MENU PRINCIPAL

Sítio Arqueológico de Micenas

Sítio Arqueológico de Micenas está localizado cerca de 90 km a sudoeste de Atenas, no nordeste do Peloponeso.

Sitio Arqueológico de Micenas
Sítio Arqueológico de Micenas

No segundo milênio a.C., Micenas foi um dos maiores centros da civilização grega e uma potência militar que dominou a maior parte do sul da Grécia. O período da história de cerca de 1600 a cerca de 1100 a.C. é chamado Micênico em reconhecimento à posição de liderança de Micenas. Ainda que a cidadela tenha sido construída por Gregos, o nome não é considerado grego, sendo antes um dos muitos locais pré-Gregos herdados por emigrantes Helenos.

Sitio Arqueológico de Micenas
Sítio Arqueológico de Micenas

John Chadwick sustentava que nomes como Mukanai derivam, certamente de uma ou mais línguas desconhecidas, anteriormente faladas na Grécia. As línguas pré-gregas mantêm-se desconhecidas, mas não há evidências que permitam excluí-las da superfamília Indo-Europeia.

Sitio Arqueológico de Micenas
Sítio Arqueológico de Micenas

As primeiras escavações em Micenas foram realizadas pelo arqueólogo grego Pittakis em 1841.Ele encontrou e restaurou o Portal do Leão. Em 1874, Schliemann chegou ao local e realizou uma escavação completa. Schliemann acreditava na verdade histórica nos poemas de Homero e interpretou suas descobertas segundo essa linha. Ele encontrou os antigos túmulos verticais com seus esqueletos reais e artefatos fúnebres espetaculares. Quando ele encontrou uma máscara mortuária de ouro em um dos túmulos, ele exclamou: “Contemplem o rosto de Agamenon!”

Sitio Arqueológico de Micenas
Sítio Arqueológico de Micenas

Desde a época de Schliemann, mais escavações científicas foram realizadas em Micenas, principalmente por arqueólogos gregos mas também pela escola Britânica de Atenas. A acrópole foi escavada em 1902, e as colinas circundantes foram investigadas metodicamente por escavações subseqüentes.

Sitio Arqueológico de Micenas
Sítio Arqueológico de Micenas

Hoje, Micenas, um dos locais de fundação da civilização europeia, é um destino turístico popular, a apenas poucas horas de carro de Atenas. O local tem sido bem preservado e as grandes ruínas dos muros ciclópicos e dos palácios na acrópole ainda causam a admiração dos visitantes, particularmente quando é lembrado que eles foram erguidos mil anos antes dos monumentos da Grécia Clássica.

Fonte: Wikipédia

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Uma resposta

  1. Estou em Atenas e quero ir a Micenas de transporte público, qual a melhor opção? dá pra fazer daytrip?