima as danças que fizeram parte de todo o percurso até as ilhas!

Lissandra Miranda em Hydra
Lissandra Miranda em Hydra

Nossa primeira parada foi na pequena e bela ilha de Hydra. Segundo a mitologia, a Hidra de Lerna era um monstro de nove cabeças, irmã de Medusa, e foi morta por Hércules. Geograficamente localizado entre Poros e Spetses, esta é uma das mais pitorescas ilhas gregas e que pertence ao grupo de Sarônica.

Ilha de Hydra
Ilha de Hydra

A principal cidade se distingue com as elegantes mansões de pedra construídas nas encostas de uma colina ao redor do porto e da vida noturna cosmopolita. Este porto, é o lugar mais romântico para tomar uma boa bebida à noite ou  um  jantar em muitos restaurantes.

Ilha de Hydra
Ilha de Hydra

Hydra foi declarada pelo governo grego a ser um assentamento tradicional e protegido. O lugar é repleto de  belas mansões construídas durante o século 19 pelos armadores e comerciantes ricos.

Ilha de Hydra
Ilha de Hydra

As casas tradicionais, estão grudadas uma das outras, espalhando-se sobre duas colinas escarpadas, separados por ruas pavimentadas de pedras caiadas de branco e estreitos becos.

Ilha de Hydra
Ilha de Hydra

A ilha inteira é uma verdadeira jóia, intocada por qualquer arquitetura moderna ou grande complexo hoteleiro. Aqui, a arquitetura tradicional é altamente protegida, e há uma lei que proíbe qualquer construção nova que não seja de acordo com a cor e o estilo tradicional da autêntica da ilha.

Ilha de Hydra
Ilha de Hydra

Um museu interessante e alguns casarões antigos valem a visita. Lojas de souvenirs e cafés estão alojados nos antigos armazéns e nas casas dos marinheiros modestos que ladeiam o mar.

Ilha de Hydra
Ilha de Hydra

Nas ruas de Hydra, os burrinhos andam calmamente levando turistas e moradores para um passeio agradável pelas ruelas floridas da ilha. Vale lembrar, que nessa ilha é possível circular apenas carros  da limpeza. Sendo proibido qualquer outro tipo de veículo.

Ilha de Hydra
Ilha de Hydra

Em uma hora de passeio na ilha, podemos ver bastante coisa, foi o suficiente para querer voltar com  calma e curtir mais horas nesse lugar.

Mini Cruzeiro em 3 ilhas Gregas
Mini Cruzeiro em 3 ilhas Gregas

Retornamos para o navio e o almoço já estava sendo servido que, por sinal ,era um cardápio bem variado e típico da comida grega.

Mini Cruzeiro
Mini Cruzeiro

Podíamos inclusive escolher a bebida. Por que não uma deliciosa cerveja grega para brindar esse passeio maravilhoso?

Ilha de Poros
Ilha de Poros

Seguimos para a ilha de Poros,  segunda ilha do roteiro do mini cruzeiro.

Ilha de Poros
Ilha de Poros

Na antiguidade Poros consistia em duas ilhas, Sphería e Kalávria, mas a última explosão do vulcão Methana,em 273 a.C,  mudou radicalmente a morfologia da área. Sphería foi cortada de Methana, e desta forma Poros tomou sua forma atual.

Pinheiros, praias de águas cristalinas, beira mar animada com lojas, cafés e restaurantes, formam uma pitoresca capital, com grandes mansões tradicionais e ruas de paralelepípedos.

Na praça Korizi está o Museu Arqueológico de Poros, que é aberto ao público diariamente, exceto às segunda feiras. No local se encontram mostras  descobertas que retomam da época  micênica e  romana, além das escavações do Templos de Poseidon, a Antiga Troezene , as Tumbas Reais de Magoulas e ainda pode ser visto os maravilhosos afrescos Partheni.

Ilha de Poros
Ilha de Poros

A ilha de Poros é bem bonita e suas tavernas espalhadas por toda a orla do porto dão um ar bem típico das ilhas gregas.

Virna Lize em Poros
Mini cruzeiro na Grécia – Virna Lize em Poros

Amei demais essa motinha! Vamos?!

Ilha de Poros
Mini cruzeiro na Grécia- Poros

No alto do morro da ilha, entre figos e pinheiros, se encontra o imponente e histórico relógio, que foi construído em 1927, e é visível de todas as partes sendo a jóia da cidade.

Ilha de Poros
Ilha de Poros

A ilha é bem tradicional, cenas como essa é comum em toda a beira mar do porto de Poros.

Seguindo para a última ilha do mini cruzeiro(Egina)  a música realmente nos chama para dançar!

Lissandra e Virna Lize na ilha de Egina
Mini cruzeiro na Grécia –  Egina

Logo na chegada de Egina, essa linda igreja faz o cenário da ilha  ficar perfeito e muito acolhedor!

Ilha de Egina
Mini cruzeiro na Grécia -Ilha de Egina

Egina é um dos destinos turísticos mais populares, pois está apenas a  50 minutos de barco do porto de Pireus. Foi a ilha que mais tivemos tempo para visitar, duas horas de passeio. De acordo com o mito, a ilha tomou o nome de uma ninfa, filha do deus do rio Asopos, a quem Zeus se apaixonou e levou com ele para a ilha.

Ilha de Egina
Ilha de Egina

De 01/11/1827 até 10/03/1829,  Egina era a capital provisória do estado grego recém fundada. Foi durante esse período que o governador Ioannis Kapodistrias teve impressionantes mansões neoclássicas construídas para abrigar seu quartel general, que hoje são importantes atrações turísticas.

Ilha de Egina
Templo Archea

A pequena ilha possui um grande número de pontos turísticos e belezas naturais, o destaque do lugar éo famoso Templo Archea, que constitui um triângulo equilátero com o Parthenon e o Templo de Poseidon em Sounio, o chamado “triângulo sagrado” da antiguidade. O templo de Athena Archea do 500 a.C está bem perto de Agia Marina , é o monumento mais importante de Egina.

Ilha de Egina
Monte Kolunas

O Santuário de Apollo Delfinios , está situado no  Monte Kolonas a uma curta distância do porto, a área teve o seu nome a partir de uma coluna (tipo dórico), é o único remanescente de um templo do século 6 a.C. Monte Kolonas era um centro religioso da cidade antiga. A pesquisa arqueológica revelou a presença de mais de dez edifícios históricos que datam do Neolítico mais recente (quinto milênio antes de Cristo), para o período micênico (1600-1200 aC). Em frente ao sítio arqueológico encontra-se um museu com o mesmo nome.

llha de Egina
Monasterio Agios Nektarios

O Monastério Agios Nektários  é um dos maiores mosteiros nos Balcãs. Foi construído no século 20 entre 1904 e 1910, sobre um pequeno mosteiro bizantino.

Ilha de Egina
Orla do porto

A orla do porto oferece  belíssimas paisagens.

Entre as ruelas de Egina, é fácil  encontrar várias lojas e charmosas e típicas da ilha.

Ilha de Egina
Pistaches de Egina

Aqui deixo uma dica para quem for visitar Egina: não deixe de experimentar os frescos pistaches da ilha. O cultivo de pistache (φυστικι, fistiki em grego) começou em Egina em torno de 1860 e, em seguida, expandiu-se para Atenas e para o resto da Grécia. No entanto, os pistaches do lugar são os mais famosos e considerados como produtos de altíssima qualidade.

Mini Cruzeiro pelas ilhas gregas
Mini Cruzeiro pelas ilhas gregas

Retornando para Atenas o show recomeçou!

Minha amiga Lissandra ficou tão encantada com o mini cruzeiro que não perdeu uma dança grega!

Lissandra Miranda em Hydra
Lissandra Miranda em Hydra

Olha o recadinho que ela deixou para você: “Hidra-Poros-Egina!!! Cada ilha há uma  beleza contagiante! Vale a pena pesquisar a história, visitar e registrar cada detalhe. Com a dica e companhia de minha amiga Virna, pude conhece-las. Recomendo!!”

Para finalizar deixo um vídeo com os melhores momentos da viagem.

E para solicitar  orçamento e /ou reserva do mini cruzeiro na Grécia é só entrar em contato através do email umabrasileiranagrecia@gmail.com

Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

17 respostas

  1. Excelente post Virna, parabéns pelo blog. Aqui tem muito conteúdo que com certeza ainda vai ajudar muitos nos seus planejamentos. Abraços!!

  2. Olá!!! Seu blog esta me auxiliando um tanto no planejamento da viagem! Grata!
    PS: quanto custa esse mini cruzeiro?

  3. Oi, Virna!

    Estou adorando seus posts; meus parabéns!
    Esse mini cruzeiro também pode ser feito no inverno? (sou do tipo “só posso tirar férias quando as crianças estiverem de férias …. rs)

    Muito obrigado!

  4. Olá Virna.
    Eu e minha esposa fizemos dois cruzeiros pelas ilhas gregas de dezembro/2015 a janeiro/216 e ficamos encantados com a região. Pretendemos voltar para conhecer melhor e com detalhes.
    Na ocasião entro em contato. Parabéns pelo blog.
    Abraços.

  5. Adorei o site, muito interessante mesmo, aprendi várias coisas que eu nunca
    tinha visto em nenhum outro lugar. Parabéns!
    Continuem postando esses artigos que ajudam muito a todos que querem aprender
    mais sobre viagens e lugares espetaculares como esse. Obrigado.