O templo do Poseidon na Grécia é post sobre um lugar situado situado no Cabo Sounion a 64km de Atenas. Em um país marítimo, como a Grécia, o deus do mar ocupava uma alta posição na hierarquia divina.
Poseidon foi considerado o segundo Zeus (Júpiter), o deus supremo de si mesmo. Sua ira implacável, manifestada em forma de tempestades, foi muito temido por todos os marinheiros. Em uma época sem energia mecânica, tempestades frequentes resultou em naufrágios e afogamentos.
O templo no Cabo Sounion, Attica, portanto, era um local onde os marinheiros, e também cidades inteiras ou estados, poderia propiciar Poseidon, fazendo o sacrifício de animais ou deixando presentes.
O templo de Poseidon foi construído em 444-440 aC, sobre as ruínas de um templo que data do Período Arcaico. Ele está situado acima do mar, a uma altura de 60 metros (200 pés ). O projeto do templo é um hexastyle típico, ou seja, teve o pórtico de frente com seis colunas. Apenas algumas colunas do templo Sounion estão em pé hoje, mas se assemelhava ao Temple Hefesto, debaixo da Acrópole, que pode ter sido projetado pelo mesmo arquiteto.
Como com todos os templos gregos, o edifício Poseidon era retangular, com uma colunata em todos os quatro lados. O número total de colunas original era 34: 15 colunas ainda estão de pé hoje. As colunas são da ordem Doric. Elas eram feitas de mármore branco extraído de Pendeli.Eles eram 6,10 m (20 ft) de altura, com um diâmetro de 1 m (3,1 pés) na linha de base e 79 cm (31 polegadas) na parte superior .
No centro da colunata do templo teria sido o salão de culto (naos), uma sala rectangular sem janelas, similar ao salão parcialmente intacta no Templo de Hefesto. Ele teria contido, em uma extremidade voltada para o culto à imagem de entrada,teto colossal (6 metros (20 pés)) estátua de bronze de Poseidon.
Provavelmente, coberto de folhas de ouro, que se assemelhava a uma contemporânea pode ter representação do deus, Apropriadamente encontrada em um naufrágio, mostrado na figura acima. Poseidon foi geralmente retratado carregando um tridente, supostamente usado para agitar tempestades. No dia mais longo do ano, o sol se põe exatamente no meio da caldeira da ilha de Patroklou, o vulcão extinto que fica no mar, sugerindo significado astrológico para a localização do templo. O templo de Poseidon foi destruído em 399 pelo imperador Arcádio.
Escavação arqueológica do local em 1906. Numerosos artefatos e inscrições descoberto, mais notavelmente uma estátua de mármore kouros conhecido como o Sounion Kouros e um alívio votiva impressionante, ambos agora no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
O cabo Sounio era, na mitologia, o lugar onde Egeu se teria lançado ao mar. O seu filho Teseu tinha prometido que se saísse vitorioso do seu combate contra o Minotauro, içaria velas brancas no seu barco, enquanto que se morresse, a tripulação deveria deixar no barco as velas negras no mastro. Egeu viu chegar ao longe o barco com grandes velas negras, porque Teseu se tinha esquecido de içar as brancas, e desesperado atirou-se do alto das rochas para o mar. Daí provém o nome do Mar Egeu.
Até a próxima! 🙂
Respostas de 4
Bom dia,
Como faço pra ir ate o templo sem ter carro? Tem onibus? onde posso ver os horarios.
Obrigada
obrigada!
Ola pessoal…qual onibus passa por la?..até
Ola KOnstantino
Nao sei te dizer qual onibus vai para Sounio.
Att
Virna Lize