MENU PRINCIPAL

Nausícaa e Ulisses

Nausícaa e Ulisses: Conforme conta Homero na Odisséia, algumas jovens brincavam com uma bola em uma praia ensolarada da ilha Esquéria, identificada com a ilha de Córcira (em grego Κέρκυρα), atual Corfu. Entre elas, com seus cabelos soltos onde o sol reflete uma luz dourada, estava Nausícaa.

Nausícaa e Ulisses
Nausícaa e Ulisses

A jovem filha dos reis da Feácia fora com suas criadas lavar as roupas do palácio em um rio próximo. Nesse momento, enquanto as roupas secavam, as jovens se divertiam ao som de gritos e risos. Mas sua presença acaba por acordar um náufrago forasteiro que havia sido lançado àquelas praias na noite anterior.

É Ulisses, que finalmente deixara a ilha de Calipso. Nu, o rei de Ítaca chama as jovens ocultando seu corpo com arbustos. Em meio à surpresa, apenas Nausícaa não foge. Ela ouve os apelos do forasteiro e lhe entrega algo para vestir, além de alimentá-lo. Chamando de volta suas criadas, a princesa conduz o estrangeiro ao palácio de seus pais.
O rei Alcínoo e a rainha Arete recebem Ulisses. Este não se identifica, pois ainda está profundamente temeroso de seu destino entre povos estranhos. Durante um banquete naquela noite, porém, um contador de história conta sobre a guerra de Tróia e o amargo destino de alguns companheiros do rei de Ítaca.

Ulisses, tomado de grande emoção, não pode conter o choro e acaba por ser reconhecido. Durante sua estada na corte de Alcínoo, Ulisses conta uma parte substancial de suas aventuras durante a Odisséia. Nausicaa é jovem e muito bonita, Ulisses diz que ela parecia uma deusa, particularmente Artemis. Homero faz um relato literário de um amor nunca explicitado – enquanto Nausicaa expressa um potencial interesse amoroso por Ulisses, dizendo à uma amiga que gostaria que seu marido fosse como ele, seu pai diz a Ulisses que a deixaria esposar – nada de concreto acontece entre o par.

Finalmente, Alcínoo cede e ajuda Ulisses a retornar finalmente a Ítaca. A história ilustra o conceito de hospitalidade entre os antigos gregos. De acordo com Aristóteles, anos mais tarde o filho de Ulisses, Telêmaco, durante uma visita ao reino feácio, apaixona-se pela jovem Nausícaa. Ambos se casam, tendo um filho chamado Perseptóle ou Ptoliporto.

 

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *